sexta-feira, 14 de agosto de 2009

1575. GOSTAVA DE TER ESCRITO ISTO

"Thomar é cultura.
Contudo não se aproveitam os seus pontos fortes. A cultura thomarense parece coutada de meia dúzia de senhores que assumem como cultura tudo o que produzem, ...mas só o que eles produzem. Arrebanhando recursos escassos.

Thomar, sendo um livro de arte em céu aberto, baluarte das Ordens do Templo e de Cristo e capital esotérica reconhecida internacionalmente, deveria ver a cultura com outros olhos. Deveria haver uma visão estratégica para esta área do saber. Algo que não existe.

Dividir para reinar tem sido o mote para domesticar as iniciativas culturais locais e manter entretido o povo. Este povo mouro que há falta de liderança, prefere as festas de coratos e as romarias de água benta a medidas e programas de fundo que coloquem Thomar no mapa da cultura e da intelectualidade.

E depois, este povo mouro que tanto trabalha quando lhe pedem, vai perdendo o seu tempo a trocar galhardetes e acaba por ser ultrapassado por outros municípios.

A falta de liderança nota-se aqui. Thomar não pode ser mais um concelho idêntico a dezenas (ou centenas) de outros. Tem particularidades que urge aproveitar.

De centro de saber no tempo dos descobrimentos, Thomar é hoje um centro universitário sem marca de relevo. O que tem falhado?...

Enquanto isto vou divagando a mente às voltas na minha tumba (ainda não descoberta...)."

Sem comentários: