sábado, 9 de maio de 2009

1200. INSENSIBILIDADE E MAU SENSO

"Na última edição deste semanário apareceu narrado um episódio acontecido na última sessão da Câmara, no período dito “aberto ao público”. Um munícipe, farto de tanto calhau desadequadamente aplicado em renovações de calcetamento, sem fim à vista, escreveu à Assembleia Municipal, apontando anomalias e incongruências nesse assoalhar das ruas do centro Histórico nabantino. No abaixo-assinado juntou-se-lhe um amigo, solidário no mesmo ponto de vista. Como da Assembleia não houve resposta alguma, o referido cidadão foi de viva voz ao tal “aberto ao público”, levando o referido protesto fundamentando até à luz do jurídico. Primeira pergunta: não deveria ser a Câmara a evitar que tais anomalias se manifestassem em obra feita? É que o problema está para além da ignorância técnica ou da insensibilidade. É a inadequação das soluções e dos materiais, é julgar que assim se revitaliza e defende o património, quando o que acontece é a eutanásia cultural. Ou seja, é a diferença que vai das talhas de barro da Asseiceira ao vasilhame de plástico que vem dos moldes de Leiria. Alcatifar com passadeiras de granito baço o que estava decoração de seixos calcários, traz vantagens de regularidade para a sola dos pés, mas nada tem a ver com a originalidade local e só esta motiva as procuras turísticas. Sempre os técnicos se lamentarão que só reaccionários saudosistas se poderão opor a soluções de conforto. Queridos igualitários: a vocês, tão Europa connosco, eu compreendo. O que eu não acerto mesmo é o “morno” dos autarcas que aqui nasceram ou viveram o tempo suficiente para terem a dimensão do antecedente e a obrigação de conhecerem a vantagem política da diferença."

Luís Graça, n' O Templário.

3 comentários:

Maria disse...

Que saudades dos seixos! Eram nossos. Talvez por muitas vezes os ter pisado, nunca me magoaram os pés. O que magoa é ver esse "lindo" pavimento com luzinhas. E não são os pés. É a alma e os olhos.

Anónimo disse...

O Sr. Luis Graça, digno liberal de antanho, saudosista, sim, saudosista, dos tempos em que fora governador civil, em nome do cavaquistão para os lados da vermelha setubal, não tem razão. Ou então que calce uns sapatos de madame e tente andar em ruas com seixo rolado, espécie de atraso de vida.

Livra que está terra não vai cumprir seu ideal...

Anónimo disse...

Bravo