quarta-feira, 22 de outubro de 2008

535. SENTIDO DE OPORTUNIDADE


Retido em casa, tenho assistido do alto de um privilegiado segundo andar a um espectáculo caricato. Circula uma ventania redemoinhante por Tomar afora. Pois foi hoje justamente o dia em que alguém com poder decidiu mandar limpar o jardim da Praceta Raul Lopes da folhagem que há semanas forra a relva, desde que o Outono descarregou a sua ira. Então lá andaram alguns funcionários, não sei se da Camara se de alguma empresa, a varrer as folhas para um lado e elas a acairem incessantemente por outro. Ainda pensei: isto é para alguma série de televisão. Aguardei para ver se aparecia Mr. Bean ou os Monty Phyton e a respectiva camara de flmar. Não apareceu ninguém. O jardim está, enfim, tratado. E o chão, melancolicamente recoberto de folhas. A isto chama-se sentido de oportunidade.

1 comentário:

Unknown disse...

Lembro-me de que há uns anos vinha de Ourém e precisei de qualquer coisa dos Correios e parei naquele parque fronteiro. Usando uma expressão popular "chovia que deus a dava"!
Reparei que estava um jardineiro, rapaz conhecido meu, por sinal, abrigado da copiosa chuva debaixo da copa de uma árvore de grande porte e, lembro-me como se hoje fosse, continuava impávido e sereno a regar.