sexta-feira, 24 de outubro de 2008

542. SALDANHA ROCHA DEFENDE-SE

O presidente da Câmara de Mação (PSD) manifestou-se hoje não ter “nada a esconder” afirmando-se ”totalmente disponível para colaborar em qualquer tipo de investigação”, reagindo a um requerimento entregue no Parlamento solicitando averiguações à actividade empresarial do autarca.
O requerimento, subscrito por quatro deputados do PS eleitos por Santarém, entre eles o porta-voz do partido, Vitalino Canas, refere que "nos últimos tempos" há "sinais de crescente estupefacção em relação a iniciativas de investimento comercial em diversas áreas por parte do presidente da Câmara Municipal de Mação".
"Circulam alegações de eventual ilícito criminal baseado no conhecimento antecipado de informação privilegiada e de um comportamento ético reprovável no que à capacidade de livre e equitativa iniciativa empresarial por parte dos munícipes diz respeito", refere este grupo de deputados socialistas. Ainda de acordo com os quatro deputados do PS eleitos por Santarém, há rumores de que "para licenciamentos municipais, quer do próprio [presidente da Câmara], quer de familiares seus, estes vêm conhecendo prazos de aprovação bem mais céleres do que os demais em aprovação pelo município".
"Em particular no último mês, o autarca em causa, que se assumiu em todas as notícias como autarca/empresário, promoveu uma investida editorial por vários órgãos da comunicação social local e regional, com vista a promover o seu mais recente investimento: uma loja, a que deu o nome de AroMação, a qual se destina, segundo afirma, 'a ajudar a promover, divulgar e vender aromas e sabores' da região", salientam os quatro deputados do PS.
Em resposta a este requerimento, Saldanha Rocha disse hoje à Agência Lusa que “todos os investimentos da família tentam gerar mais desenvolvimento para esta terra e criam postos de trabalho ao contrário de pessoas ligadas ao PS que cá vêm buscar o que não lhes pertence ou tocar música celestial”. “Não tenho problemas de enriquecimento rápido ou ilícito ao contrário do Dr. Vitalino Canas que tem tido problemas com a Comissáo de Ética”, afirmou. Segundo disse Saldanha Rocha, “enganam-se os senhores deputados quando pedem ao governo para investigar".
"Isso era no tempo da ditadura, um tempo que estes indivíduos tanto criticavam mas que parecem ter tanta habilidade para o praticar. Porque não dirigiram os senhores deputados estas suspeitas que presumem fundamentadas a quem de direito?", questiona.
“Hoje em democracia quem investiga é a PGR e eu estou totalmente disponível para colaborar em qualquer tipo de investigação. Sendo certo que também analisarei a possibilidade de eventual participação criminal contra estes senhores esperando que os mesmos não se escondam na conveniente imunidade parlamentar”, afirmou.
Saldanha Rocha classificou este requerimento como "uma estúpida e miserável posição política de deputados que não conhecem o distrito que os elegeu e nomeadamente a credibilidade pessoal que tenho no meu concelho”. Saldanha Rocha disse que, “apesar da politica do ‘bota-abaixo”, vai “continuar a trabalhar e a investir, preocupado e empenhado em trazer mais pessoas e empresas para Mação, que confiram ao município mais qualidade de vida através do desenvolvimento social e económico”. “Tanto assim é que dia 1 de Novembro vou inaugurar mais um espaço comercial no centro histórico de Mação, na vertente dos têxteis e decoração para o lar, que dará pelo nome de ArruMação”, afirmou.
Fonte: Lusa

Sem comentários: