terça-feira, 20 de janeiro de 2009

809. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (9)


A Junta de Freguesia de São Mateus, em Angra do Heroísmo, vai investir cerca de 130 mil euros na recuperação de património construído destinado à criação de um roteiro turístico denominado "Entre o Mar e a Terra". José Gaspar, presidente da Junta, adiantou que vai ser construída a "Casa dos Botes" baleeiros e um Centro de Exposições na antiga igreja da freguesia.
"O nosso propósito é criar uma rota para os turistas poderem apreciar não só o património da freguesia e as suas tradições como também poderem contactar com o modo de vida actual da freguesia que é essencialmente de pescadores", explicou. Segundo José Gaspar "os investimentos visam ainda proporcionar aos jovens um contacto mais próximo com a história e "a possibilidade de desenvolverem uma actividade desportiva de recreio náutico".
Para isso a "Casa dos Botes" será não só "um centro de exposições das embarcações da caça à baleia e de todos os artefactos que a envolviam, incluindo fotografias, como a sede do Clube Naval e do Núcleo Museológico da pesca costeira artesanal".
A recuperação da igreja, com a colocação de um tecto em vidro para "para continuar a criar a ilusão das suas ruínas", vai permitir a implementação de um centro de exposições e de um auditório. Na zona envolvente é construído um passeio marítimo ao longo da orla costeira que liga as entradas da freguesia. O roteiro turístico, realizado em parceria com diversas entidades públicas e privadas, começa no contacto com as antigas quintas senhoriais dos séculos XVI e XVII de produção de laranja.
Nesta rota será ainda possível visitar três fortes que faziam parte do sistema de defesa da ilha, a casa dos botes, o actual porto de pesca e as fotos desde a sua criação bem como o Biscoitinho, primeira zona habitacional dos pescadores da freguesia. Segue-se a visita ao Império do Espírito Santo, à igreja velha e pela orla marítima chega-se à antiga fábrica da baleia terminando o percurso na "Quinta do Martelo" onde, ao vivo, pode apreciar as antigas profissões daquela época e degustar a gastronomia tradicional. Para a realização do projecto a Junta de Freguesia conta com os apoios do governo regional, câmara municipal e de alguns particulares.
Fonte: Lusa

Sem comentários: