segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

826. ARTES NA BARQUINHA



A criação de um "Mercado das Artes" e de um museu de escultura ao ar livre são dois dos objectivos da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha para os próximos anos, disse o presidente da autarquia. A instalar no Barquinha Parque, um espaço com cerca de sete hectares de área verde, o denominado "Mercado das Artes" implica um investimento na ordem dos 2 milhões de euros e“visa a tematização de toda a zona ribeirinha da vila num projecto cultural, que tem a escultura como um dos seus elementos centrais”, disse à Lusa Vítor Pombeiro, presidente da Câmara Municipal.

Segundo o autarca, o projecto, que ainda aguarda decisão em termos de comparticipação comunitária, “vai implicar uma regeneração urbana", que terá como objectivo, entre outros, a criação de "um novo pólo das artes criativas" e a valorização da frente ribeirinha, o que permitirá captar visitantes do castelo de Almourol ao centro urbano da Barquinha. “O parque ribeirinho atrai todos os anos milhares de pessoas e a ideia passa por conferir-lhe uma vertente cultural, com a tematização de vários espaços na área da escultura", disse.

“Ao longo dos sete hectares do parque ribeirinho queremos criar, no Centro Cultural, uma galeria dedicada à escultura de interiores, a Biblioteca Municipal terá um espólio único na área dos livros ligados às Artes e o antigo edifício da Câmara Municipal será requalificado em 'open space' para uma espécie 'de Loja do Museu' e para promoção turística e promocional do concelho”, especificou.

Vítor Pombeiro adiantou que a antiga Casa da Hidráulica será requalificada para albergar ateliês de escultura e outros projectos educativos ao nível das expressões, afirmando querer ainda recuperar uma antiga residencial para acolher escultores ou outros criadores, que “poderão ali residir algumas semanas ou um mês trabalhando ao vivo neste projecto cultural e educativo, que tem a escultura como seu elemento central”. “Esta é uma das mais fortes apostas do município da Barquinha para os próximos anos, na qualidade de modelo para a regeneração urbana da vila”, afirmou o autarca.



Fonte: Lusa

(Foto)

Sem comentários: