sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

796. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (7)


Vila do Conde revive hoje a Feira dos Namorados, também conhecida como "Feira das Colheres de Pau", um certame com 300 anos de história onde as colheres de pau, se convertem em mensageiras do amor. O evento é promovido pela autarquia local, em colaboração com as escolas do concelho. Esta mostra pretende recriar uma tradição com mais de 300 anos, que começou num alvará régio, promulgado por D. Pedro II, a 5 de Setembro de 1704, por solicitação das gentes de Vila do Conde, e onde se instituía a 'Feira Franca de Santo Amaro', a realizar ao dia 20 de cada mês. A "Feira dos Vinte" foi-se mantendo mas com o passar dos anos sofreu algumas alterações que a tornariam na "Feira dos Namorados", onde os jovens das terras limítrofes se deslocavam nos seus trajes de festa, levando colheres de pau que serviam de "suporte" para escrever versos e rimas às suas amadas.
Na feira não faltava o som das gaitas tocadas por músicos galegos e barracas onde se vendiam vinho, pão e figos. Durante séculos a "Feira dos Namorados" foi o local privilegiado para os jovens encontrarem o seu "par ideal", mas actualmente resume-se apenas a venda de colheres de pau. Segundo a tradição, os rapazes tinham que "roubar" a colher de pau que as raparigas traziam, oferecendo-a depois à jovem da sua escolha, que podia ser ou não a mesma que tinha sido "roubada". Todos os anos, a autarquia compra centenas daquelas colheres que depois distribui pelas escolas para os alunos decorarem com pinturas e desenhos. As colheres são depois expostas e vendidas ao público na feira de Vila do Conde, revertendo as receitas para uma instituição de solidariedade.
A Câmara Municipal fez questão de não deixar morrer esta tradição e, de há uns anos a esta parte, faz o convite aos alunos das escolas de ensino básico e secundárias para que decorem as colheres de pau que, amanhã, serão então vendidas com preços que vão dos 50 cêntimos até um euro e meio. Os alunos apresentam-se vestidos à época setecentista e são acompanhados por música, de forma a ser recriado o ambiente original festivo. Quem se deslocar à feira, amanhã, poderá ver as colheres de pau, pintadas e decoradas com lã, tecidos de cores variadas que, todos os anos, fazem um grande sucesso, não só junto dos mais velhos, que gostam de recordar outros os 'namoricos' de tempos, mas dos mais novos que, e durante um dia, têm a possibilidade de trocar as 'sms' que enviam às namoradas pelas colheres de pau.
Fonte: Lusa.

Sem comentários: