terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

892. CARNAVAIS


Confesso antecipadamente: não gosto por aí além do Carnaval. Aliás, em rigor comunico que estou literalmente farto de carnavais. Além disso, tenho igualmente de confessar que acho particularmente deprimente a réplica de desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro que se fazem por cá. Anafadas jovens semi-nuas bamboleando-se a um ritmo desfasado de tudo, sob a vigilância de uns inexplicáveis mirones, certamente fartos de centros comerciais ou fartos simplesmente do dia-a-dia que contemplam sem razão aparente, muitas vezes à chuva (no Rio de Janeiro estamos no pino do Verão...) tais desfiles horripilantes. É por isso que não me entusiasmo com esta notícia e com este programa, ao qual a Camara Municipal decidiu atribuir um subsídio de 15.000,00 (quinze mil euros, três mil contos no escudo de boa memória), ao mesmo tempo que anunciou medidas contra a crise... enfim, critérios. Trata-se apenas de uma questão de gosto e avanço que nada tenho contra quem decide divertir-se desta maneira. Liberal me reconheço na escolha dos menús dos divertimentos com que cada qual decide gastar o seu tempo. Mas como estou sempre disposto a aprender e tenho a suficiente abertura de espírito para experiências novas, tenho de registar uma inovação histórica nos programas carnavalescos. Verifico espantado, que do Programa do carnaval de Tomar para 2009 faz parte o seguinte item:

Sábado, dia 20:
20:00 Ecran gigante Sporting/Benfica – Pavilhão Municipal

Já me tinha constado que o futebol português é um dos maiores carnavais que se organizam no mundo inteiro, como aliás Pedro Henriques e Pedro Proença poderão testemunhar. Agora, fazer programas de carnavais com jogos de futebol da Superliga já me parece uma pobreza franciscana lamentável. Podiam ter dilatado o programa e transmitir, em sessões contínuas, os jogos todos da jornada. Assim, sempre se mantinha o povo entretido mais umas horas de borla e ainda dava para abater uma parcela do subsídio camarário, que poderia ser utilizado, por exemplo, não sei, é apenas uma ideia, em devolver iluminação pública ao quarteirão da R. Manoel de Matos que confina com a Praceta Dr. Raul Lopes. Ou então em apoio a algumas famílias mais carenciadas, já que a Camara descobriu a crise o mês passado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Diverti-me à brava a ler este texto. Excelente!
Ainda bem que exite o Nabantia que nos proporciona estes momentos irónicos, mas de grande reflexão que nos faz pensar de uma forma divertida!

Isabel Miliciano