quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

944. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (29)

A Junta de Freguesia de Fernão Joanes, Guarda, candidatou ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) o projecto de recuperação, para fins culturais e turísticos, de um aglomerado de 105 casas em granito, onde apenas vivem animais. O presidente da Junta, Daniel Vendeiro, disse que o 'sítio das Eiras' é «uma aldeia de animais», que segundo especialistas «é única no país e na Europa». As cortes destinadas aos animais, onde pernoitam os poucos rebanhos de ovelhas da Freguesia, também acolhem galinhas, porcos, burros, cavalos, entre outros animais domésticos. «Isto aqui é só destinado aos animais e ao palheiro, é onde guardamos o feno e a palha para alimentarmos os animais nos dias de Inverno» , contou o habitante Manuel Fonseca, que abriga galinhas e ovelhas num dos edifícios. Muitas das casas já não guardam animais, «devido ao desinteresse dos jovens pelas actividades tradicionais», referiu Daniel Vendeiro, para justificar a intenção da Junta de Freguesia em recuperar algumas das construções existentes. O projecto de recuperação das ´Eiras` pretende «dar mais vida ao local», adiantou, referindo que o investimento previsto ronda os 500 mil euros.

A criação de um museu dedicado ao pastor, um restaurante, espaços para ateliers de pintura, residências para artistas e uma unidade de recepção para venda de produtos artesanais, aluguer de bicicletas e de burros para passeios «tudo isso está incluído nesse projecto», segundo Daniel Vendeiro. O espaço já recebeu festivais da transumância (actividade outrora praticada pelos pastores de Fernão Joanes que no inverno deslocavam os rebanhos para Idanha-a-Nova, regressando na primavera) organizados pela Junta de Freguesia, e nesse âmbito, foram feitas instalações artísticas por alunos da Escola Soares dos Reis, do Porto. «Foram colocadas 22 esculturas em ferro, de animais e de actividades ligadas à pastorícia» , recorda. Foi no âmbito desta actividade que a arquitecta Fernanda Lage elaborou o projecto de recuperação do espaço para que o mesmo possa ter «um bocado mais de vida», disse o autarca. A Junta de Freguesia acarinhou a ideia porque pretende «atrair visitantes e criar novos postos de trabalho», justificou.
«Dinamizando esta pequena aldeia de animais, o concelho da Guarda e a nossa Freguesia irão beneficiar» , concluiu Daniel Vendeiro. Dois habitantes da aldeia que possuem edifícios no sítio das ´Eiras` disseram à Lusa que concordam com a iniciativa da autarquia. «Eu acho que é bem, porque a malta nova deixa cair tudo e, quando os velhos morrerem, os mais novos não sabem cuidar das coisas» , declarou Manuel Fonseca, 59 anos.
Com a recuperação e revitalização daquele local, Frutuoso Carvalho, 53 anos, admite que «vêm mais pessoas e a aldeia progride». «Acho bem, porque pode trazer mais gente à Freguesia» , rematou. A Freguesia de Fernão Joanes dista cerca de duas dezenas de quilómetros da cidade da Guarda e situa-se na área do Parque Natural da Serra da Estrela.

Fonte: Lusa

1 comentário:

Anónimo disse...

Brilhante iniciativa ;)
Visitem:
http://bloteigas.blogspot.com/