quarta-feira, 1 de outubro de 2008

501. FEIRA DE STA. IRIA COM NOVIDADES


Tomar, de 17 a 26 de Outubro

Feira de Santa Iria regressa com muitas novidades


Trezentos e oitenta e dois anos de história da Feira de Santa Iria de Tomar voltam a cumprir-se este ano a meados de Outubro, entre os dias 17 e 26. A tradição mantém-se, mas a Feira surge renovada por algumas novidades - a Feira das Passas passa a realizar-se na principal praça da cidade; a Praça de Touros retoma a realização de uma tourada; e na zona dos divertimentos vai ser instalada a maior Roda Gigante a funcionar em Portugal. Bons motivos para não perder uma semana de diversão “intensa” em Tomar.


Aproxima-se um tempo de nostalgia tomarense, pelo cheiro doce das castanhas assadas, pela adrenalina dos carrosséis, pela agitação dos vendedores, pela excitação dos concertos nocturnos, vividos ao ar livre e enregelados pelos primeiros frios do Outono… Aproxima-se mais uma realização das Feira de Santa Iria e Feira das Passas, entre 17 e 26 de Outubro, e, por isso, a cidade já fervilha com os trabalhos de preparação para o grande momento. O certame realiza-se há 382 anos por ordem do Rei D. Filipe III de Portugal (1626), o que faz dele um dos mais antigos ainda a ser cumprido no nosso país. Mas apesar da antiguidade, a Comissão Organizadora da Feira de Santa Iria vai implementar algumas alterações na edição deste ano.


Feira das Passas desloca-se para a Praça da República


As novidades são muitas, mas o grande destaque vai para a transferência da Feira das Passas, que abandona a Rua dos Arcos (onde sempre foi realizada) e desloca-se para um espaço de excelência, a Praça da República (frente ao edifício da Câmara Municipal de Tomar). O vereador Ivo Santos, responsável pelo pelouro de Feiras e Mercados na autarquia, justifica de forma simples esta alteração – “ A intenção é a de voltar a valorizar a Feira das Passas”.


O certame terá também nova “roupagem”. As cerca de vinte bancas onde serão vendidos os frutos secos produzidos na região vão apresentar-se com estrutura em ferro e bases demadeira, rematados por um toldo branco em forma triangular, emprestando ao local uma aparência árabe. A Feira das Passas irá funcionar todos os dias com animação específica, através da actuação de diversos ranchos folclóricos da região. Entretanto, a Acitofeba (Associação Comercial e Industrial de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha) está a desenvolver esforços junto dos comerciantes do centro histórico da cidade (nomeadamente da R. Serpa Pinto) para que alarguem os seus horários de funcionamento à noite e aos fins-de-semana, de forma a compatibilizá-los com o período de realização do certame. Esta medida tem o objectivo de animar esta zona da cidade e ao mesmo tempo torná-la numa oportunidade de negócio para o comércio local.


Os Toiros regressam à arena de Tomar para fecho da temporada


A realização da Grande Corrida de Toiros prevista para o primeiro Domingo da Feira de Santa Iria (dia 19) é mais uma das grandes apostas da organização deste ano. Trata-se do retomar de uma tradição que era praticada nos anos 30/40 do século XX. Na altura, a Grande Corrida realizada durante o período da feira encerrava a temporada das lidas tauromáquicas na região. O mesmo vai acontecer este ano com este espectáculo taurino, numa organização conjunta da Comissão da Feira de Santa Iria e da empresa José Salvador e Herdeiros.


A Corrida de Touros da Feira de Santa Iria conta com a presença dos cavaleiros Rui Salvador, Pedro Salvador, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Paulo Jorge Santos e do amador João Maria Branco. Durante o intervalo Adriano Marques prestará prova para bandarilheiro de alternativa. O espectáculo conta ainda com a presença dos Forcados Amadores de Tomar, dos Forcados Amadores da Chamusca e dos Forcados Amadores de S.Manço. Serão toureados 6 animais da Ganadaria de Pinto Barreiros e da Ganadaria Varela Crujo.


A maior Roda Gigante vai estar na Várzea Grande


Os carrosséis, os carrinhos de choque, o Kanguru, as barraquinhas de tiros e de rifas… estão todos de volta ao parque de diversões que será montado, mais uma vez, na Várzea Grande (entre o edifício do tribunal e a estação de comboios de Tomar). Mas a grande atracção deste ano, dos cerca de 16 divertimentos presentes, vai ser a Roda Gigante, a mais alta a funcionar em Portugal, com 32 metros de altura. Promete provocar uma boa dose de adrenalina e de emoções aos mais aventureiros e uma vista sobre a cidade privilegiada para os mais afoitos.


Outra das novidades centra-se na organização sonora das estruturas de diversão. O regulamento da Comissão da Feira de Santa Iria proíbe, pela primeira vez, a emissão ad-hoc de música, evitando desta forma a “balbúrdia” de sons audíveis durante o período de funcionamento.


Junto à Várzea Grande vai ser instalado o palco de espectáculos por onde irão desfilar grandes nomes da música portuguesa. Adelaide Ferreira e Mickael Carreira serão os primeiros a actuar na noite do dia 18 (Sábado). No dia 20 (Dia de Santa Iria), o palco será ocupado com a festa de aniversário da Rádio Cidade de Tomar e no dia 24 (segundo fim-de-semana) será a vez de Quim Barreiros entusiasmar o recinto. A animação da Feira de Santa Iria encerra com um grande concerto da banda tomarense Quinta do Bill.


Os espectáculos têm início previsto para as 21h30m. As entradas são gratuitas.


Na Várzea Grande vão ficar ainda situadas as barracas de venda de diversos produtos, assim como o espaço de exposição de automóveis, motos e tractores agrícolas. As novidades são muitas mas a tradição também se mantém. O dia grande desta época festiva de Tomar mantém-se a 20 de Outubro, o Dia de Santa Iria, comemorado com as habituais celebrações religiosas (missa na Igreja São João) e com a Procissão que este ano, conta com a presença de mil crianças dos estabelecimentos do pré-escolar e escolas do 1º ciclo do concelho. “A adesão está a ser espectacular”, confirma o vereador Ivo Santos. Recorde-se que a Procissão termina na Ponte Velha, altura em que as centenas de crianças lançam flores ao Rio Nabão em homenagem à Santa Mártir, que segundo a lenda, ali terá sido morta e lançada às águas no século XVII.


Os sabores da região vão voltar a marcar presença nas Tasquinhas que serão instaladas no recinto do mercado de Tomar. São um total de cinco, promovidas pelo União de Tomar, Sporting Clube de Tomar, Sociedade Recreativa Nabantina, Associação de Bombeiros de Tomar e Associação Cultural de Valdonas.Este ano, a participação das escolas do concelho na preparação da Feira de Santa Iria vai voltar a merecer destaque. A inauguração da exposição de trabalhos escolares sobre o certame na Casa dos Cubos (dia 17 às 18h00) é o momento escolhido pela organização para aabertura solene da Grande Feira Anual de Tomar. A cerimónia será seguida de um Porto de Honra.


A Comissão da Feira de Santa Iria


Sem comentários: