terça-feira, 28 de abril de 2009

1153. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (64)


A Praça de Touros Pedro Louceiro, em Sousel, no distrito de Portalegre, é considerada por um sector de aficcionados como o tauródromo mais antigo do país e um dos mais remotos da Península Ibérica. Uma antiguidade que é contestada por um outro sector de aficcionados, que apontam, por seu turno, a Praça de Touros de Abiul (Pombal) como o tauródromo mais antigo de Portugal. Desta tradição na vila de Abiul, apenas se sabe que se correm touros desde 1561. “Diz-se que a Praça de Sousel é a mais antiga de Portugal e a segunda mais antiga da Península Ibérica”, defende o presidente do município local, Armando Varela, em declarações à Lusa. Os vestígios mais antigos sobre a praça de touros alentejana remontam ao ano de 1860, embora a população local defenda que aquela arena foi construída em 1725. Os populares alegam que a Praça de Touros Pedro Louceiro data de 1725, uma vez que se trata do ano de construção de uma igreja, a poucos metros da praça, que ainda hoje alberga as bilheteiras do tauródromo. Situada no alto da Serra de São Miguel, com uma lotação para 1400 pessoas, a praça é considerada pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) como uma praça de terceira categoria. A arena de Sousel acolhe normalmente por ano um espectáculo tauromáquico, na segunda-feira de Páscoa, data em que se realiza a tradicional corrida de touros em honra de Nossa Senhora do Carmo. Esta data é alvo de uma enorme disputa entre os empresários tauromáquicos portugueses, que oferecem verbas consideradas “avultadas” para promoverem o espectáculo. Com uma arena de dimensões consideradas “muito reduzidas”, o presidente do município local considera que “não é para todos” conseguir tourear naquele espaço.
“Quando os toureiros estão a tourear nesta praça gera-se aqui uma adrenalina especial, porque não é para todos”, relata. Numa altura em que vários municípios, principalmente no Alentejo, estão a adaptar as suas praças de touros a pavilhões multiusos, para poderem albergar também outro tipo de espectáculos, a Câmara de Sousel considera que essa intervenção naquele espaço está “fora de questão”. “Qualquer intervenção que seja feita nesta praça e lhe tirem as suas características particulares vai deixar de ser a Praça de Touros Pedro Louceiro”, observou.
“Porventura, poderá acolher outro tipo de espectáculos, mas eu sou apologista que esta praça deverá ser conservada no estado em que está”, defendeu. Após uma vistoria em 2008, por parte da IGAC, a Praça de Touros de Sousel foi alvo de um conjunto de intervenções ao nível da segurança e condições de acesso. “Está uma praça mais segura e com mais condições para continuar a receber durante mais umas centenas de anos, na segunda-feira de Páscoa, as suas tradicionais corridas de touros”, concluiu.


Fonte: Lusa.

Sem comentários: