sexta-feira, 15 de maio de 2009

1221. O DIA DOS MUSEUS

Na próxima segunda-feira é o Dia Internacional dos Museus. Tomar, capital templária, não tem um museu digno da sua história e do seu futuro. Continuo a insistir na minha proposta autárquica, embora saiba que com líderes incultos, que vivem para a sopa e para o bailarico, esta linguagem soa a sânscrito...

Ver um espectáculo de capoeira no Museu Nacional de Antiga, ouvir bandas de garagem no Museu Alberto Sampaio, ficar a saber como se pinta um azulejo, passear de charrete ou ser guiado numa visita nocturna pelo passado de Mértola são algumas das 548 coisas que vai poder fazer de hoje a segunda-feira, quando se comemora o Dia Internacional dos Museus.

Mais de meio milhar de iniciativas vão assinalar, por todo o país, o Dia Internacional dos Museus, que se comemora na segunda-feira, e que este ano, por recomendação do Conselho Internacional de Museus (ICOM), servirá também para chamar a atenção para os potenciais benefícios de uma mais eficaz articulação entre turismo e museologia. Desde as habituais visitas guiadas, passando por concertos, representações teatrais e exibição de filmes, até actividades menos frequentes na programação dos museus, como sessões de ilusionismo, provas de queijos e vinhos, ou campeonatos de xadrez, o mínimo que se pode dizer é que a oferta é ampla e diversificada.

O programa de comemorações intitula-se Noite e Dia dos Museus e Palácios, porque, excepcionalmente, uns e outros estarão abertos, e terão entrada gratuita, hoje à noite e na segunda-feira. Além das instituições dependentes do Instituto dos Museus e Conservação (IMC), as comemorações abrangem todos os outros museus integrados na Rede Portuguesa de Museus. A lista completa das iniciativas previstas, com os respectivos locais e horas, pode ser consultada na página do IMC na Internet: http://www.ipmuseus.pt/.


Fonte: Público.

Sem comentários: