sexta-feira, 17 de julho de 2009

1477. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (127)


A Câmara de Sintra quer transformar o concelho na Capital do Romantismo, apostando numa marca turística que agrega os vários promotores turísticos do município através da criação de uma plataforma de alojamento local. “É uma marca [de promoção turística] que tenta afirmar Sintra como capital do Romantismo. É uma marca agregadora e o que nós fizemos foi federar todas as pessoas e instituições ligadas ao turismo de Sintra, desde a hotelaria e a restauração ao turismo de habitação”, disse o presidente da câmara de Sintra, Fernando Seara. O autarca falava aos jornalistas durante a apresentação da marca "Sintra: Capital do Romantismo", que decorreu na Quinta da Regaleira. A marca de promoção turística assenta no conceito do Romantismo, uma identidade associada a Sintra, e que comporta a criação do site www.sintraromantica.net, com edição em três línguas – português, castelhano e inglês. “Esta bela Sintra acolheu aqui Almeida Garret, Eça de Queirós, Lord Byron, e outros grandes nomes da literatura e da música e queremos que seja uma referência”, adiantou. No âmbito deste novo programa de promoção são desenvolvidos projectos de animação turística como itinerários românticos e programas românticos, com o objectivo de potenciar a oferta turística e agregar os diversos promotores turísticos.

"Sintra: Capital do Romantismo" contempla ainda o site www.sintrainn.net, uma plataforma online onde serão reunidas e organizadas as ofertas de alojamento local da região, um projecto que surge de uma parceria com dezenas de pequenos promotores do concelho e que conta com o apoio da Associação de Turismo de Lisboa e do Turismo de Portugal. “É uma forma de identidade e de agregação. O que nós fizemos, através das novas realidades de turismo, foi arranjar uma referência e eu acho que o Romantismo está ligado a Sintra”, disse Fernando Seara, que aposta nesta "lógica federadora”. No âmbito deste novo programa de promoção são desenvolvidos projectos de animação turística como itinerários românticos e programas românticos, com o objectivo de potenciar a oferta e agregar os diversos promotores turísticos. O programa tem a duração de quatro anos, representa um investimento de 1,2 milhões de euros e resulta de um protocolo de cooperação entre o município de Sintra e a Associação de Turismo de Lisboa.

Fonte: Lusa.

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