sábado, 27 de junho de 2009

1401. EXEMPLO A SEGUIR

Em Abrantes, a Tagusvalley - Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Vale do Tejo, vai lançar um projecto formativo na área do empreendedorismo em meio rural e de valorização dos produtos locais, exclusivamente dedicado ao sexo feminino. Céu Albuquerque, a presidente da direcção da Tagusvalley, disse à Lusa que o projecto ‘Prehendere’ “destina-se exclusivamente à formação de mulheres empreendedoras, com escolaridade até ao 12º ano, e tem o objectivo de promover a vocação empresarial e dotar as participantes das competências necessárias à concretização de uma boa ideia de negócio”. “Vamos aceitar até 12 projectos, e às promotoras será dada formação em sala para desenvolverem a sua ideia de negócio e o apuramento da sensibilidade para aquilatar da sua viabilidade e concretização”, adiantou a responsável. Segundo acrescentou Céu Albuquerque, “na segunda fase do programa será dado treino específico para a elaboração e consolidação do plano de negócios, através de consultadoria especializada, assegurando desde logo que a autarquia se constituirá como um parceiro, garantindo a aproximação e utilização dos sistemas financeiros de apoio à criação de novas empresas”.

“A Tagusvalley”, continuou, “assume também a promoção e criação de uma rede inter-empresas que facilite o acesso à informação e divulgação sobre mercados, formação, oportunidades de financiamento e de negócio, sendo que a filosofia de projectos a aprovar se inserem numa lógica de desenvolvimento rural, turismo rural e de natureza, enfim, muito virado para as questões locais”. Com o apoio inicial do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) de 50 mil euros, “só para a vertente da formação”, Céu Albuquerque acrescentou que “serão igualmente promovidas sessões de ‘brainstorming’ para as mulheres que tenham vontade de empreender, mas que não tenham ainda encontrado ‘aquela ideia’”. “A este projecto”, que tem inscrições abertas até dia 15 de Julho, “junta-se um outro programa de apoio, desta feita dedicado à realização de estágios profissionais em pequenas e médias empresas visando a inserção de jovens com qualificação de nível superior”, acrescentou a responsável. Segundo disse, o programa, que decorre até 30 de Junho, foi aprovado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, como entidade organizadora do Inov-Jovem, ficando a Tagusvalley “habilitada a dinamizar ofertas de estágios profissionais e possibilitando a aproximação entre a oferta e a procura de estágios”.

“A expectativa inicial era a de poder possibilitar estágios a treze pessoas mas hoje já temos 25 jovens licenciados colocados em 20 empresas da região, que aderiram ao programa”, afirmou. Segundo acrescentou Céu Albuquerque, os programas “têm diferentes destinatários mas os objectivos são idênticos, na medida em que dão significado aos grandes objectivos da Tagusvalley, que são o promover de uma cultura empresarial inovadora, criar postos de trabalho e criar valor social e económico para a região”.

Fonte: Lusa.

Sem comentários: