sábado, 3 de janeiro de 2009

738. PALAVRAS PARA QUÊ?


"Um terço do património UNESCO em Portugal em risco de derrocada" é o principal título de primeira página do semanário Expresso deste sábado, dia 3. A imagem da capa é uma foto de um dos claustros do Convento de Cristo em que se vê o tecto do corredor escorado com traves. Sobre o estado de degradação do Convento de Cristo refere-se, para além do "risco de derrocada" de algumas zonas, as "infiltrações de água", os "líquenes que escondem a janela do capítulo", as "ruínas do castelo", o "hospital militar devoluto" e os "claustros seguros por traves frágeis". Na peça assinada pela jornalista Alexandre Carita, escreve-se que ao percorrer o Convento de Cristo "a realidade afigura-se monstruosa". Mais à frente são apresentados outros exemplos de degradação do património no país: Mosteiros da Batalha e de Alcobaça, Sé de Lisboa, Centros Históricos do Porto e de Évora. No caso do Convento de Cristo refere-se como positivo apenas a recuperação da Charola através do mecenato da Cimpor.

Palavras para quê? Sem mais comentários.

Leitura Complementar: O Convento de Cristo está a cair?, no Tomar a Dianteira.

(Actualizado)

4 comentários:

Rui Ferreira disse...

O Expresso precisa de vender, é a crise.

Qualquer dia vamos ver umas garotas de biquini na página 3 do Expresso, vamos, vamos!

MP disse...

Há alguns comentários que podem ser acrescentados:

Para além do Mecenato (que infelizmente continua a ser uma vaga imagem ...), há Voluntariado, essa figura tão pouco querida das autoridades.

Apostem no voluntariado, e veram as incríveis possibilidades e resultados que daí podem advir; muitos dos voluntários saberam muito mais que todos os pseudo arquitectos, restauradores e outros que tais! É que, aqueles que se voluntariarem, já lá estiveram, participaram naquela altura da construção ... têm o conhecimento em si (muitos nem sabem que sabem!! ... É um incrível Mundo Novo.).

MP disse...

Só mais uma coisa

Pelo Amor de Deus:
NÃO USEM CIMENTO NA PEDRA.
O cimento destrói a pedra; envenena-a.
Fungos, bolores, etc, etc

Agradecida

Anónimo disse...

Depois dos comentários de Corvelo de Sousa a dizer que a desgraça de Tomar era devida à "Ordem de Cristo" e aos "Templários", não me admiro nada que o convento caia. É que segundo os admiradores do exóterismo, os cavaleiros tinham poderes sobrenaturais e são capazes de não gostar. Não se admirem se um dia destes o D. Gualdim descer do pedestal e pregar uma valente carga de porrada nesse e outros senhores.
Afinal quem foram os fundadores da cidade?
Maria