segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

778. VISITA GUIADA À QUINTA DA REGALEIRA


A propósito deste post d' Os Cavaleiros cumpre informar que a Galeria Matos Ferreira vai promover no próximo domingo, dia 18 de Janeiro, pelas 10h30, outra visita guiada aos jardins iniciáticos da Quinta da Regaleira, tendo como guia José Manuel Anes. O custo é de quinze euros por pessoa e o local de encontro será defronte dos portões da entrada da referida Quinta. Recomenda-se antecedencia na inscrição através do telefone 21 323 00 11, do telemóvel 96 295 37 22 ou do email: mfgaleria@netcabo.pt. Deverão em qualquer das opções indicar sempre número de telemóvel para eventual contacto.

A Quinta da Regaleira constitui um dos mais surpreendentes e irradiantes monumentos da serra de Sintra. Situada nos limites do centro histórico da vila, foi construída nos anos finais da monarquia (1904 - 1910). Os domínios românticos que haviam pertencido à Viscondessa da Regaleira, foram adquiridos por António Augusto Carvalho Monteiro (n. 1848 - m. 1920) para aí construir o seu lugar de eleição.

Possuidor de uma enorme fortuna, que lhe valeu a alcunha de "Monteiro dos Milhões", associou ao seu sonho de arquitectura e paisagem o génio criativo do arquitecto e cenógrafo italiano Luigi Manini (n. 1848 - m. 1936), bem como a mestria dos escultores, canteiros e entalhadores que com este haviam trabalhado no Palace Hotel do Buçaco.

Esta será uma boa ocasião para se preparar para visita guiada seguinte, que será no dia 29 de Março, precisamente ao Castelo de Tomar, ao Convento de Cristo e à Igreja de Sta. Maria dos Olivais.

1 comentário:

Rui Ferreira disse...

Boa divulgação, já liguei prá aqui do forum.thomar