A todos os seus leitores o Nabantia deseja um Feliz Ano Novo. Até para o ano. Ou seja, até amanhã.
quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
730. CIBERNETICIDADES
O estado da fonte cibernética e arredores, pelo Luís Ribeiro, no Tomar, a Cidade.
729. BOLETIM INFORMATIVO
O Boletim Informativo de Janeiro de 2009 da Camara Municipal de Tomar já está em distribuição.
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
728. OURO BRANCO
É publicado hoje no Diário da República o edital que fixa os preços a praticar pelos Serviços Municipalizados de Tomar em 2009, em relação à água e esgotos. Recorde-se que os SMAS e a Câmara aprovaram um aumento global do tarifário na ordem dos 3,1 por cento, a entrar em vigor a partir de 1 de Janeiro. O edital pode ser lido aqui:
Fonte: O Templário
727. FOGO DE ARTIFÍCIO
À meia noite de dia 31, há fogo de artifício lançado no Parque de Merendas, junto ao rio Nabão. O local ideal para ver é a ponte velha.
726. TELE?
A Telepizza, sita à Avenida Aurélio Ribeiro (Funzone) demorou uma hora, uma horinha, para entregar duas pizzas no sábado, em casa de dois esfomeados, a cerca de 1 quilómetro de distância. Chegaram já frias. Mau serviço, muito mau. Não voltarei a ser cliente.
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
725. NABANTINA DE LUTO
Luís Filipe da Costa, presidente da Sociedade Banda Nabantina, de Tomar, faleceu esta tarde no hospital de Tomar.
Fonte: O Templário.
724. MARÉ DE ENTREVISTAS
Depois da entrevista de Miguel Relvas ao Templário, cujo conteúdo e importância é proporcional ao espaço que aqui lhe dedicámos, ou seja, nenhum, tem sido a vez de Corvelo de Sousa, Presidente da Camara em exercício se desdobrar em entrevistas. A de ontem, encartada no Diário de Notícias, é a todos os títulos lamentável. Só mostra à saciedade que o senhor não tem estatura política para estar à frente da Camara de uma terra como Tomar. Sobre a Ordem de Cristo afirmou o consagrado historiador: "que teve um papel importante nos Descobrimentos, mas não permitiu que a cidade ou o concelho se modernizassem, ...a Ordem é que explorava tudo o que era passível de ser explorado." Referindo-se ao desenvolvimento de Tomar disse mais ainda que a Ordem "afectou e ainda afecta de alguma maneira, porque estas situações levam gerações a desaparecer.". Ora bem: eis um exemplo de autarca que não tem a mínima noção do espaço, do tempo e do futuro. Se o PSD quer candidatar o homem aos votos, aconselho a que o calem. Pode ser que através do silêncio ele lá chegue.
Leitura complementar: Tomar a Dianteira.
723. AS MAZELAS
Tomar tem muitas mazelas. As obras que se fazem em Tomar deixam muitas mazelas que acrescem às que já existiam. Mas hoje apetece-me, por instantes, celebrar apenas uma terra única, que tem um património único. Circular pelas ruas. Observar as pessoas. Falar com elas. Respirar a atmosfera. Apenas. Por momentos singelos.
Etiquetas:
Camara Municipal de Tomar,
Património,
Pessoal
domingo, 28 de dezembro de 2008
722. O PAREDÃO
O paredão do Flecheiro já começou a fazer vítimas. Desde o princípio que acho aquela obra muito esquisita. Parece mesmo um convite ao estatelanço.
sábado, 27 de dezembro de 2008
721. E SE ACTUALIZASSEM O SÍTIO?
"Em curso neste momento, estão as intervenções no Mouchão e no jardim da Várzea Pequena, que têm como objectivo principal dotar aqueles espaços verdes de infra-estruturas adequadas (rede de rega, iluminação, mobiliário urbano) e reforçar a segurança das margens, mantendo no essencial a paisagem que faz deles ex-libris da cidade." Lê-se esta notícia, hoje mesmo, no sítio da Camara Municipal de Tomar, no local destinado às obras do TomarPolis. Já sobre a ponte do Flecheiro, recentemente inaugurada nem uma palavrinha... Bem sei que o dinheiro não abunda, mas talvez não seja muito caro arranjar alguém que se disponha a actualizar o sítio. Talvez algum vereador menos ocupado, digo eu...
720. ÚLTIMOS DIAS
Até 31 de Dezembro ainda se pode visitar a 31.ª exposição temporária do Núcleo de Arte Contemporânea, dedicada a Maria Lucília Moita (Galeria dos Paços do Concelho).
719. ARMANDO AGUDA
O construtor civil Armando Aguda, promotor do Centro Comercial Templários, faleceu no sábado, dia 20, em Lisboa com 77 anos. O empresário, ficou conhecido por aquele empreendimento no início da década de 80 em Tomar, mas a sua actividade como construtor foi sobretudo em Lisboa. Conforme o próprio relatava começou a ganhar dinheiro em Tomar vendendo água da Fonte da Prata.
Fonte: O Templário.
718. MAIS UMA FARMÁCIA
A Farmácia Alfa, situada em Porto da Lage, na freguesia de Madalena, vai transferir-se para a cidade de Tomar nos primeiros meses de 2009. O INFARMED, por despacho de 18 de Novembro, autorizou a transferência da Farmácia para a Avenida D. Nuno Álvares Pereira, nºs 62 e 66, ao lado das bombas da BP, onde anteriormente funcionou a estufa de pintura do concessionário Fiat, C. Flores. Li no Templário.
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
717. A CRISE (II)
"Quando os nossos governantes falam ao país, só falam em milhões, para auto-estradas e outras obras públicas. José Sócrates quer fazer mais oito auto-estradas no país. Milhões para o novo aeroporto, mais estudos, mais TGV, mais milhões para injectar nalguns bancos privados que andam às aranhas com falências técnicas. Milhões... Milhões... E subitamente dou comigo a pensar: há qualquer coisa de muito errado neste país. Isto porque, o mundo que conheço, com quem falo, com quem trabalho, que constato diariamente com os meus próprios olhos é outro. Não há espaço para milhões, porque muita desta gente está a contar ao cêntimo o que dispõe para comer, pagar renda de casa/prestação e para educar os filhos. Há ainda quem opte por sair do país e temos bons quadros a partirem em rumo de novas oportunidades, em países distantes, onde pode haver recessão económica, mas há estruturas capazes de encontrar respostas adequadas. A riqueza de um país assenta na sua mão-de obra qualificada. Os nossos, os melhores, estão a partir."
Isabel Miliciano, n' O Templário
716. A CRISE (I)
"E já agora, como vão as coisas cá por Tomar? Estarão os Tomarenses satisfeitos? Bem, pelo andar da carruagem, a resposta não deixará de será negativa! Também por aqui basta ouvir as pessoas na rua, ver o ambiente e a frequência das lojas comerciais, ver as inúmeras tabuletas de “trespassa-se”, “vende-se”, “cede-se” para se chegar à conclusão fácil que, também por cá, se vivem os tempos difíceis de crise. Ainda para mais com um aumento das taxas e tarifas em 3,1% que os Serviços Municipalizados colocaram no sapatinho de todos nós - isto em cima de taxas e tarifas das mais altas do País e das exageradas taxas de saneamento – e com o previsível aumento do custo dos bens de primeira necessidade a “coisa ainda ficará mais preta”!"
João Henriques Simões, n' O Templário.
715. FESTA SUSPENSA
O sítio institucional da Festa dos Tabuleiros (http://www.tabuleiros.org/) está suspenso. Alguém se esqueceu de pagar a conta de alojamento e manutenção do sítio. Triste. Lamentável. O ex libris popular e religioso de Tomar na internet é caloteiro.
714. BOA IDEIA
A Assembleia Municipal de Tomar aprovou por unanimidade uma proposta da bancada socialista que pretende que o município desenvolva um estudo técnico com vista à elaboração de regulamentação e posterior construção, por parte dos serviços camarários, de um sistema de empréstimos gratuito de bicicletas para deslocações no interior da cidade, sendo estabelecidos pontos de recolha e entrega por toda a cidade. A proposta, designada como “Promoção da mobilidade sustentável”, tem como objectivo dotar a população de um estilo de vida mais saudável, colocando estes equipamentos ao seu dispor nomeadamente dos alunos do Instituto Politécnico de Tomar que se deslocam muitas vezes a pé ou de transportes públicos para a instituição. O PS recorda que já existe um conjunto de boas práticas a nível nacional de empréstimo de bicicletas, destacando as cidades de Almeirim e Aveiro.
Fonte: O Mirante
(Foto)
quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
713. NATAL UNIVERSAL
"Que a paz seja contigo!
Vens, Neophito, de onde não sabes para onde nada conheces. Teus olhos estão fechados à mesma luz que vêem; teus ouvidos não ouvem os mesmos sons que lhe são dados. És como o universo inteiro, que não sabe donde vem nem a que vem.
Por isso te ponho na boca o sal da sciencia, e te unjo na fronte com o óleo da misericórdia, e te molho a cabeça com a água da absolvição. É para que saibas que a palavra é para dizer a verdade, e que o pensamento é para pensar a caridade, e que toda a alma é para ser limpa ante o Senhor.
Segue o teu caminho entre os homens, não esquecendo nunca que não deverás mentir aos outros, porque o sal está em tua boca; nem mentir a ti mesmo, porque o óleo está em tua fronte; nem mentir contra Deus, porque a água passou por sobre ti.
Que a paz seja contigo!
(Pax tibi, Frater!)"
[texto de Fernando Pessoa "composto para a Ordem do Templo ou de Cristo em Portugal, neste caso o da entrada do neófito na Ordem”, manuscrito inédito citado por Pedro Teixeira da Mota in “Encontro Internacional do Centenário de Fernando Pessoa", Lisboa, 1990]
FELIZ NATAL!
Vens, Neophito, de onde não sabes para onde nada conheces. Teus olhos estão fechados à mesma luz que vêem; teus ouvidos não ouvem os mesmos sons que lhe são dados. És como o universo inteiro, que não sabe donde vem nem a que vem.
Por isso te ponho na boca o sal da sciencia, e te unjo na fronte com o óleo da misericórdia, e te molho a cabeça com a água da absolvição. É para que saibas que a palavra é para dizer a verdade, e que o pensamento é para pensar a caridade, e que toda a alma é para ser limpa ante o Senhor.
Segue o teu caminho entre os homens, não esquecendo nunca que não deverás mentir aos outros, porque o sal está em tua boca; nem mentir a ti mesmo, porque o óleo está em tua fronte; nem mentir contra Deus, porque a água passou por sobre ti.
Que a paz seja contigo!
(Pax tibi, Frater!)"
[texto de Fernando Pessoa "composto para a Ordem do Templo ou de Cristo em Portugal, neste caso o da entrada do neófito na Ordem”, manuscrito inédito citado por Pedro Teixeira da Mota in “Encontro Internacional do Centenário de Fernando Pessoa", Lisboa, 1990]
FELIZ NATAL!
(Tirado do Almocreve das Petas)
(Foto)
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
711. CRÍTICAS À PONTE
No Tomar a Dianteira articulam-se ainda várias críticas à configuração da obra e às soluções encontradas.
710. JÁ HÁ PONTE
A ponte do Flecheiro foi inaugurada esta terça-feira, dia 23, ao fim da tarde numa cerimónia simples à qual assistiram largas dezenas de pessoas. A nova travessia custou cerca de 2,5 milhões de euros (500 mil contos) e foi inaugurada com quatro meses de atraso. Imediatamente após a inauguração começaram a circular os automóveis pela nova ponte do Flecheiro.
Fonte: O Templário
709. INTERVALOS
As pessoas vão desaparecendo. As notícias vão rareando. O movimento vai decrescendo. A noite, ainda mais fria, vai-se tornando mais quieta e silenciosa. A história, lá no alto, continua a guardar a cidade posta em sossego. É tempo de retiro. De introspecção. De balanço. De arranque para a luz depois do solstício de inverno. E tudo voltará, sob o comando da inexorabilidade do tempo, essa mecânica infalível que passamos vidas inteiras a tentar iludir. (Abeto)
708. ALUNOS EMPREENDEDORES
O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) procedeu à entrega dos Prémios Regionais da 5ª edição do Poliempreende, uma iniciativa patrocinada pelo BPI. Recorde-se que em primeiro lugar ficou o projecto Janela de Segurança “Anti-fogo” – Win4Fire, dos alunos Sandra Azevedo, Carlos Azevedo, Mónica Bernardo e Lina Pereira, em segundo lugar ficou o projecto “Vinho” oreZ, delineado pelos alunos Carolina Cardoso, Cláudia Nico, Elisabete Venâncio e Laetitia da Conceição e em terceiro lugar ficou o projecto U-Spot delineado pelos alunos André Teixeira, Eduardo Dias e Luís Talento.
Fonte: O Mirante.
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
707. ALCATRUZES DOS BLOGUES
O Alcatruzes da Roda, da Maria, faz hoje um ano. Está de parabéns a Maria. O Nabantia espera que não lhe feneça o ímpeto blogueiro.
706. ARTE E PARAÍSO
O Café Paraíso, mítico café tertuliano tomarense que tem conseguido resistir aos hamburgueres, aos bancos, e a outros malefícios civilizacionais, retratado no Indústrias Culturais, um dos mais antigos blogues de Portugal, bem como a arte contemporânea doada por José Augusto França que está no Museu Municipal.
(via Tomar).
domingo, 21 de dezembro de 2008
705. MUITO NATAL
Hoje há Festa de Natal na Associação Cultural e Desportiva de São Silvestre, na Beselga. Há Festa de Natal na Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense em Frazoeira, Ferreira do Zêzere. Há Festa de Natal no Centro Recreativo e Cultural da Freguesia de Carregueiros, às 16 horas.E às 18 h0ras, para terminar em beleza e recordando há um Concerto de Natal pela Banda Filarmónica da Gualdim Pais no Cine-Teatro Paraíso em Tomar.
703. PSP
As novas instalações da PSP de Tomar, situadas na rua Lopo Dias de Sousa, serão inauguradas a 16 de Janeiro.
Fonte: O Templário
702. A RUA NOVA
A nova rua criada atrás da igreja de Santa Maria dos Olivais, em Tomar, já abriu ao trânsito. Desde quarta-feira que já é possível circular na nova artéria que vem substituir a parte norte da Rua Aquiles da Mota Lima, entretanto desactivada. A nova rua estabelece ligação à Rua Manoel de Mattos, à Av. D. Maria II e à parte sul da Rua Aquiles da Mota Lima, sendo um acesso importante à zona escolar. As casas de banho públicas construídas no talude das traseiras da igreja só deverão estar concluídas durante a próxima semana. Obrigadinho pela rua. Dá-me um jeitão.
701. JORNAL DO INCRÍVEL
A história da lápide de homenagem ao bombeiro morto retirada pelo comandante.
700. 75 ANOS
No dia 12 de Dezembro de 1933 a antiga freguesia de Tomar foi desdobrada em duas freguesias: Santa Maria dos Olivais e S. João Baptista. Santa Maria dos Olivais ficou situada na margem esquerda do rio Nabão, enquanto que S. João Baptista ocupou a margem direita, incluindo o Mochão, no meio do rio. Festejaram-se, pois, 75 anos da criação das duas freguesias.
699. CORRENTES
Um dos Cavaleiros proporciona-nos uma viagem inesquecível de Tomar à Regaleira, para entender as cousas de ontem até sempre, em continuidade de significados. Aqui.
sábado, 20 de dezembro de 2008
698. AS CRIANÇAS NO CONVENTO
Oh criançada: se têm até 14 anos levem os vossos “Pais ao Convento” amanhã, entre as 9 horas e as 14 horas. Terão à vossa espera um jogo de pistas, que poderão fazer com a família, na busca de um Tesouro. Nesta tarefa terão orientadadores de luxo: o Infante D. Henrique, D. Manuel, D. Filipe II e ainda D. Prior do Convento, Frei Pedro Moniz. Ah e ninguém paga até porque os orientadores já não conseguiram colectar-se nas Finanças para obter o respectivo livro de recibos para copoderem cobrar honorários.
Fonte: Cidade de Tomar
697. HISTÓRIA CONCISA DO AQUEDUTO (10)
Termina aqui a História Concisa do aqueduto de Pegões. Bibliografia e fontes utilizadas: "Tomar", 1994, José Augusto França; "Convento de Cristo", 1991, Luís Maria Pedrosa dos Antos Graça; "O Convento de Cristo em Tomar e as obras durante o período filipino", Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Letras de Lisboa, 1990, Ernesto Jana; "História de Tomar", 1982, Amorim Rosa. E o sítio Rotas do património.
Quem quiser regalar a vista, perceber uma dimensão essencial da obra humana, apreciar inocentemente uma paisagem única, terá necessariamente de visitar o silencioso, mas comunicativo, imponente, mas simples Aqueduto.
Etiquetas:
História Concisa do Aqueduto de Pegões
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
695. SUGESTÃO DE NATAL
Artes à Margem é uma mostra dedicada ao artesanato urbano onde se valoriza a originalidade, criatividade e dinamismo, dando oportunidade aos novos artesãos de apresentarem publicamente as suas criações. Um bom local para adquirir prendas de Natal originais, fora do irritante convencional é esta mostra. Pode visitar-se no Sábado e no Domingo, dias 20 e 21 Dezembro, das 14h30 às 18h00, nos Lagares d'El Rei.
Fonte: C. M. T.
694. CONCERTOS DE NATAL PARA AMANHÃ E DEPOIS
Este fim-de-semana, poderá assistir a vários concertos e espectáculos natalícios, como por exemplo:
Sábado, 20 Dezembro, 18h00, Auditório Lopes-Graça, sede da Canto firme de Tomar:
CLARINETÍSSIMO ENSEMBLE
Concerto integrado no Cantar Natal '08
Sábado, 20 Dezembro, 18h00, Cine-Teatro Paraíso:
PERCURSOS NAS ARTES
Espectáculo de música e dança da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.
Domingo, 21 Dezembro, 18h00, Cine-Teatro Paraíso:
CONCERTO DE NATAL
Com a Banda e Coro Misto da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.
Sábado, 20 Dezembro, 18h00, Auditório Lopes-Graça, sede da Canto firme de Tomar:
CLARINETÍSSIMO ENSEMBLE
Concerto integrado no Cantar Natal '08
Sábado, 20 Dezembro, 18h00, Cine-Teatro Paraíso:
PERCURSOS NAS ARTES
Espectáculo de música e dança da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.
Domingo, 21 Dezembro, 18h00, Cine-Teatro Paraíso:
CONCERTO DE NATAL
Com a Banda e Coro Misto da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.
(Foto)
(Fonte)
693. HISTÓRIA CONCISA DO AQUEDUTO (9)
O aqueduto pode actualmente ser percorrido a pé ao longo da sua parte superior, pois existe uma plataforma que acompanha a caleira de água. Este percurso constitui uma experiência única, dado que os outros aquedutos portugueses não podem ser percorridos livremente. Note-se, porém, que as condições de segurança não são as melhores: numa parte do percurso não existe qualquer protecção lateral e não existem quaisquer avisos quanto aos riscos inerentes, pelo que quem sofra de vertigens não deverá arriscar esta travessia.
(Foto)
Etiquetas:
História Concisa do Aqueduto de Pegões
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
692. MEMÓRIA BLOGUEIRA
Leonel Vicente, blogger de sete vidas, teclador dos sete instrumentos e ademais tomarense em exercício, está a publicar no seu Memória Virtual a história da blogosfera em 2008. Como já fez em anos passados idênticos anuários. Vale a pena ir até lá e ver como respiraram os blogues ete ano que está a findar. É um excelente trabalho pelo qual o Nabantia felicita o seu autor.
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
691. PARCERIA IPT-CONVENTO
O Instituto Politécnico de Tomar vai desenvolver, com a INI-GraphicsNet, o projecto “Mil Anos de Sabedoria, da Idade Média ao Século XXI”, para aplicação de tecnologias de informação e comunicação e de realidade virtual no Convento de Cristo. O projecto, que prevê um investimento de 7,5 milhões de euros ao longo de cinco anos, desenvolve-se no âmbito do protocolo existente entre o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), segundo uma nota do IPT. O Centro de eLearning do IPT vai desenvolver o plano do projecto (incluindo a composição do consórcio para a sua implementação e o plano financeiro) com o IGESPAR e a INI-GraphicsNet, uma rede mundial de investigação ligada ao tratamento de informação gráfica criada pelo académico português José Luís Encarnação. Segundo o IPT, para a implementação e financiamento do projecto estão previstas parcerias com empresas, nacionais e estrangeiras, e outros estabelecimentos de ensino superiores.
Fonte: Lusa
689. BALANÇO DO QREN CENTRO
O gestor executivo do Programa Operacional Regional do Centro assegurou hoje que a contratualização de 470 milhões de euros de verbas comunitárias para dez sub-regiões corresponde a “boa parte dos trabalhos” dos municípios para o Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
“Não são a resposta total mas são uma boa parte dos trabalhos que as câmaras prevêem vir a fazer durante o próximo quadro nas áreas da coesão e da competitividade, associadas em parte à área do ambiente”, disse à Agência Lusa António Paiva, em Tomar, à margem do balanço global do primeiro ano do QREN e do programa Mais Centro.
Admitindo que “ainda não haja razão para que todos estejam satisfeitos, porque ainda não existem os financiamentos para a resposta adequada”, o responsável elogiou a oportunidade de “por as regiões a falar umas com as outras” para a definição de projectos candidatáveis ao QREN.
Neste sentido, foram hoje contratualizados cerca de 470 milhões de euros com as 12 associações de municípios abrangidos pelo Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro, sendo que Médio Tejo juntou-se ao Pinhal Interior Sul e Cova da Beira com Beira Interior Norte.
O Oeste, com cerca de 80,5 milhões de euros, foi a região com o montante mais elevado, seguida do Baixo Mondego, que contratualizou cerca de 71,5 milhões de euros (ME) de candidaturas a seis eixos do FEDER (competitividade, inovação e conhecimento, desenvolvimento das cidades e dos sistemas urbanos, consolidação e qualificação dos espaços sub-regionais, protecção e valorização ambiental, governação e capacitação institucional e assistência técnica).
Foram também contratualizadas verbas para as associações de municípios de Dão-Lafões (65 ME), Médio Tejo e Pinhal Sul (63 ME), Baixo Vouga (60,8 ME), Comurbeiras (39,4 ME), Pinhal Litoral (36,4 ME), Pinhal Interior Norte (27,4 ME), Beira Interior Sul (17,9 ME) e Serra da Estrela (13 ME).
Segundo António Paiva, o eixo de consolidação e qualificação dos espaços sub-regionais contempla projectos de “equipamentos desportivos, culturais e escolas” coesão, a rubrica referente a competitividade, inovação e conhecimento, desenvolvimento das cidades e dos sistemas urbanos prevê investimentos na “infra-estruturação de zonas industriais, nalguns casos novas ou outras existentes”.
Já no campo da protecção e valorização ambiental, as verbas contratualizadas destinam-se a intervenções “ciclo urbano da água, como redes de esgotos” mas, sobretudo, “margens de rios e ribeiras”.
“Esta contratualização era urgente porque coloca preto no branco o conforto de uma assinatura de um contrato formal que permite prever e planear os investimentos nos próximos anos”, explicou o responsável, salientando que “até agora isso estava por definir”.
António Paiva elogiou a “discriminação positiva” da distribuição de verbas, mediante a “população, área e o nível de riqueza que se encontra cada uma das sub-regiões” e o “diálogo entre os actores locais para a concretização de cada projecto”.
“Acho que está a começar a haver uma articulação. Podemos estar aqui perante o embrião da constituição de lugares de debate dos principais actores em cada uma destas sub-regiões”, sublinhou o responsável, enaltecendo a perspectiva de aumentar esta ligação “porque os financiamentos estão directamente associados às parcerias que se vão constituindo”.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Nuno Baleiras, também realçou o “apelo à mudança de paradigma de desenvolvimento, que o QREN pretende mobilizar”, juntamente com a “selectividade dos projectos” e a “discriminação positiva para a coesão, elevando a qualidade dos projectos apresentados”.
Tal como o secretário de Estado adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita, classificando a contratualização com as sub-regiões como “uma participação incomparavelmente mais responsabilizadora dos municípios”, através de uma “dimensão nova”, que leva à definição de “projectos estratégicos na lógica das associações de municípios”.
“Não são a resposta total mas são uma boa parte dos trabalhos que as câmaras prevêem vir a fazer durante o próximo quadro nas áreas da coesão e da competitividade, associadas em parte à área do ambiente”, disse à Agência Lusa António Paiva, em Tomar, à margem do balanço global do primeiro ano do QREN e do programa Mais Centro.
Admitindo que “ainda não haja razão para que todos estejam satisfeitos, porque ainda não existem os financiamentos para a resposta adequada”, o responsável elogiou a oportunidade de “por as regiões a falar umas com as outras” para a definição de projectos candidatáveis ao QREN.
Neste sentido, foram hoje contratualizados cerca de 470 milhões de euros com as 12 associações de municípios abrangidos pelo Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro, sendo que Médio Tejo juntou-se ao Pinhal Interior Sul e Cova da Beira com Beira Interior Norte.
O Oeste, com cerca de 80,5 milhões de euros, foi a região com o montante mais elevado, seguida do Baixo Mondego, que contratualizou cerca de 71,5 milhões de euros (ME) de candidaturas a seis eixos do FEDER (competitividade, inovação e conhecimento, desenvolvimento das cidades e dos sistemas urbanos, consolidação e qualificação dos espaços sub-regionais, protecção e valorização ambiental, governação e capacitação institucional e assistência técnica).
Foram também contratualizadas verbas para as associações de municípios de Dão-Lafões (65 ME), Médio Tejo e Pinhal Sul (63 ME), Baixo Vouga (60,8 ME), Comurbeiras (39,4 ME), Pinhal Litoral (36,4 ME), Pinhal Interior Norte (27,4 ME), Beira Interior Sul (17,9 ME) e Serra da Estrela (13 ME).
Segundo António Paiva, o eixo de consolidação e qualificação dos espaços sub-regionais contempla projectos de “equipamentos desportivos, culturais e escolas” coesão, a rubrica referente a competitividade, inovação e conhecimento, desenvolvimento das cidades e dos sistemas urbanos prevê investimentos na “infra-estruturação de zonas industriais, nalguns casos novas ou outras existentes”.
Já no campo da protecção e valorização ambiental, as verbas contratualizadas destinam-se a intervenções “ciclo urbano da água, como redes de esgotos” mas, sobretudo, “margens de rios e ribeiras”.
“Esta contratualização era urgente porque coloca preto no branco o conforto de uma assinatura de um contrato formal que permite prever e planear os investimentos nos próximos anos”, explicou o responsável, salientando que “até agora isso estava por definir”.
António Paiva elogiou a “discriminação positiva” da distribuição de verbas, mediante a “população, área e o nível de riqueza que se encontra cada uma das sub-regiões” e o “diálogo entre os actores locais para a concretização de cada projecto”.
“Acho que está a começar a haver uma articulação. Podemos estar aqui perante o embrião da constituição de lugares de debate dos principais actores em cada uma destas sub-regiões”, sublinhou o responsável, enaltecendo a perspectiva de aumentar esta ligação “porque os financiamentos estão directamente associados às parcerias que se vão constituindo”.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Nuno Baleiras, também realçou o “apelo à mudança de paradigma de desenvolvimento, que o QREN pretende mobilizar”, juntamente com a “selectividade dos projectos” e a “discriminação positiva para a coesão, elevando a qualidade dos projectos apresentados”.
Tal como o secretário de Estado adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita, classificando a contratualização com as sub-regiões como “uma participação incomparavelmente mais responsabilizadora dos municípios”, através de uma “dimensão nova”, que leva à definição de “projectos estratégicos na lógica das associações de municípios”.
Fonte: Lusa
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
688. TUT 2
"Os Transportes Urbanos de Tomar passam a dispor, a partir do corrente mês de Dezembro, de um novo circuito (a denominada “Linha 2″), com partida do terminal da Rodoviária, passando pela Cândido Madureira, subindo a Nortin de Matos até à escola Nuno Álvares, Complexo Desportivo, prosseguindo para o Hospital, subindo até à rotunda do RI15, descendo depois para o Politécnico, regressando pela Estrada da Serra, depois pelo Bairro da Caixa até ao Centro de Formação, Centro de Emprego, Mercado, Diamecom, finalizando novamente no terminal."
Informa Leonel Vicente, no Tomar.
(Foto)
687. SOL
Um frio ameno substituiu o gelo desta noite. Um Sol radioso substituiu as nuvens carregadas dos outros dias. A cidade de Tomar nestes dias fica ainda mais bonita.
686. HISTÓRIA CONCISA DO AQUEDUTO (8)
Atingindo a cerca do convento, o aqueduto ia desembocar num tanque de rega, junto ao qual foi colocada uma inscrição latina que se reporta à execução da obra. Em 1616, já com a direcção das obras entregue a Diogo Marques Lucas, a canalização do aqueduto foi prolongada para o edifício conventual, alcançando o lavatório dos dormitórios no ano seguinte, e chegando à fonte do claustro principal em 1619, data em que se concluiu a obra.
Etiquetas:
História Concisa do Aqueduto de Pegões
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
685. ACERTEI
Os outdoors misteriosos são do PS. Desejam-nos um feliz natal (assim mesmo com minúscula) e pedem-nos que celebremos o futuro. Seria pedir muito que não nos incomodassem e à paisagem urbana mais do que aquilo que é estritamente necessário devido ao resultados das eleições de 2005?
684. FEIRA DO LIVRO
Está a decorrer uma feira do livro na Biblioteca Municipal. O horário que consta da informação institucional é das 11 horas às 19.30 horas. Acabo de chegar, julgando que após o almoço poderia distrair-me um bocado do frio visitando a Feira. Mas não. As bancas estavam encerradas. Para a próxima, não custa nada prever na publicidade da Feira uma horita para almoço para os expositores. A verdade é que com este briol hoje já não me apanham lá.
683. OBRIGADO
Ao leitor Rui Ferreira, que em comentário à entrada anterior corrige uma incorrecção e esclarece o que são mães d'água.
Etiquetas:
História Concisa do Aqueduto de Pegões
682. HISTÓRIA CONCISA DO AQUEDUTO (7)
O aqueduto estende-se ao longo de cerca de 6 quilómetros, sendo composto por um total de 180 arcos de volta perfeita, que na zona de maior declive, sobre o vale de Pegões, assentam num conjunto de 16 arcos quebrados. Nas extremidades da estrutura foram edificadas duas mães d' água, rematadas exteriormente por cúpulas, e que no interior abobadado albergam uma larga bacia destinada à depuração das águas.
(Foto)
domingo, 14 de dezembro de 2008
681. VEM NO SAPATINHO
A ponte do Flecheiro, em Tomar, vai ser inaugurada e abre ao trânsito dia 23 de Dezembro. A garantia foi dada pelo Presidente da Câmara de Tomar a "O Templário". Vamos ver se é desta.
(Foto)
(Foto)
680. NÃO SEI QUE MAIS LASTIMAR
Não sei que mais lastimar: se a falta de civismo, se o mau tempo, se a falta de competência. Na Praceta Dr. Raul Lopes instalaram um arremedo de iluminações de Natal que consistem nuns fios iluminados pendentes com uma estrela também iluminada na ponta, mas que fica ao nível da cabeça do transeunte. Ora, constata-se que as estrelas estão obviamente a desaparecer e da cerca de meia dúzia instalada, restam e sabe-se lá por quanto tempo, duas. Não sei se o temporal é responsável pelo estrago. Não sei se algum transeunte mais desabonado achou que as estrelas ficavam bem lá em casa e levou algumas. O que sei é que não passa pela cabeça de ninguém instalar umas iluminações de Natal assim. Excepto em Tomar.
679. MOMENTO POÉTICO
A ponte é uma passagem,
Para a outra margem,
Desafio, pairando sobre o rio…
A ponte é uma miragem!
Para a outra margem,
Desafio, pairando sobre o rio…
A ponte é uma miragem!
Jafumega, anos 80
e
C. M. T. Século XXI
677. NOVA LIVRARIA
Vai abrir dentro dos próximos dias uma nova livraria em Tomar. Uma boa notícia. É a "Ao Pé das Letras", na Praça da República.
Fonte: O Templário.
sábado, 13 de dezembro de 2008
676. 13 DE DEZEMBRO DE 1521
Morre o rei D. Manuel I, que ficou indissoluvelmente ligado à vida da cidade de Tomar, onde mandou construir um palácio que é hoje a sede do município, na Praça da República.
675. QUINTA DO CONTADOR EM LEILÃO
Foi publicado no Jornal de Notícias de sábado, dia 6, o anúncio do leilão dos bens imóveis de António Seixas Carlos, proprietário da Quinta do Contador em Tomar. No processo de falência a correr no Tribunal de Abrantes, foram colocados à venda extra-judicial os bens arrolados a favor da massa insolvente.
Fonte: O Templário
Fonte: O Templário
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
674. MAIS DUAS PONTES
"Uma vez construída a ponte, deve avançar-se, sem mais delongas, para a construção da nova ponte (açude) do Padrão/S. Lourenço" (Ponte das Ferrarias), dando sequência à via de Cintura (criada na zona da Estação do Caminho de Ferro em direcção a Marmelais), a qual vai captar o trânsito provindo de sul, atrair o trânsito urbano de toda a área da Várzea Grande e, quiçá, mesmo o provindo da Levada e da R. Cândido Madureira, assim dotando a cidade de uma mais rápida entrada a sul para distribuir melhor o tráfego e descentrá-lo e irá ainda contribuir para o desenvolvimento e expansão da margem esquerda do Nabão. Por outro lado, é necessário abrir concurso público para a elaboração do projecto de uma nova ponte em Carvalhos de Figueiredo, já prevista no PDM, a qual integrará uma outra via estruturante exterior, para permitir mais eficazes, seguras e rápidas ligações à parte nascente/norte da cidade em direcção ao IC3 ou ao IC9, captando trânsito urbano e ainda e também de um projecto para um novo atravessamento do Nabão a norte, ligando a estrada do Prado à zona dos Bacelos/Choromela, permitindo as ligações inter-margens na zona nordeste e às circulares internas e externas de Marmelais, ao IC3 e IC9, aliviando o perímetro urbano (eixo Mouchão-Levada-Rotunda Alves Redol) e retirando o fluxo de trânsito na Ponte Nova."
João Henriques Simões, n' O Templário.
673. DA TENDA À CARAVANA
Os vereadores do grupo “Independentes por Tomar” (IpT) apresentaram na última reunião de câmara, realizada a 9 de Dezembro, uma proposta com vista à transformação do antigo Parque de Campismo da cidade, localizado junto ao Estádio Municipal, num parque para roulotes e auto-caravanas. A ideia da criação de um parqueamento para roulotes e caravanas já tinha sido proposta anteriormente por Carlos Silva, vereador do Partido Socialista (PS).
Fonte: O Mirante
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
672. PATRIMONARTE
Vai decorrer no próximo dia 13 de Dezembro, pelas 15h00, no CESPOGA, a Apresentação do PATRIMONARTE - Projecto de Sistema de Informação Aplicado ao Património e Arte. Esta acção tem como objectivo a apresentação de um sistema que pretende criar conteúdos no domínio da animação turística e cultural, da organização e gestão de eventos e a sua difusão em plataformas Web. O Projecto de Sistema de Informação Aplicado ao Património e Arte é um trabalho desenvolvido na ligação da descrição de conteúdos e sua aplicação em termos empresariais, educacionais e formativos (ex: criação de sistemas para visitas guiadas, produtos diversos comercializáveis; entre outros).
Etiquetas:
Agenda,
IPT,
Património,
Turismo cultural
671. ENCONTRO DE BLOGGERS TOMARENSES
Realiza-se na “Cidade Jardim”, Tomar o primeiro encontro de Blogues de Atletismo. A organização da primeira edição será do Tomar a corrida. Programa: das 9 às 10 h : recepção; 10.30 às 12.00h : caminhada e treino conjunto; 13.00h - almoço; 15.30h - caravana convívio – “Passeio pelos Monumentos de Tomar”; 17.00 – tea time.
670. 3,1%
A água vai aumentar 3,1% em Tomar. Mais do que o aumento previsto para a função pública que é de 2,1%, e com a expectativa de que em 2009 a inflação venha a ser inferior aos 3,1% previstos pelo INE.
Fonte: O Templário
(Foto)
669.TRIBUNAL MUDA-SE
As novas instalações do Tribunal de Trabalho de Tomar vão ser inauguradas na sexta-feira, dia 12, pelas 11 horas. A presidir à cerimónia vai estar o secretário de Estado da Justiça, Conde Rodrigues. O Tribunal de Trabalho passa a funcionar no 1.º andar do Palácio Alvaiázere, onde funcionam (no r/c) os registos civil e predial. Esta era uma ambição de há vários anos tanto de magistrados como de funcionários e utentes uma vez que até agora o Tribunal funcionou "num prédio edificado há mais de 80 anos para fins habitacionais, inadequada ao fim de serviço público e que não reúne o mínimo de condições funcionais, de conforto e de segurança". O texto é transcrito de uma proposta aprovada pela Assembleia Municipal há dois anos.
Fonte: O Templário
668. FECHADA
Continua a saga ponte do Flecheiro. O que terá falhado agora, quinze dias depois de O Templário anunciado a eventual abertura para a semana seguinte? Será um problema de lei nova exigir novas obras outra vez? Serão discussões de última hora com o empreiteiro sobre a qualidade de execução da obra? Será dificuldade de agenda de alguém que tem de ficar no boneco?
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
667. VISITAS À HISTÓRIA
À semelhança do ano transacto, as Áreas de Línguas e de História, da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Tomar, conceberam um ciclo de visitas guiadas a alguns monumentos icónicos da cidade de Tomar, usando para tal a língua inglesa. Esta iniciativa visa encorajar os alunos do Curso de Gestão Turística e Cultural a usar o dito idioma numa situação real de contacto com turistas estrangeiros. O Programa elaborado será o seguinte:
10 de Dezembro de 2008
14.10h – Sinagoga
15.00h – Igreja de Nossa Senhora da Graça
16.00h -- Igreja de Nossa Senhora da Conceição
17 de Dezembro de 2008
14.10h – Capela de St.ª Iria
15.00h – Edifício do Turismo
16.00h – Igreja de Nossa Senhora da Piedade
Escola Superior de Gestão de Tomar
Fonte: IPT
666. OS BLOGUES E O ENSINO
As escolas do ensino básico do concelho de Tomar parece que decidiram dar o exemplo e, pelo menos duas, abriram blogues de apoio ao ensino e à aprendizagem dos seus alunos. Aliam, assim, o ensino do que faz falta saber na vida à utilização das novas tecnologias e dos novos instrumentos de comunicação ao dispôr de todos no século XXI. E gratuitos, sem ser necessário pedir os cinco ou dez euros da praxe aos pais para suportar os custos das actividades. Não foi necessário nenhum Magalhães, nem nenhuma sessão de propaganda do Governo para isto acontecer. Apenas foi necessário uma coisa: iniciativa. Parabéns àss duas escolas que o fizeram. Já agora, é verdadeiramente lamentável que o IPT viva alheado desta realidade. É certo que o IPT tem um bom sítio, mas será que os professores e os alunos não têm pensamento, reflexão, coisas para dizer? É pena que quando visitamos A Família IPT verifiquemos que a dita família tenha acabado em Maio de 2006.
665. BLOGUES DE ESCOLAS
As escolas têm aprendido progressivamente a utilizar os blogues como meios de aprendizagem dos seus alunos. O Nabantia saúda os blogues da EB1 de Paialvo e o da EB1 de Curvaceiras.
(via Tomar, a Cidade)
664. HISTÓRIA CONCISA DO AQUEDUTO (6)
A traça do aqueduto foi executada em 1584 por Filippo Terzi, arquitecto-mor do Reino, iniciando-se a obra em 1593. Depois da morte do arquitecto, a direcção dos trabalhos de edificação passou para Pedro Fernandes de Torres. No entanto, a primeira fase dos trabalhos só seria concluída em 1614, data em que Filipe II veio a Portugal e inaugurou a obra, como indica a inscrição gravada no aqueduto.
Etiquetas:
História Concisa do Aqueduto de Pegões
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
663. HISTÓRIA CONCISA DO AQUEDUTO (5)
Durante a sua estadia em Portugal, depois de aclamado rei de Portugal nas cortes de Tomar de 1581, Filipe I decidiu ampliar o abastecimento de água do Convento de Cristo, verificando-se então a necessidade de construir um aqueduto, numa estrutura semelhante à dos que haviam sido edificados em Elvas e Évora, sendo o modelo repetido alguns anos depois no aqueduto de Vila do Conde, que abastecia o Convento de Santa Clara.
(Foto)
Etiquetas:
História Concisa do Aqueduto de Pegões
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
662. HISTÓRIA CONCISA DO AQUEDUTO (4)
O majestoso Aqueduto inicia o seu percurso de 6 Kms. no lugar de Pegões Altos, freguesia de Carregueiros, sendo constituído por um total de 180 arcos, formado em alguns troços por duas filas sobrepostas e termina na Cerca, num tanque de rega. A obra foi iniciada em 1593, altura em que foram compradas as fontes e os pinhais, no reinado de D. Filipe I sob a direcção de Filipe Terzi e foi concluída em 1614 por Pedro Fernandes de Torres. Em 1617 foi prolongado até ao Convento, chegando aos lavabos dos dormitórios. Em 1619 chegou ao Claustro de D. João III.
Etiquetas:
História Concisa do Aqueduto de Pegões
domingo, 7 de dezembro de 2008
661. A LER
A pedra oblíqua de Sta. Maria, n' Os Cavaleiros Guardiões de Sta. Maria do Olival.
Cuidado onde pões os pés!, no Sigillum Militum Christi.
O Parque Regional do Alto Nabão, I, II e III, no Rio Grande.
Cuidado onde pões os pés!, no Sigillum Militum Christi.
O Parque Regional do Alto Nabão, I, II e III, no Rio Grande.
660. PARABÉNS
O Luís Ribeiro está de parabéns. O seu renovado Tomar, a Cidade comemora hoje o primeiro aniversário. Blogue nabantio, sempre atento ao que se passa em Tomar, regularmente actualizado, dinâmico, informativo, é de leitura indispensável para quem quer saber o que se passa em Tomar e arredores. Parabéns e que conte muitos anos de vida.
659. PROPOSTA AUTÁRQUICA (4)
O Nabantia propõe que no Palácio Alvim, que vai ficar devoluto com a partida da PSP para as suas novas e merecidas instalações, seja instalado o futuro Museu Municipal de Tomar. Nesse Museu hão-de ocupar lugar de destaque os fundadores da cidade, os Templários. A sua localização é perfeita, tendo até em conta a requalificação que vai ser feita da zona em que o Palácio está inserido, perto do Largo do Pelourinho. Tomar, cidade das árvores, cidade do ambiente, cidade da história, cidade templária.
658. HISTÓRIA CONCISA DO AQUEDUTO (3)
O aqueduto do Convento de Cristo, ou dos Pegões, foi projectado no início do reinado de Filipe I com o objectivo de conduzir a água a partir de quatro nascentes diferentes, situadas nos arredores da cidade de Tomar, até ao convento. Desde a sua edificação, o Convento de Tomar tinha um elaborado sistema de abastecimento de água, formado por um conjunto de cisternas, abertas nos seus claustros, que eram alimentadas pelas águas das chuvas.
(Foto)
Etiquetas:
História Concisa do Aqueduto de Pegões
sábado, 6 de dezembro de 2008
657. BRUMAS
Chove intensamente. As folhas das das árvores estão alaranjadas, bizarramente belas. Ao fundo, lá no alto, o Castelo está envolto numa neblina que lhe confere imponência, sim, mas também mistério. De histórias que viu das suas ameias milenares e que nos tempos se foram esvaindo. Esperam a descoberta dos vindouros, como que brincando às escondidas com o tempo. O Convento guarda as memórias. Impossível não ir hoje lá acima e ver como a cidade vive cá em baixo, aparentemente indiferente ao seu passado. Viajaremos então no tempo, no meio de duas épocas, de muitas épocas, que o seu tempo fizeram o tempo que hoje somos. Mesmo que de vez em quando o esqueçamos. A memória é uma riqueza única, perceberemos então.
(Foto)
656. ORÇAMENTO PARA 2009
Os orçamentos das entidades públicas são a tradução dos programas e as contas de execução orçamental são a verdade dos orçamentos. Interessa por isso conhecer o orçamento da C. M. T. para 2009. Ora, em Tomar, o orçamento para 2009, prevendo um investimento global de 57 milhões de euros, foi aprovado esta semana pela maioria PSD e os votos contra da oposição. Para o presidente da autarquia, Corvelo de Sousa (PSD), as obras contempladas no orçamento representarão «uma viragem fundamental nas áreas da Educação e do Turismo» e uma aposta também nas acessibilidades, todas com projectos candidatados, e alguns já aprovados, ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Além dos Centros Escolares, com duas candidaturas já aprovadas, Corvêlo de Sousa refere a intervenção na estrada nacional 110 (ligação de Tomar aos nós do IC9 na Venda Nova e do IC3 no Moinho Novo) e o projecto, liderado por Tomar, que visa estabelecer o percurso turístico que liga as cidades com património mundial (Lisboa, Tomar, Alcobaça e Batalha). O Plano e o Orçamento para 2009 contemplam também o projecto que visa estabelecer uma ligação da cidade ao Convento de Cristo, incentivando os que visitam o monumento a descerem ao centro histórico. O vereador socialista justificou o seu voto contra «o maior orçamento dos últimos 30 anos» (mais 23 por cento que o de 2008) por «crescer» essencialmente à custa dos investimentos nos centros escolares (mais 9 milhões) e na recuperação da Mata dos Sete Montes e envolvente do Convento de Cristo (mais 3 milhões). O PS acusa a maioria social-democrata de «revolver constantemente a parte central da cidade, onde as obras adquirem maior visibilidade», sem contribuir «para o desenvolvimento da qualidade de vida dos tomarenses». Lamenta ainda que, apesar de ter sido recebido e de ter apresentado contributos, «nem um tenha sido introduzido no Plano de Investimentos» da autarquia, pelo que, conclui, o PSD «mais não fez que cumprir a formalidade da lei», que obriga a ouvir a oposição.
Fonte: Diário Digital.
655. AS MAIORES ÁRVORES DE NATAL
Uma árvore de Natal colocada numa antena de telecomunicações em Abrantes é a maior estrutura de rua para celebrar a época natalícia em Portugal, medindo 75 metros de altura. A funcionar desde 28 de Novembro e até 07 de Janeiro de 2009, a árvore situa-se no Alto de Santo António, é visível para quem circula na A 23, tem 60.000 lâmpadas aplicadas em 1.500 metros de tubo luminoso e o custo de energia eléctrica gasta durante os 39 dias cifra-se em 243,12 euros.
Fonte: Lusa
654. HISTÓRIA CONCISA DO AQUEDUTO (2)
"O aqueduto dos Pegões (e sua envolvente), a oeste do Convento, deveria ser de visita obrigatória. Não é mas certamente será, pese embora o pouco cuidado e manutenção duvidosas (as lixeiras mais ou menos ocultas incomodam...). Vale bem a visita ao longo daqueles milhares de metros...Único, no seu contexto. Único na sua beleza rural." (Desencantos)
O Aqueduto de Pegões situa-se no Vale de Pegões, na freguesia da Carregueira e está classificado como monumento nacional por Decreto de 16 de Junho de 1910, publicado no Diário do Governo nº 136, de 23 de Junho de 1910.
(Foto)
Etiquetas:
História Concisa do Aqueduto de Pegões
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
653. CANTAR NATAL
O programa de concertos de Natal que começou no pretérito dia 29 e se estende até 10 de Janeiro está aqui.
652. E AGORA?
E agora, o que fazer do Palácio Alvim? Instalar lá os serviços camarários dispersos pela cidade para poupar rendas? E por que não criar um Museu Templário?
Etiquetas:
Camara Municipal de Tomar,
Museus,
Palácio Alvim
651. COMO ESTÁ O PROCESSO?
Desde a década de 80 que a PSP de Tomar ocupa o antigo Palácio de Alvim, propriedade municipal, sem nunca ter pago um cêntimo de renda. Esta situação levou o município a interpôr uma acção judicial contra a força de segurança e contra o Governo. Alguém sabe em que estado se encontra o processo?
Etiquetas:
Camara Municipal de Tomar,
Processos judiciais,
Sociedade
650. ANO NOVO, VIDA NOVA
A PSP de Tomar muda de poiso já em Janeiro, do Palácio Alvim, na Rua Dr. Sousa, para as novas instalações da Rua D. Lopo Dias de Sousa, localizadas na parte nova da cidade. A mudança é feita para o edifício onde anteriormente funcionava o serviço anexo do Hospital de Tomar.
649. COLÉGIO PARA SEMPRE
Realizou-se no dia 1 de Dezembro, segunda-feira, o 29º encontro dos antigos alunos do Colégio Nuno Álvares. Satisfeito com a adesão de 250 participantes, Lucílio Fonseca, presidente da Associação, destacou o facto de se terem deslocado participantes residentes nos Estados Unidos, França, Bélgica, Açores e Madeira. O mais velho do encontro registava 87 anos e o mais novo 36.
Fonte: Cidade de Tomar
648. HISTÓRIA CONCISA DO AQUEDUTO (1)
Agora, que a Camara Municipal de Tomar deu luz verde a um promotor privado (chiu!... é segredo. Não se pode saber quem é....) para a construção de um empreendimento turístico na zona do aqueduto dos Pegões, os tomarenses voltam-se, de novo, para este componente monumental do complexo patrimonial do Convento de Cristo. Já aqui refreimos que não temos uma visão imobilista do património, bem pelo contrário. As pedras devem ser postas ao serviço da comunicação com as gerações vindouras, a quem devem passar o testemunho daquilo que representam. A economia, designadamente através do turismo, deve ser um instrumento activo e dinâmico dessa relação dos povos com a memória, mesmo que seja através do lazer e do entretenimento. Isto, claro, desde que não se ponham em causa os monumentos e que as intervenções valorizem e não degradem os espaços onde são implantadas. Parece-nos, assim, ser este o momento oportuno para mais uma série Nabantia, concretamente a "História Concisa do Aqueduto dos Pegões.
(Foto)
Etiquetas:
História Concisa do Aqueduto de Pegões
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
647. BLOGUE JANTA
Os Cavaleiros Guardiões de Santa Maria do Olival cujo blogue tem novo visual, bem bonito por sinal, têm marcado o seu jantar comemorativo do seu 2º aniversário para o próximo dia 6. Bom repasto medieval! E já agora o Nabantia felicita os Cavaleiros, que lhe têm proporcionado belas viagens medievas pela Tomar esquecida de antanho e tão mal preservada e valorizada pelos próprios tomarenses. Que continuem tão nobre quanto útil cavalgada por tempos imemoriais.
646. AS CRISES SUCESSIVAS
"Desde que me lembro que há sempre uma crise, há sempre alguma coisa responsável por isto não estar bem, porque isto nunca está bem e a culpa nunca é nossa. É sempre deles".
Carlos Carvalheiro, n' O Templário.
Carlos Carvalheiro, n' O Templário.
645. MARÉ DE LEITURA
Com este tempo apetece mesmo é estar em casa a ler um bom livro à lareira. Tomar parece estar em maré de livros. Depois do Mercado do Livro, que só termina no próximo dia 8, outra iniciativa se aproxima. De 09 a 18 de Dezembro, decorrerá na Biblioteca Municipal uma Feira do Livro, integrada nas actividades do Plano Nacional de Leitura. A feira contará com a participação das bibliotecas escolares do concelho e com as livrarias de Tomar.
644. DUETO
O Tomar, a Cidade passou a ser um bi-blogue, ou melhor, um blogue de duas pessoas. Seja bem vinda a nova blogger Lena Marques.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
643. RIO GRANDE
Rio Grande é um novo blogue nabantio, da autoria de Nuno Silva, que nasce com o timbre do rio Nabão. Que seja bem vindo e tenha muito sucesso é o que o Nabantia deseja. Já faz parte da lista dos blogues nabantios na coluna da direita.
(Via Tomar, a Cidade)
642. AINDA HÁ ESPERANÇA
O Governo dá sinais de recuar ao anunciar que vai rever a Portaria que desmembra o conjunto arquitectónico do Convento de Cristo em termos de tutela, estando a “equacionar a possibilidade” de o monumento “voltar a ser tratado de forma integrada, como um único conjunto monumental”.
641. PALPITE POLÍTICO
Já se vêem ao longo do IC 3, nas respectivas rotundas de acesso e já estão montados nas principais rotundas de Tomar. São os clássicos outdoors, que anunciam eleições no horizonte. A questão é: quem vai começar? O palpite é: o PS a preparar as eleições legislativas de 2009. Podia ser o PSD de Tomar que, como todos sabemos, é especialista em angariações de fundos para campanhas faustosas. Mas não nos cheira que seja o ainda partido maioritário da C. M. T. a preparar o arranque das eleições autárquicas. O PSD de Tomar anda demasiado preocupado com sondagens para pensar em outdoors. O PS, que está a ver a maioria absoluta esfumar-se por entre os dedos bem precisa da propaganda para tentar atenuar os malefícios do poder. Agora, meus senhores, atenção: é só para o ano..., tenham calma. É que não há marketing que valha quando o produto não é bom.
640. S. LOURENÇO
Em 2008 retomou-se em Tomar uma tradição que parecia ter caído no esquecimento. Na verdade, há 35 anos que não era celebrada missa campal por ocasião do 10 de Agosto junto à capela de S. Lourenço em Tomar. Este ano o Conselho Pastoral, dinamizado pelo sargento António Vasconcelos, em parceria com o Regimento de Infantaria 15 de Tomar, resolveu reatar a tradição um dia depois da data que assinala o martírio de S. Lourenço e em que se comemora a junção dos exércitos do Mestre de Avis e de D. Nuno Álvares Pereira, em 1385, antes de seguirem para a batalha de Aljubarrota. Na altura, este acontecimento passou algo despercebido, pelo que entendemos que se lhe deveria dar o devido realce. Um país de futuro é um país que celebra o seu passado.
Etiquetas:
Capela de S. Lourenço,
D. Nuno Álvares Pereira
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
639. A CIM JÁ TEM ESTATUTOS
A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo já tem os seus Estatutos publicados no Diário da República. Mas atenção: esta versão dos estatutos não é definitiva, já que a Assembleia da Comunidade aprovou alterações na última reunião, que ainda têm de ser confirmadas por cada uma das assembleias municipais e posteriormente publicadas no Diário da República.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
637. PSD EM CRISE
Parece que o PSD de Tomar está em estado catactónico. A sondagem não há meio de sair. Ou será que a sondagem não há meio de dar o resultado pretendido?
636. CASA LOPES GRAÇA
É inaugurada no próximo dia 12 de Dezembro a Casa Museu Lopes Graça. O programa completo é este.
Dia 12
21h30 - Cine-Teatro Paraíso: concerto de abertura
Dia 13
15h00 - Salão Nobre da Câmara Municipal: sessão solene
16h00 - Casa Memória Lopes-Graça: inauguração e abertura
17h00 - Lagares d’El Rei: lançamento da banda desenhada de Lopes-Graça e apresentação do CD “Danças e Rondas Infantis”
18h00 - Lagares d’El Rei: mini concerto “História, Historinha” por alunos da Escola de Música da Canto Firme
Dia 14
15h00 - Lagares d’El Rei: encontro de coros do concelho de Tomar Dias
Dias 15 e 16
Casa Memória Lopes-Graça: sessões pedagógicas para escolas do 1.º e 2.º ciclos
Dia 17
18h30 Casa Memória Lopes-Graça: sarau breves de Lopes-Graça.
Fonte: Cidade de Tomar
Dia 12
21h30 - Cine-Teatro Paraíso: concerto de abertura
Dia 13
15h00 - Salão Nobre da Câmara Municipal: sessão solene
16h00 - Casa Memória Lopes-Graça: inauguração e abertura
17h00 - Lagares d’El Rei: lançamento da banda desenhada de Lopes-Graça e apresentação do CD “Danças e Rondas Infantis”
18h00 - Lagares d’El Rei: mini concerto “História, Historinha” por alunos da Escola de Música da Canto Firme
Dia 14
15h00 - Lagares d’El Rei: encontro de coros do concelho de Tomar Dias
Dias 15 e 16
Casa Memória Lopes-Graça: sessões pedagógicas para escolas do 1.º e 2.º ciclos
Dia 17
18h30 Casa Memória Lopes-Graça: sarau breves de Lopes-Graça.
Fonte: Cidade de Tomar
Subscrever:
Mensagens (Atom)