sábado, 28 de fevereiro de 2009

951. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (31)

O seiscentista Forte de São Jorge de Oitavos, em Cascais, será reaberto sábado como Centro Interpretativo com um novo núcleo museológico e serviço de visitas guiadas, depois de uma requalificação municipal de 300 mil euros. Cedida à Câmara pela Direcção-Geral do Património do Estado em 1999, a antiga fortificação, classificada como Imóvel de Interesse Público, esteve encerrada para obras e para revisão dos conteúdos expositivos, tendo a sua reabilitação respeitado a sua arquitectura original.
De acordo com o presidente do executivo, António Capucho, o projecto envolveu testes do Laboratório Nacional de Engenharia Civil para identificar o reboco mais adequado à infra-estrutura, já que os antigos materiais eram pouco resistentes à passagem do tempo e ao desgaste resultante da proximidade com o mar. Esses ensaios, acrescentou, servirão inclusivamente para a recuperação dos fortes do Guincho (praia do Abano) e da Cadaveira (São João do Estoril). A partir de agora, o público poderá encontrar em São Jorge de Oitavos uma exposição sobre os acontecimentos e as personagens mais marcantes da história do dispositivo militar, que inclui, por exemplo, réplicas de uniformes e de gravuras antigas e instrumentos utilizados durante o seu funcionamento. O objectivo é mostrar a importância do equipamento, localizado na Estrada do Guincho e antigamente destinado ao aquartelamento de pequenas guarnições, sobretudo de artilharia, na história do concelho e do país.

Depois da intervenção, o Centro Interpretativo tem também de uma sala para exposições temporárias e disponibiliza um serviço de visitas guiadas para o público em geral e um serviço educativo para articulação com as escolas. A inauguração, agendada para as 12:00, conta com a presença de António Capucho.
Fonte: Lusa.

Sem comentários: