sexta-feira, 30 de outubro de 2009

1909. O ARTESÃO

José Adão é um dos raros artesãos do concelho de Tomar que fabrica réplicas de rodas do Mouchão. Ao longo dos últimos 20 anos já lá vão cerca de 800 exemplares. Há 20 anos começou por fazer réplicas de rodas do Mouchão em madeira por curiosidade e hoje é um dos poucos que ainda se dedica a esse tipo de artesanato no concelho de Tomar. “Faço isto por gosto, quando tenho disponibilidade”, explica-nos o artesão, de 57 anos de idade. É em Vale da Pedra, S. Simão, freguesia de Pedreira, Tomar, que tem montada a sua oficina. Vista de fora, a vivenda amarela não deixa adivinhar que ali se constroem réplicas de um dos ex-libris de Tomar. Mas ao abrir o portão da garagem o espaço ganha uma vida inesperada. Que a arte não morra, como tantas vezes acontece quando morre o último dos artistas.

1 comentário:

Maria disse...

Já tinha visto a reportagem do "Templário". Será bom que José Adão, ensine a sua arte, para não se perder uma coisa tão nossa.
Adoro as rodas. Adoro a sua história, o modo como são feitas e montadas. Li e reli a maneira de as fazer. É um trabalho minucioso, nada pode falhar. Bem aja José Adão por as fazer. Ando há anos para adquirir uma pequenina. Quando por aí passar, talvez a traga.