terça-feira, 13 de janeiro de 2009

781. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (4)

A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, inaugurou há dias, os lavadouros públicos dos Pinheiros, em Vendas de Azeitão, após obras de recuperação daquele património que custaram “cerca de 15.000 euros”. “Não há máquinas de lavar que substituam esta identidade, esta memória que fica aqui e que faz parte da história deste concelho”, disse a autarca na inauguração daquele equipamento, que foi requalificado com a ajuda de empresas locais.

Virgínia Pato, uma septuagenária residente nos Pinheiros, é uma das mulheres que ainda utilizam o lavadouro público e que promete voltar a frequentar aquele espaço. “As pessoas ainda vêm lavar uma peça de roupa, uns cortinados, que não se podem meter na máquina, um cobertor que é grande. Dá-nos muito jeito este lavadouro público”, disse Virgínia Pato, a única utilizadora do lavadouro que marcou presença na cerimónia. “Antigamente estes lavadouros estavam sempre cheios de gente. Era uma alegria. É por isso que estou muito contente com a recuperação deste equipamento”, acrescentou Virgínia Pato.

Satisfeita estava também a presidente da Junta de Freguesia de São Simão, Celestina Neves, que salientou o facto de a recuperação dos antigos lavadouros públicos ter partido da sociedade civil. “Foi um grupo de pessoas dos Pinheiros que se disponibilizou para recuperar as antigas minas, de onde vem a água que abastece os lavadouros e os chafariz que estão aqui mesmo à nossa frente”, disse Celestina Neves. “Com o apoio de algumas empresas, que disponibilizaram materiais, foi possível fazer a recuperação deste património local”, frisou a autarca setubalense.

Fonte: Lusa

Sem comentários: