terça-feira, 14 de outubro de 2008

525. MAÇÃO DECORADA DE ARTE RUPESTRE


Fachadas de edifícios, paredes e muros de Mação estão a transformar-se num "museu de museus", reproduzindo pinturas e gravuras de arte rupestre internacional, numa iniciativa do Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo. Alunos do Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre e do Doutoramento em Quaternário, Materiais e Culturas, que decorrem em Mação, pintaram a primeira fachada, no edifício dos Bombeiros Voluntários, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2008, com a reprodução de arte rupestre da Galiza (Espanha).
Para Luiz Oosterbeek, director científico do Museu, "a escolha deste edifício pretendeu reconhecer o papel central que o combate aos incêndios tem tido na história recente do concelho, como expressão de necessidade e de determinação, que também inspiram a equipa do Museu". O projecto, designado "Transformations: Museu de Museus", decorre em articulação com a Câmara Municipal de Mação e com a equipa de Arte Rupestre do Grupo de Quaternário e Pré-História do Centro de Geociência - Portugal.
A ideia é aproveitar fachadas de edifícios, várias paredes ou muros despidos, transformando-os em painéis com reproduções de originais de pinturas e gravuras de Arte Rupestre Internacional, afirma a autarquia em comunicado. O objectivo é estabelecer uma ligação entre a população, a arte rupestre e o trabalho que se desenvolve no Museu, ao mesmo tempo que as ruas da vila são embelezadas, tornando Mação no "centro de homenagem à arte rupestre".
Nas ruas de Mação vão ficar representadas pinturas dos cinco continentes, tendo o Largo dos Combatentes da Grande Guerra sido transformado na "Praça Internacional", onde foram pintadas gravuras da Colômbia, África, Mongólia e Índia. O projecto vai desenvolver-se por etapas, em todo o concelho, com a reconstrução de painéis à escala, como produto das investigações internacionais que se têm realizado em Mação e com a colaboração de estudiosos dos países envolvidos, que disponibilizaram o seu apoio ao Museu e a Mação, sublinha a autarquia.
Fonte: Lusa

Sem comentários: