quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

858. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (16)


(Henrique Pousão)
O município alentejano de Vila Viçosa (Évora) anunciou ontem hoje o lançamento do Prémio de Pintura Henrique Pousão 2009, no ano em que se assinalam os 150 anos do nascimento do pintor. Mestre de pintura impressionista, o pintor Henrique Pousão é considerado um dos maiores nomes da pintura portuguesa da segunda metade do Século XIX. Podem concorrer ao prémio de pintura todos os artistas naturais do Alentejo ou residentes na região. A Universidade do Porto e o Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, instituíram 2009 como o Ano de Pousão. O pintor Henrique Pousão vai também ter o nome impresso em selo, com que os CTT o vão homenagear este ano.

O vereador do pelouro da Cultura da autarquia de Vila Viçosa, Joaquim Viegas, disse à Lusa que o prémio Henrique Pousão pretende "estimular os artistas locais e regionais e a actividade cultural na área da pintura". Com periodicidade bienal, o concurso tem um prémio de 2.500 euros e, segundo a autarquia, "contempla total liberdade temática", sendo "admitidas todas as tendências e correntes estéticas, desde que se enquadrem na disciplina de pintura". As obras concorrentes devem ser entregues até 30 de Setembro nos serviços culturais da Câmara Municipal de Vila Viçosa. A cerimónia pública da entrega do prémio vai decorrer em Novembro.
Nascido a 01 de Janeiro de 1859, em Vila Viçosa, Henrique César de Araújo Pousão viveu apenas 25 anos, tendo falecido em 1884. Henrique Pousão é também um dos mais ilustres antigos alunos da Universidade do Porto, formado em Desenho Histórico, Arquitectura Civil, Escultura e Pintura Histórica na Academia Portuense de Belas-Artes, antecessora directa da actual Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. A maior parte das pinturas do artista podem ser vistas no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, e no Museu do Chiado, em Lisboa. Aproveitando a passagem do 150/o aniversário do nascimento do artista, a Universidade do Porto e o Instituto dos Museus e da Conservação vão juntar esforços para divulgar a obra de Henrique Pousão a um público mais alargado. Por isso, vai ser organizado durante este ano um programa comum de conferências, exposições, concertos e outras acções de divulgação da obra de Henrique Pousão.

Fonte: Lusa.

Sem comentários: