terça-feira, 12 de maio de 2009

1209. TEATRO EM CEM SOLDOS

Depois da "Sessão de apresentação" da XIII Mostra de Teatro, que aconteceu no passado Sábado, dia 9 de Maio, é já este fim-de-semana, dias 16 e 17, que começa a actividade Teatral no Auditório de Cem Soldos, Tomar.

Sábado, dia 16 de Maio, pelas 21:00h o grupo “TRIPANU” fará a abertura da XIII Mostra com uma performance de “Animação de Rua”. Muita música e alegria, é a promessa deste grupo de amigos vindos do Entroncamento e Torres Novas para animar as gentes de Cem Soldos.

Gaita-de-foles, Timbalão e Caixa Tradicional são os instrumentos que utilizam para “dar vida à música” Tradicional Portuguesa (com maior incidência na música de Trás-os-Montes), música tradicional da Sérvia e música tradicional da Galiza. Para além desta, tocam também alguns originais.

Fora de palco, pelas ruas, nos cafés, nas tascas, por entre as pessoas, acompanhados por malabaristas ou cuspidores de fogo, é este o ambiente dos “TRIPANU”. A experiência resulta da participação em Feiras Medievais com a Companhia de Teatro “Viv´ARTE” e animando festas e festivais um pouco por todo o país. E é precisamente este ambiente de festa que se pretende alcançar com a presença do “TRIPANU”, conduzindo o público desde o Largo da Aldeia até ao Auditório onde, às 21:30h começará o espectáculo “SOS em Miami” trazido desde Alverca pelo “CEGADA – grupo de Teatro”.

Este grupo de Teatro, que já por diversas vezes actuou em Cem Soldos, sempre com grande profissionalismo, quer seja nas produções mais arrojadas, mais simples, mais cómicas ou mais dramáticas, traz desta vez um espectáculo mais virado para a “consciência de causas”. Este espectáculo, com texto e encenação de Leandro Vale, insere-se num movimento que tem originado manifestações em todo o mundo, pelo décimo aniversário da prisão e julgamento, sem culpa formada, de cinco cubanos, em Miami, pelas autoridades americanas, acusados de espionagem: Gerardo Hernandez Nordelo, Ramon Labañino Salazar, René Gonzalez Sehwerert, Fernando Gonzalez Llort e António Guerrero Rodriguez.

No Domingo, dia 17 de Maio, às 16:00h, será a vez do CONTACTO – Companhia de Teatro Água Corrente, de Ovar, apresentar “A Bela Princesa do Norte” uma peça Infantil com Texto e Encenação de Manuel Ramos Costa. A peça é uma dramatização de uma lenda oriunda do Sul de Portugal, “A Lenda das Amendoeiras em Flor”. Princesas, Príncipes, Reis e Rainhas, são alguns dos argumentos que a “CONTACTO” tem para apresentar e deliciar todos os que queiram estar presentes no Auditório de Cem Soldos. Quem já teve oportunidade de assistir a espectáculos desta Companhia de Teatro, sabe que é sinónimo de qualidade, e de divertimento garantido.

Sem comentários: