terça-feira, 24 de março de 2009

1016. GNR VOLTA A TOMAR

A sede do destacamento da GNR de Tomar, que tinha mudado para Fátima, vai regressar à cidade do Nabão e com um novo comandante. O tenente Manuel José Teixeira Lage, de 25 anos, vai substituir o capitão Duarte da Graça no comando da força de segurança. O próximo comandante do Destacamento Territorial de Tomar da GNR vem transferido do destacamento de Coruche e esteve na câmara municipal, na sexta-feira, 13, a apresentar cumprimentos, fazendo-se acompanhar pelo ainda comandante Duarte da Graça. Ambos foram recebidos pelo presidente e vice-presidente da edilidade, Corvêlo de Sousa e Carlos Carrão. De acordo com a autarquia este gesto foi “duplamente importante” pois marca também o regresso definitivo a Tomar da sede do Destacamento que esteve provisoriamente instalada em Fátima. “Este é mais um passo significativo para o reforço da segurança no concelho, depois da mudança, já este ano, da PSP para as novas instalações na rua D. Lopo Dias de Sousa”, considera Corvêlo de Sousa. O Destacamento Territorial da GNR de Tomar, que abrange os concelhos de Ourém, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha, vai regressar às instalações da GNR cedidas pela autarquia e localizadas perto da estação de caminhos-de-ferro. Segundo a autarquia estas instalações, bastante exíguas, vão ser alvo de intervenção por parte da câmara, com vista a promover a melhoria das condições de funcionamento. A mudança da sede do Destacamento da GNR de Tomar para Ourém, em Março de 2007, esteve envolta em polémica. Na ocasião, o então presidente da câmara António Paiva (PSD) dirigiu um protesto ao ministro da Administração Interna por “se terem promovido as alterações no seio da GNR, sem que a autarquia pudesse manifestar a sua opinião acerca da questão”.

Fonte: O Mirante.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma rotunda mentira de António Paiva e de Corvelo de Sousa.

Nunca o Destacamento de Tomar o deixou de ser. Ontem como hoje o Destacamente está sedeado em Tomar e abrange os Municípios de Ferreira, Ourém, Barquinha e Tomar. O seu comandante esteve a acompanhar, durante cerca de dois anos a completa instalação da nova responsabilidade da GNR na Cidade de Fátima, que entretanto passou para a responsabilidade da GNR, quando antes era da PSP.

Se até um Batalhão, com 120 homens, esteve destacado em Fátima durante os dois Verões (2007 e 2008), não parece lógico que o Comandante do Destacamento com essa nova e especial responsabilidade também aí tivesse mais tempo?

Uma mentira, memso que repetida muitas vezes não deixa de ser uma mentira.