quarta-feira, 27 de maio de 2009

1270. O MISTÉRIO DOS FÔFOS

Há uma pastelaria em Lisboa, na Av. 5 de Outubro, mesmo em frente ao Ministério da Educação, chamada Tin Tin. Há dias, ao olhar para a montra dos bolos deparei com um tabuleiro de uma espécie de queques com a seguinte designação: "Fôfos de Tomar". Curioso, provei um. Não descortinei qualquer sabor específico que distinga aquilo de um queque normalíssimo. Alguém conhece os fôfos de Tomar? Confesso: eu nunca ouvi falar em tal coisa. Fôfos de Belas conheço e são óptimos. De Tomar, certamente uma terra de gente fôfa, nunca tinha ouvido falar de fôfos comestíveis.

3 comentários:

Rui Ferreira disse...

Para começar, a pastelaria já tem um nome um pouco... dejá vu!

Depois os fofos de Tomar devem ser uma homenagem a algo ou alguém com uma consistência algo elástica mas, sobretudo, frágil e perecível.....

Algo ou alguém que, como um queque, terá facilidade de ser embebido num qualquer líquido exógeno... e se demorada esta imersão ocasionará a corrupção das massas... num mergulho irremediável ao fundo da chávena onde se aguardará a última "sorvidela" que tragará desinteressadamente aquilo que outrora fora um lustroso confeito numa montra vítrea!

Anónimo disse...

http://www.gastronomias.com/doces/doce1627.htm

Anónimo disse...

Oh Rui, grande verve!