quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

792. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (6)

A Câmara Municipal de Sernancelhe lança no próximo, sábado, o primeiro número da revista literária "Aquilino", que pretende ser um estímulo à leitura das obras do escritor natural do concelho. Aquilino Ribeiro - autor de obras como "Quando os lobos uivam", "Terras do Demo", "A casa grande de Romarigães" ou "O Malhadinhas" - nasceu em 1885, em Carregal, Sernancelhe. O vice-presidente da Câmara de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, lembrou que "a autarquia sempre teve a preocupação de não deixar esquecer Aquilino Ribeiro", tendo-lhe dedicado várias iniciativas. Ainda no ano passado, o município atribuiu o nome do "Mestre" e de uma das suas obras ("Arca de Noé") a duas salas da Biblioteca Municipal. "Mas o facto de agora o escritor figurar junto de outras grandes personalidades do nosso país (após a trasladação dos seus restos mortais para o Panteão Nacional) é um acréscimo de responsabilidade para a autarquia", justificou.

Neste âmbito, a Câmara decidiu criar a revista literária, que terá uma periodicidade anual e tiragem de mil exemplares. "É uma revista com cerca de 180 páginas, de fácil leitura, com muitas imagens. Não queremos que seja maçuda, mas atraente e de aspecto moderno", frisou Carlos Silva Santiago. O autarca adiantou que a revista "tem alguns inéditos de Aquilino, histórias interessantes da sua vida e também artigos de opinião" e mostrou-se esperançado que seja um contributo para reafirmar a necessidade de fazer regressar as obras do escritor ao lugar que perderam nos manuais escolares.

O primeiro número da revista conta com a colaboração de Aquilino Ribeiro Machado, filho do escritor, de Serafina Martins, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de António Manuel Ferreira, da Universidade de Aveiro, e de Miguel Alves, director do Estabelecimento Prisional de Viseu, entre outros, cuja presença é esperada na cerimónia de lançamento. Carlos Silva Santiago garantiu que a nova revista "não pretende ser concorrente" de outras publicações já existentes, como os "Cadernos Aquilinianos" do Centro de Estudos Aquilino Ribeiro do pólo de Viseu da Universidade Católica, "Letras Aquilinianas" da Confraria Aquiliniana ou o boletim da Fundação Aquilino Ribeiro, de Soutosa, Moimenta da Beira. "Quantos mais documentos e mais informação forem divulgados melhor. Quanto mais gente se envolver à volta da vida e obra de Aquilino Ribeiro melhor", sublinhou. O lançamento da revista decorrerá na Biblioteca Municipal, constando do programa um "lanche aquiliniano", onde não faltarão alguns dos produtos típicos da gastronomia da região, que Aquilino tinha por hábito abordar nas suas obras, nomeadamente "Terras do Demo". Segundo o autarca, a revista "Aquilino" será uma espécie de "embrião" para outras iniciativas pensadas pela autarquia, como a criação de um prémio literário dedicado ao escritor.
Fonte: Lusa

Sem comentários: