sábado, 4 de julho de 2009

1428. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (117)

A antiga praça de touros de Redondo (Évora), construída na década de 50, reabre domingo transformada em Coliseu, apta para acolher também eventos culturais e desportivos, depois de uma requalificação que custou 2,7 milhões de euros. "É um equipamento histórico que estava em avançado estado de degradação e que já não permitia, há vários anos, a realização de espectáculos tauromáquicos", explicou hoje à agência Lusa o presidente do município, Alfredo Barroso. As obras de requalificação, que rondaram os "2,7 milhões de euros", dos quais "1,2 milhões foram comparticipados por fundos comunitários", duraram cerca de "um ano e meio".

"Optámos por uma intervenção de requalificação urbana para que, além da valência taurina, a praça possa também acolher espectáculos culturais e desportivos", afirmou o autarca. O Coliseu de Redondo, a inaugurar às 17:00 de domingo, conta agora com uma cobertura não amovível e cadeiras para os espectadores, entre outras melhorias, tendo sido ainda remodelados o espaço envolvente e os acessos. "A capacidade da praça também foi diminuída. O número de lugares para os espectáculos taurinos chega aos 2.100, enquanto que, para os outros tipos de espectáculos, a capacidade é para 3.000 pessoas, através da colocação de cadeiras no espaço da arena", revelou Alfredo Barroso. Implantado numa área de dois mil metros quadrados, o equipamento foi também dotado de parque de estacionamento e ficou interligado com o campo de jogos vizinho. "Foi criado um ambiente de conforto bastante grande e estão garantidas a funcionalidade e a segurança", afiançou o autarca.

Com este equipamento, o presidente da Câmara Municipal garantiu que, juntamente com o Centro Cultural já existente, o concelho de Redondo tem condições para integrar "o roteiro nacional da cultura", oferecendo "condições com qualidade". A inauguração do Coliseu do Redondo é marcada por uma Gala do Fado, com fadistas como António Pinto Basto e Vicente da Câmara, seguindo-se, no dia 12, a primeira corrida de touros. "Os dois espectáculos são gratuitos", adiantou o presidente do município, explicando que a gestão do espaço vai ser partilhada entre uma associação local, para os eventos taurinos, e a câmara, para os outros espectáculos culturais e desportivos.

Fonte: Lusa.

Sem comentários: