quinta-feira, 15 de maio de 2008

227. NEM DE PROPÓSITO!

Os Serviços de Museologia da Câmara Municipal de Tomar decidiram comemorar o Dia Internacional dos Museus, que se celebra no domingo, dia 18 de Maio, com uma campanha que tem o objectivo de levar mais pessoas ao Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), cumprindo ao mesmo tempo o lema “Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento”, escolhido para este ano.

Para já, como bem observa Hugo Cristovão, no Algures Aqui, o NAC não é um museu. Mas desconte-se a imprecisão terminológica, desde que a intenção não seja a de implantar um embuste. Vai daí, a autarquia, em parceria com a ACITOFEBA, associação de comerciantes, estabeleceu um acordo com 130 estabelecimentos comerciais da cidade, que se comprometem a proporcionar 10% de desconto em compras, até 31 de Maio, a quem apresentar o cartão comprovativo de ter visitado nesse dia o Núcleo de Arte Contemporânea.

Situado na Rua Gil de Avô, a escassas dezenas de metros da famosa roda do Mouchão, o NAC resulta da oferta de parte do espólio do nabantio Professor José-Augusto França, que integra obras de grande parte dos mais importantes artistas plásticos portugueses do século XX.

Bem podia a autarquia deixar-se de contumélias de propaganda comercial e tratar do património que vota ao ostracismo, por incompetência ou incapacidade. É ver o que acontece com o museu João Castilho, dois posts mais abaixo. Isso, sim, seria comemorar o Dia como deve ser.

Fonte: O Mirante

Sem comentários: