sexta-feira, 29 de maio de 2009
1278. APLAUSO
1277 OPORTUNA EVOCAÇÃO

1276. MENÚ
Sexta-feira, dia 29 de Maio
12h00: criação da Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul – Médio Tejo 21. na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Tomar.
20h30: Assembleia geral do CIRE – Centro de Integração e Reabilitação de Tomar.
21h00: colóquio " Aproximar Portugal da Europa" pelo deputado europeu do PSD Carlos Coelho no Cine-Teatro Municipal em Constância.
21h30: debate sobre Europa - “Nós Europeus. E agora?” organizado pela Concelhia do PS de Abrantes na Escola Superior de Tecnologia.
21h30 – Eleições na ACITOFEBA – Associação de Comerciantes e Industriais dos Concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha.18h30 – Concerto dos Laureados do concurso: “O Melhor Instrumentista” 2008/2009 na sede da Canto Firme em Tomar.
Sábado, dia 30 de Maio:
Dia da central aberta, na barragem de Castelo do Bode.Apresentação pública da história infantil de Nuno Garcia Lopes “A que sabem as maçãs”, na livraria Nova em Tomar.
15h30: apresentação do livro “A lenda contada de uma vida escondida” do escritor tomarense Luis Garcia na papelaria Raiz em Tomar.
21h30: noite cultural com Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sôr e o Grupo Sons de Águas Belas, organizada pela Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere no Centro Cultural. 11º Festival de Folclore do Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Moleiros da Póvoa”, Além da Ribeira, Tomar.16h00: apresentação do livro “Razão dos Avós”, de Daniel Sampaio na Biblioteca Municipal de Tomar.1º Encontro Nacional de Técnicos de Turismo Cultural organizado pela Associação Portuguesa de Turismo Cultural na Biblioteca Municipal de Tomar.Festa da Criança e Festival das Sopas do Campo no campo de futebol da Linhaceira, Tomar.
Final da Taça Ribatejo entre Riachense e Alcanenense no estádio dr. Alves Vieira em Torres Novas.
17h00: caminhada contra o cancro pelas ruas de Torres Novas.
21h00: 11.º Festival de Folclore do Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Moleiros da Póvoa”, Além da Ribeira, Tomar.
Dias 30 e 31 de Maio:
De 30 de Maio a 1 de Junho – Festa dos Tabuleiros da Irmandade do
Divino Espírito Santo de São Miguel de Carregueiros, Tomar.
12h00 - Cortejo de tabuleiros (Festa do Divino Espírito Santo) em Carregueiros, Tomar.
Um fim de semana preenchido.
1275. TOMARENSE EXPÕE NOS AÇORES
quinta-feira, 28 de maio de 2009
1274. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (89)
Fonte: Lusa.
1273. BRINCAR AOS GOVERNADORES CIVIS
Fonte: Lusa.
1272. RELVAS TEM RAZÃO
Fonte: Lusa.
1271. A RECEITA DOS FÔFOS!

Felicia Sampaio
Ingredientes:
500 grs. de açúcar
10 ovos
8 claras
200 grs. de fécula de batata
1 colher de sopa de fermento em pó
açúcar em pó q.b.
Confecção:
Batem-se as gemas com o açúcar até ficarem brancas e envolvem-se-lhes as claras batidas em castelo firme, alternando aos poucos com a fécula misturada com o fermento.Untam-se com manteiga, formas de queques redondas e altas, polvilham-se com farinha de trigo e deita-se-lhes a mistura, não enchendo muito, porque crescem.Cozem em forno moderado.Depois de prontos, abrem-se e recheiam-se com creme pasteleiro ou ovos moles.Sirva polvilhados açúcar em pó.
*Tem de haver o maior cuidado em não alterar o peso da fécula, para não estragar os fofos.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
1270. O MISTÉRIO DOS FÔFOS
1268. DIÁRIO (14)
terça-feira, 26 de maio de 2009
1267. DIÁRIO (13)
1266. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (88)
A ilha de Santa Maria é a mais antiga do arquipélago, com cerca de oito milhões de anos, seguindo-se S. Miguel (quatro milhões), Terceira (três milhões), S. Jorge (1,5 milhões) e Faial (800 mil anos). “No meio disto, aparecia o Pico com 250 mil anos, o que era muito estranho”, frisou Vítor Hugo Forjaz. Nesse sentido, a datação desta ilha com cerca de 1,2 milhões coloca-a correctamente entre as idades das várias ilhas do arquipélago, surgindo entre S. Jorge e o Faial. A questão da datação da ilha do Pico assume, segundo Vítor Hugo Forjaz, particular importância em termos de previsão sísmica. Isto porque as ilhas dos Açores “não apareceram onde estão actualmente, foram migrando lentamente para nascente”. “A estrutura da micro-placa dos Açores está a mover-se em direcção ao continente europeu a uma velocidade média de 2,5 centímetros por ano”, salientou o investigador, frisando que este movimento do fundo do oceano “é muito importante para a precisão sísmica”.
A questão da idade da ilha do Pico foi um dos assuntos analisados durante um encontro internacional, que reuniu durante 10 dias nas Lajes do Pico cerca de três dezenas de especialistas de todo o mundo. O encontro, enquadrado nas Conferências Penrose, realizou-se por iniciativa da Geological Society of América, centrado no estudo da origem dos magmas que se encontram sob a crosta sólida dos Açores, as denominadas plumas mantélicas que estarão na origem das ilhas. Durante os trabalhos, o geólogo alemão Christophe Beier revelou que está para breve a divulgação de trabalhos oceanográficos muito recentes que demonstram que o prolongamento submarino do Pico para nascente é o segmento mais antigo da ilha. Este prolongamento, segundo o especialista alemão, terá uma idade muito próxima da que foi indicada para a Fajã de S. João, na vizinha ilha de S. Jorge, que é de cerca de 1,3 milhões de anos. Até agora, a montanha do Pico está datada com cerca de 250 mil anos, segundo as teses de doutoramento de três investigadores portugueses.
Os novos dados apresentados pelo geólogo alemão indicam que a parte mais antiga do Pico terá surgido a mais de 50 quilómetros para poente, em direcção à Crista Média do Atlântico, uma longa falha que se dirige do Pólo Norte para o Pólo Sul e passa entre as ilhas açorianas do Faial e das Flores.
Fonte: Lusa.
segunda-feira, 25 de maio de 2009
1265. A CRISE FOI A LISBOA
Fonte: Público.
1264. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (87)

Em 1972, o Estádio do Bessa sofreu profundas remodelações, com o arrelvamento do campo e construção de bancadas, entrando o clube, pela mão de, entre outros, Olímpio Magalhães e Valentim Loureiro, na era moderna. O Bessa, um dos palcos do Campeonato da Europa de 2004, voltou a sofrer profundas remodelações a partir de 1998, com a demolição de uma das bancadas, que possibilitou ao Boavista construir um novo estádio em cima do antigo. Sempre com o relvado em utilização para jogos, sujeito apenas a uma paragem entre Maio e Junho de 2002, para rebaixamento e colocação de novo tapete, o Boavista foi, faseadamente, deitando abaixo e construindo as bancadas. A casa "axadrezada" faz lembrar os míticos estádios ingleses, em que o público está muito chegado ao relvado, tendo as bancadas, nomeadamente ao seu nível superior, uma inclinação próxima dos 45 graus. O estádio, integrado na zona habitacional da Boavista, bem servida de acessos às principais vias de acesso ao Porto, apresenta uma capacidade de 28.263 lugares e inclui restaurantes, ginásios, salas para eventos e auditório. O clube, apesar da crise, mantém em actividade as secções de atletismo, andebol, boxe, ciclismo, desporto adaptado, futsal, esgrima, futebol feminino e veteranos, ginástica, judo, karaté, natação, ténis, voleibol, xadrez e ténis.
(Foto)
1263. CONFERENCIAS SURREALISTAS
1262. 3 MILHÕES PARA MUSEU DE MAÇÃO
Fonte: Diário Digital.
1261. VIAJANTES DE OUTRORA
1260. FIM DE ÉPOCA
Com as despromoções de Cartaxo e Torres Novas (da III Divisão Nacional), o principal campeonato distrital de Santarém terá, na próxima época, o seguinte grupo de clubes participantes: Cartaxo, Torres Novas, U. Tomar, Fazendense, Amiense, Alcanenense, Samora Correia, Mação, U. Almeirim, Ouriquense, Pego e Alferrarede.
(Foto)
1259. SERÁ QUE FUNCIONA?!...
1258. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (86)

(Barão de Forrester)
1257. CENTRAL ABERTA
Fonte: Rádio Cidade de Tomar.
domingo, 24 de maio de 2009
1256. NOTÍCIAS DA SECA
Fonte: Barragem de Castelo do Bode.
1255. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (85)

Alveite Grande está no concelho de Poiares. Mas o seu vizinho Alveite Pequeno, na freguesia de Serpins, pertence ao concelho da Lousã. No imaginário popular, são dois lugares irmanados pela encarnada pedra de Alveite, com que os artesãos esculpiram mós para produzir farinha, pias para animais beberem água e cantarias que decoram igrejas, casas e monumentos. Os habitantes de Alveite Pequeno constituem-se todos os anos em comissão, com os vizinhos poiarenses do Olho Marinho, para organizar a festa comunitária. Jaime Soares sonha ver um dia repostos os primitivos limites de Poiares. Preconiza um regresso quase patriótico às fronteiras de 1836, quando este município foi criado. Ao longo do século XIX, o concelho foi extinto duas vezes, “devido a vários jogos de interesses” protagonizados por políticos da época. “Espoliaram Poiares de uma grande superfície”, disse Jaime Soares à agência Lusa, indicando que “o concelho vinha com muito espaço a menos” ao ser restaurado definitivamente, em 1898. Em 1855, por exemplo, foram retiradas ao concelho de Santo André de Poiares as freguesias de Friúmes, Semide e parte da freguesia de Serpins, territórios que passaram para os municípios de Penacova, Miranda do Corvo e Lousã, respectivamente.
Outrora, segundo Joaquim Lima, de Alveite Pequeno, havia aqui uma taberna que “estava metade em Poiares e metade na Lousã”. “Dávamos dois passos dentro da taberna e estávamos em Poiares. Estamos numa ponta, já nem sabemos se pertencemos a um concelho ou ao outro”, refere o empresário, bem-humorado. Jaime Soares reconhece que “não será fácil” recuperar o território que pertenceu a Poiares na época do liberalismo. “As pessoas afirmam os valores da boa vizinhança, apesar da fronteira que as divide”, confirma. Residente no Carvalho, Fátima Vitorino tem parentes que moram na parte de Coimbra, enquanto “outros vivem no lado de Poiares”. Para esta técnica de serviço social, “é possível trabalhar diariamente no concelho de Poiares”, como é o seu caso, “e votar depois em Ceira”, concelho de Coimbra. Júlio Lourenço, que trabalha como motorista em Coimbra, recorda que o Centro Cultural do Carvalho, onde a população organiza bailes, foi propositadamente construído na linha divisória dos dois concelhos.
“Costumamos dizer que bebemos um copo em Poiares e vamos dançar a Coimbra!”, graceja.
Fonte: Lusa.
sábado, 23 de maio de 2009
1254. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (84)
Fonte: Lusa.
1253. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (83)

Fonte: Lusa.
sexta-feira, 22 de maio de 2009
1252. PESADA HERANÇA
1251. COMPARAÇÕES
1250. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (82)
1249. MENÚ
Sexta-feira, dia 22
21h00: eleições no Sporting Clube de Tomar na sede da Junta de Freguesia de S. João Baptista.
21h00: concerto pela Banda Sinfónica da PSP no Cine-Teatro de Tomar no âmbito do 133.º aniversário da PSP do Distrito de Santarém.
Sábado e Domingo, dias 23 e 24
Feira d' Época no Barquinha Parque em Vila Nova da Barquinha
Domingo, dia 24
3º Passeio Turístico ACT Tomar - Praia da Vieira – Tomar, organizado pelo Automóvel Clube de Tomar.
1248. QUALIDADE E QUANTIDADE
1247. O MISTÉRIO DOS 850 ANOS DE TOMAR
1246. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (81)
Fonte: Público.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
1245. UM CONSOLO
1244. AGRADECIMENTO
1243. DIÁRIO (12)
quarta-feira, 20 de maio de 2009
1242. GINÁSTICA ACROBÁTICA
terça-feira, 19 de maio de 2009
1241. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (80)
1240. OS VERDADEIROS PATOS
1239. INCENTIVAR NOVAS EMPRESAS
Fonte: Lusa.
1238. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (79)
Fonte: Lusa.
1237. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (78)
1236. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (77)

Fonte: Lusa.
1235. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (76)
Dois mosaicos dos séculos III e IV estão entre os achados arqueológicos das escavações efectuadas pelo Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) no centro histórico da cidade. “São achados arqueológicos que comprovam a importância económica da cidade de Setúbal naquela época”, disse à Lusa Carlos Tavares da Silva, responsável pelas escavações do MAEDS, durante uma visita guiada a alguns dos locais onde foram encontrados vestígios arqueológicos da época romana e do período islâmico. “A autarquia está a dar apoio ao nível do estudo e da conservação dos mosaicos da Rua António Joaquim Granjo. Foi a autarquia que alugou a casa para as escavações, estando prevista a musealização daquele espaço”, acrescentou o arqueólogo do MAEDS. Além do mosaico da Rua António Joaquim Granjo, e de outro semelhante numa casa particular da rua Arronches Junqueiro, as escavações do MAEDS, perto do Miradouro de São Sebastião, permitiram também descobrir um reservatório de água do século X (d.C.) - que fornecia água a Cetóbriga (Setúbal na época romana)- e um cemitério do período islâmico. Segundo Carlos Tavares da Silva, trata-se de uma “zona sepulcral em que o morto era colocado com as pernas ligeiramente flectidas e com a cara virada para Meca. O morto, como era característico do ritual islâmico, não tinha caixão nem espólio”. “Até agora recuperámos cinco esqueletos”, disse o arqueólogo, adiantando que ainda só foi escavada uma pequena parte do antigo cemitério islâmico. Durante a vista guiada aos dois mosaicos em casas particulares das ruas António Joaquim Granjo e Arronches Junqueiro, a directora do MAEDS, Joaquina Soares, salientou a importância da preservação dos vestígios “in situ”, ou seja, nos locais onde foram encontrados. Uma ideia corroborada pelo arqueólogo Carlos Tavares da Silva, que também sublinhou a importância da nova atitude dos proprietários de edifícios onde são encontrados vestígios histórico da cidade de Setúbal, que mostraram interesse na preservação daquele património arqueológico. O percurso efectuado por dezenas de setubalenses interessados em conhecer o património histórico da cidade incluiu uma breve passagem pelas instalações musealizadas da antiga Região de Turismo Costa Azul, onde o chão de vidro permite observar um conjunto de tanques da época romana utilizados para a salga de peixe.
Trata-se de um exemplo dos muitos vestígios arqueológicos da baixa da cidade de Setúbal, que evidenciam a importância económica da antiga Cetóbriga, durante a ocupação romana, com base na produção e exportação de sal para outros países europeus.
Fonte: Lusa.
segunda-feira, 18 de maio de 2009
1234. HERESIAS
1233. 18 DE MAIO DE 1884

(Foto)
1231. CAMARA FINANCIA GOVERNO
A Câmara de Tomar vai gastar 350 mil euros na recuperação de uma habitação devoluta na rua Sacadura Cabral, no centro histórico da cidade, junto às antigas instalações da PSP, para instalar a equipa do Médio Tejo da Direcção-Geral de Reinserção Social, entidade tutelada pelo Ministério da Justiça, para instalações mais adequadas. Finalmente uma Camara Municipal a financiar o Governo. É bonito. É uma autarquia rica com toda a certeza.
Fonte: O Mirante.
domingo, 17 de maio de 2009
1230. JOSÉ AUGUSTO FRANÇA
A não perder o post de Eduardo Pitta, no Da Literatura, sobre José Augusto França e a sua última obra, Lisboa: História Física e Moral.
1229. UMA BOA CAUSA

1228. IPT INTERNACIONALIZA-SE
Fonte: O Mirante.
sábado, 16 de maio de 2009
1227. 16 DE MAIO DE 1834
1225. UM BLOGUE DA BARQUINHA
sexta-feira, 15 de maio de 2009
1224. LEGOS

(Foto)
1222. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (75)
Fonte: Lusa.
1221. O DIA DOS MUSEUS
Ver um espectáculo de capoeira no Museu Nacional de Antiga, ouvir bandas de garagem no Museu Alberto Sampaio, ficar a saber como se pinta um azulejo, passear de charrete ou ser guiado numa visita nocturna pelo passado de Mértola são algumas das 548 coisas que vai poder fazer de hoje a segunda-feira, quando se comemora o Dia Internacional dos Museus.
Mais de meio milhar de iniciativas vão assinalar, por todo o país, o Dia Internacional dos Museus, que se comemora na segunda-feira, e que este ano, por recomendação do Conselho Internacional de Museus (ICOM), servirá também para chamar a atenção para os potenciais benefícios de uma mais eficaz articulação entre turismo e museologia. Desde as habituais visitas guiadas, passando por concertos, representações teatrais e exibição de filmes, até actividades menos frequentes na programação dos museus, como sessões de ilusionismo, provas de queijos e vinhos, ou campeonatos de xadrez, o mínimo que se pode dizer é que a oferta é ampla e diversificada.
O programa de comemorações intitula-se Noite e Dia dos Museus e Palácios, porque, excepcionalmente, uns e outros estarão abertos, e terão entrada gratuita, hoje à noite e na segunda-feira. Além das instituições dependentes do Instituto dos Museus e Conservação (IMC), as comemorações abrangem todos os outros museus integrados na Rede Portuguesa de Museus. A lista completa das iniciativas previstas, com os respectivos locais e horas, pode ser consultada na página do IMC na Internet: http://www.ipmuseus.pt/.
1220. ESTAMOS CHEIOS...
Fonte: O Templário.
1219. QUE FAZER?
Hoje:
Assembleia geral extraordinária para eleição de novos corpos sociais do Clube Desportivo de Torres Novas.
Sábado, dia 16 de Maio:
Recolha de Sangue pela Liga dos Amigos dos Bombeiros de Tomar no barco de São Cristovão, Castelo do Bode.
Às 16h30: apresentação do livro “Contornos II”, de Fátima Nascimento na Biblioteca Municipal Manuel Simões Serôdio, nos Riachos.
Às 14h00: conferência de imprensa de apresentação do II TomarLego na Casa do Concelho de Tomar em Lisboa.
Às 18h00: apresentação pública dos principais candidatos pelos Independentes por Tomar, na Biblioteca Municipal de Tomar.
175º aniversário da batalha da Asseiceira, organizada pela Junta de Freguesia.
Domingo, dia 17 de Maio:
Segunda-feira, dia 18
quinta-feira, 14 de maio de 2009
1218. EQUÍVOCOS
1217. FATALIDADE
1216. UTILIDADES
Fonte: Cidade de Tomar.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
1215. BOA PERGUNTA
1214. E TOMAR?

1213. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (74)
1212. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (73)
Fonte: Lusa.
terça-feira, 12 de maio de 2009
1211. cl.ipt, LÍNGUAS EM TOMAR
Fonte: Rádio Condestável.
1210. 15ª EXPOSIÇÃO DO TRAJO

Fonte: Tomar, a Cidade!
1209. TEATRO EM CEM SOLDOS
Sábado, dia 16 de Maio, pelas 21:00h o grupo “TRIPANU” fará a abertura da XIII Mostra com uma performance de “Animação de Rua”. Muita música e alegria, é a promessa deste grupo de amigos vindos do Entroncamento e Torres Novas para animar as gentes de Cem Soldos.
Gaita-de-foles, Timbalão e Caixa Tradicional são os instrumentos que utilizam para “dar vida à música” Tradicional Portuguesa (com maior incidência na música de Trás-os-Montes), música tradicional da Sérvia e música tradicional da Galiza. Para além desta, tocam também alguns originais.
Fora de palco, pelas ruas, nos cafés, nas tascas, por entre as pessoas, acompanhados por malabaristas ou cuspidores de fogo, é este o ambiente dos “TRIPANU”. A experiência resulta da participação em Feiras Medievais com a Companhia de Teatro “Viv´ARTE” e animando festas e festivais um pouco por todo o país. E é precisamente este ambiente de festa que se pretende alcançar com a presença do “TRIPANU”, conduzindo o público desde o Largo da Aldeia até ao Auditório onde, às 21:30h começará o espectáculo “SOS em Miami” trazido desde Alverca pelo “CEGADA – grupo de Teatro”.
Este grupo de Teatro, que já por diversas vezes actuou em Cem Soldos, sempre com grande profissionalismo, quer seja nas produções mais arrojadas, mais simples, mais cómicas ou mais dramáticas, traz desta vez um espectáculo mais virado para a “consciência de causas”. Este espectáculo, com texto e encenação de Leandro Vale, insere-se num movimento que tem originado manifestações em todo o mundo, pelo décimo aniversário da prisão e julgamento, sem culpa formada, de cinco cubanos, em Miami, pelas autoridades americanas, acusados de espionagem: Gerardo Hernandez Nordelo, Ramon Labañino Salazar, René Gonzalez Sehwerert, Fernando Gonzalez Llort e António Guerrero Rodriguez.
No Domingo, dia 17 de Maio, às 16:00h, será a vez do CONTACTO – Companhia de Teatro Água Corrente, de Ovar, apresentar “A Bela Princesa do Norte” uma peça Infantil com Texto e Encenação de Manuel Ramos Costa. A peça é uma dramatização de uma lenda oriunda do Sul de Portugal, “A Lenda das Amendoeiras em Flor”. Princesas, Príncipes, Reis e Rainhas, são alguns dos argumentos que a “CONTACTO” tem para apresentar e deliciar todos os que queiram estar presentes no Auditório de Cem Soldos. Quem já teve oportunidade de assistir a espectáculos desta Companhia de Teatro, sabe que é sinónimo de qualidade, e de divertimento garantido.
1208. MEMÓRIAS
Quando eu tinha tranças, pela Maria, no Alcatruzes da Roda.
1207. E EM TOMAR, NADA?
Fonte: Rádio Hertz.
1206. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (72)
Em Lisboa, no âmbito do programa do IMC para a "Noite dos Museus", o Museu da Água organiza a 16 de Maio, no Aqueduto das Águas Livres, com início às 20:00, uma visita-guiada. Às 21:30, realiza uma animação histórica para recriar um serão na Corte de D. João V, na Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos. O Museu da Fundação Calouste Gulbenkian faz dia 17 de Maio uma visita orientada sob o título "O que é um Museu", seguida de oficina criativa, enquanto o Museu de Arte Contemporânea do Chiado organiza, a partir das 11:00 de 18 de Maio, uma "Maratona de Visitas guiadas" às exposições "As Cores da Vanguarda. Arte Na Roménia 1910-1950" e "A Arte Moderna em Portugal 1910-1950". Ainda em Lisboa, o Museu das Comunicações inaugura dia 18, às 14:30, a exposição "Do museu ao bairro: histórias de viajantes", iniciativa seguida de uma visita guiada pelo bairro da Madragoa que visa uma aproximação do museu à comunidade onde está inserido. No Museu da Música, no dia 16 de Maio, às 21:00, actua o Grupo Coral Masculino "Vozes de Casével", naquela que será a primeira apresentação neste espaço de um grupo tradicional de cante alentejano. No mesmo dia, pelas 11:00, no Museu Nacional de Arqueologia, abre a "Feira dos Saberes e dos Sabores", que inclui ainda o evento "Um Oleiro no Museu" Paulo Franco: A Magia da Forma", enquanto a Região do Oeste Torres Vedras apresenta uma Mostra de Produtos Regionais. O Museu Nacional de Arte Antiga organiza para famílias e crianças "O Mistério dos Livros desaparecidos - À descoberta dos animais escondidos", com diversos itinerários pelos espaços do museu, e às 22:15 apresenta um espectáculo de capoeira pelo grupo "VidArte". No dia 18 de Maio, o Museu dos Coches realiza em duas sessões, de manhã e à tarde, o tradicional "Passeio Real em Belém" em charrete, com o público a poder passear, como faziam príncipes e princesas, entre o Museu Nacional dos Coches, o Palácio de Belém e outros monumentos desta zona histórica. O Palácio Nacional de Sintra irá abrir nessa data, excepcionalmente, espaços da Ala Manuelina para serem visitados e guiados com comentários do serviço educativo sobre "D. Manuel I e o Paço de Sintra". Na zona norte, no Porto, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves dedica várias actividades no Dia Internacional dos Museus ao público escolar, com várias oficinas para as crianças, entre elas "Alerta Espantalho" - para descobrirem quem come as sementes da horta e pica os frutos das árvores - e "Que Som é este?" - para construir instrumentos musicais - e ainda "Animais à Solta", para observar animais na quinta de Serralves. No Algarve, no Museu Municipal de Faro, haverá "Jogos de Descoberta" para o público em geral. A programação completa do IMC com as actividades previstas para os dias 16, 17 e 18 de Maio pode ser consultada em www.imc-ip.pt.
segunda-feira, 11 de maio de 2009
1205. A ESTREIA
Assim publiquei o meu primeiro post no Cidadão de Tomar.
1204. BOA IDEIA
www.blogger.com/startutilizador: cidadaodetomarpassword: 1mar1160."
Asssim começou o Cidadão de Tomar, que é um novo blogue nabantio, aberto à publicação de todos. A bela ideia foi Diogo de Arruda, que amavelmente endereçou um convite ao Nabantia para participar. O convite está aceite e na medida das parcas possibilidades de tempo, o Nabantia não deixará de participal no Cidadão de Tomar.
1203. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (71)
Fonte: Lusa.
1202. PIAUÍ-MAÇÃO
Fonte: A Reconquista.
domingo, 10 de maio de 2009
1201. O NABÃO, ESSE POLIESQUECIDO
João Henriques Simões, n' O Templário.
sábado, 9 de maio de 2009
1200. INSENSIBILIDADE E MAU SENSO
Luís Graça, n' O Templário.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
1198. DEMISSÃO
Fonte: Rádio Cidade de Tomar.
1197. FIM DE SEMANA
16.º Congresso da Sopa no parque do Mouchão em Tomar.
16h00: Inauguração do Museu da Boneca em Alcanena, inserida no programa de comemorações do 95.º Aniversário da fundação do concelho de Alcanena.
18h00: Comemoração do 29.º aniversário do Centro Recreativo e Cultural da Freguesia de Carregueiros.
Inauguração da exposição Surrealismo…Porquê? nos 60 anos da Exposição do Grupo Surrealista de Lisboa, na Casa dos Cubos em Tomar.
I Jornadas do Grupo de Investigação em Equídeos "A Investigação Equina em Portugal - Presente e Futuro" na Golegã.
16h00: apresentação do livro “A Culpa do teu Olhar”, escrito por Sara Alcobia, de 13 anos (neta), e Carlota Alcobia (avó), de Tomar, na Biblioteca Municipal de Tomar.
21.º aniversário da Quinta Bar, na Quinta do Falcão, em Tomar.
Domingo:
Almoço no Centro de Convívio do Povo dos Brazões, a favor da igreja de Carregueiros.
15h30: 3º Encontro de Bandas da Pedreira organizado pela Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
1196. A NOVA NOVA
1195. RUMORES AUTÁRQUICOS
1194. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (70)
Fonte: Lusa.