quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

811. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (10)



Já foi sede do Episcopado do Algarve, mas agora um simples dia de chuva pode comprometer uma missa. O tecto da Sé de Silves ameaça ruir, mas as desejadas obras de recuperação teimam em não se concretizar. Há cerca de quatro anos que a catedral - uma das mais antigas do Algarve e a única a ser construída de raiz para esse fim -, começou a dar sinais de degradação, quando uma trave de madeira caiu em plena missa.

O risco de derrocada é assumido pela paróquia e pela Câmara de Silves, que temem pela segurança de quem vai à catedral, onde já praticamente nem se realizam casamentos, por falta de condições. Quando começaram a surgir os problemas, a paróquia decidiu restringir o livre acesso a algumas áreas da Sé, sobretudo na zona onde o tecto é de madeira, com receio de que algum devoto ou turista possa vir a ser atingido.

Um dos únicos locais "livres de perigo" é o presbitério, um corredor lateral cuja cobertura é de pedra e não de madeira, pois o principal problema é o mau estado do tecto de madeira, que apodreceu e ameaça ruir. "É uma má imagem para o turismo do Algarve", resume Isabel Soares, presidente da Câmara de Silves, que tem alertado várias entidades para a urgência em promover obras de recuperação na Sé, até o Presidente da República.

Em declarações à Lusa, a autarca lembrou que Silves é o segundo local mais visitado no Algarve pelos turistas, depois da Fortaleza de Sagres, sendo a Sé e o Castelo os principais trunfos turísticos de uma cidade sem praia. "O castelo recebe cerca de 250 mil visitantes por ano, o que significa que a Sé é visitada pelo mesmo número de pessoas", refere, lamentando que seja quase deixado "ao abandono" um monumento daquela imponência.
O Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) de Faro chegou a elaborar em 2006 um relatório que apontava para a necessidade de uma intervenção urgente na catedral e estimava em 370 mil euros os custos das obras. Contudo, até agora, não há qualquer tipo de intervenção prevista, apesar dos esforços da autarquia, do padre e da própria comunidade, que já se uniu para angariar dinheiro para a recuperação.

O processo de recuperação da Sé de Silves está a ser liderado pela Direcção Regional de Cultura do Algarve, mas segundo Isabel Soares, tanto quanto se sabe "ainda nada está a ser feito" para que o monumento seja recuperado. "Consta que a Caixa Geral de Depósitos manifestou a possibilidade de afectação de uma verba", revelou a presidente da autarquia, que diz que a Câmara também vai atribuir uma verba de 40 mil euros. Em declarações à Lusa, o delegado regional da Cultura no Algarve, Gonçalo Couceiro, disse preferir aguardar que haja alguma decisão final sobre a atribuição de verbas para a obra para se pronunciar.

Fonte: Lusa

Sem comentários: