sexta-feira, 17 de abril de 2009

1102. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (55)


A segunda fase do Museu da Ciência é a obra mais emblemática em curso enquadrada na candidatura da Universidade de Coimbra (UC) a Património da Humanidade, cujo projecto será divulgado sábado. A Universidade de Coimbra vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com o seminário “O Património Como Oportunidade e Desígnio: Ciência, Sociedade e Cultura”, apoiado pela Comissão Nacional da UNESCO, e aproveita para divulgar o seu grande projecto museológico. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra foi inaugurado há dois anos e meio a partir da reconversão do Laboratorio Chimico, mas a segunda fase, já em concurso para a escolha da equipa de arquitectura, estará pronta em 2013 e reunirá as colecções científicas e o espólio disperso pela instituição.

Se a primeira fase, no Laboratorio Chimico, compreende uma área de 1.000 metros quadrados e um acervo de 200 peças, a segunda fase irá ocupar 13 mil metros quadrados do antigo Colégio de Jesus, e um acervo de 250 mil objectos já inventariadas. A segunda fase visa juntar todas a colecções científicas da UC, da Física, Antropologia, Química, Astronomia, História Natural, Botânica, Zoologia, Mineralogia, Medicina, Farmácia e Etnográficas, bem como o acervo de instrumentos científico-tecnológicos, da Faculdade de Psicologia e do Instituto Geofísico, entre outros. “Há algumas coisas em Coimbra que são absolutamente singulares no mundo. Vamos dar ênfase àquilo que singulariza Coimbra no mundo”, revelou à Lusa Paulo Gama Mota, director do museu, acrescentando que nelas se incluem “as colecções da génese do ensino das ciências de uma forma moderna em Portugal, que têm a ver com reforma pombalina, com a reforma do século XVIII da UC, e a instalação da faculdade de filosofia natural”. Dessa visão iluminista das ciências, “Coimbra tem a particularidade de possuir muitos objectos e de ter também os edifícios, nomeadamente o Laboratorio Chimico, que foram construídos ou remodelados para a ciência dessa época”.

“Temos todas as condições para que seja um centro de grande atracção museológica, não só nacional como também internacional”, com 100 mil visitantes por ano, salientou o seu director, frisando que também é essa a opinião dos consultores estrangeiros que acompanham o projecto, de museus de França, Inglaterra e EUA. No âmbito da requalificação do património da Universidade e da preparação da candidatura se insere igualmente a reabilitação do degradado Colégio da Trindade parta alojar o futuro Tribunal Universitário Judicial Europeu (TUJE), um projecto inovador que envolve o Ministério da Justiça. É considerado um “tribunal-âncora para o ensino do direito e formação de profissionais do foro, para a observação da justiça e para a procura de experiências que contribuam para a melhoria dos serviços judiciais em Portugal. O TUJE terá juízes como qualquer outro tribunal, enquadrando-se no sistema judiciário como tribunal de primeira instância, com juízos cíveis e criminais, mas com a particularidade de procurar aproximar a justiça do ensino e da prática judicial real. A reconversão da antiga Casa dos Melos, onde tem funcionado a Faculdade de Farmácia, para Biblioteca da Faculdade de Direito de Coimbra, em resultado de uma projecto do arquitecto Siza Vieira, é outra das intervenções patrimoniais já em curso. A biblioteca daquela faculdade, criada em 1911, abarca um riquíssimo espólio e já foi considerada a quinta melhor biblioteca jurídica do mundo.

Além de fundos bibliográficos gerais, abarca as bibliotecas que pertenceram a grandes mestres do direito, como Alberto dos Reis, Beleza dos Santos, Paulo Merêa, Eduardo Correia, Ferrer Correia e Orlando de Carvalho, ocupando actualmente 7.000 metros de prateleiras.
A reabilitação do Paço das Escolas, do exterior da Biblioteca Joanina, da Torre da Universidade, da Rua Larga, do Colégio das Artes, são outras intervenções em curso, ou a lançar em breve, a que se associam as de requalificação do auditório da reitoria, da Faculdade de Medicina e a construção de um silo subterrâneo, para libertar dos automóveis a zona histórica do Pólo I da Universidade. A candidatura da Universidade a Património da Humanidade pela UNESCO encontra-se em fase avançada de preparação, e deverá ser formalizada no final do corrente ano.

Fonte: Lusa.

Sem comentários: