sexta-feira, 31 de julho de 2009

1527. ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

Segundo o mapa oficial da CNE, já publicado em Diário da República, o distrito de Santarém tem 403.277 eleitores e vai eleger 10 deputados. Em 2005 foral eleitos 6 deputados do PS, 3 do PSD e 1 da CDU.

1526. MISTÉRIOS DE TOMAR

Este mistério é simples de descrever mas bem difícil de decifrar. Resumindo: a Camara Municipal abre um concurso internacional para aquisição de serviços técnicos e pedagógicos de desporto. E, pasme-se, concorre uma só empresa, que obviamente ganha. Um concurso internacional que apenas interessa a uma só empresa...

1525. INTERNET E POLÍTICA

Em Tomar, que se dê por isso, apenas o PS e o movimento Tomar em Primeiro Lugar têm presença na internet. Alguém pode explicar este défice de comunicação? Os Independentes por Tomar, que andam ultimamente tão culturais, tão música clássica, tão iniciativas, por exemplo, nem um blogue conseguem abrir?

1524. A LER

A Patranha do Forum, por Sebastião Barros, no Tomar a Dianteira.

1523. TOMAR BLOQUEADA

Um Instituto Politécnico a rebentar pelas costuras, um banco, um proprietário e uma Camara Municipal. Tudo parado, à espera de um terreno para novas instalações. Já em Abrantes, vai avançar a construção de novas instalações. Ler aqui.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

1522. ATENÇÃO!

Andam a recolher as rolhas em Tomar, a benefício do ambiente. Bem me parecia que isto está tudo a mudar em Tomar. Sem rolhas o pessoal já pode dizer sem medo o que lhe vai na alma e com isso o ambiente só melhora, pois claro...

1521. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (132)

Foi descoberto um dos maiores templos romanos da Hispânia, do século I, do tempo de Augusto, em Beja. Tal como o de Évora e de Conimbriga. Foi identificado em 1934 pelo arquólogo Abel Viana, por altura da construção do reservatório de água. tem 30 metros por 19,40 metros e assenta num tanque de 4,5 metros.

1520. E O HOSPITAL DE TOMAR, TEM?

O Hospital de Sta. Maria não tem seguro que cubra indemnizações por danos patrimoniais e morais dos doentes. A questão suscitou-se a propósito dos doentes que cegaram com um medicamento ministrado no Hospital. Eu pergunto: acaso o Hospital de Tomar tem esse seguro? É cá por coisas...

1519. CASTELO DO BODE MAIS LIMPO

Começou a funcionar a nova ETAR da Covilhã, em Boidobra, que vai despoluir o rio Zezere, que alimenta a albufeira do Castelo do Bode. Boa notícia.

1518. FESTA DA CERVEJA

(Via Tomar)

1517. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (131)


Começa hoje e dura até 12 de Agosto a XIII Viagem Medieval em Stª Maria da Feira. Entre muitas outras coisas que se poderão ver, todas as noites, pelas 23.30 h. poder-se-á assistir a um assalto de tropas de um senhor da guerra ao acampamento das tropas de um senhor feudal, no sopé do Castelo, o que supõe atravessar o rio Cáster. Enfim, manias de historiadores. Pensem só no que se poderia fazer em Tomar neste domínio...

Fonte: Sol.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

1516. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (130)

A Camara de Seia vai transformar a antiga central hidroeléctrica da Senhora do Desterro, descativada pela EDP, num museu da electricidade. O museu abre dentro de dois meses e o anúncio foi feito na sessão comemorativa dos 100 anos da constituição da Empresa Hidroeléctrica da Serra da Estrela, integrada na EDP em 1976. Ah e a inauguração só se verificará depois das eleições de 11 de Outubro. Digam lá que isto não parece mesmo Tomar do avesso...

1515. O VERBO DA MODA EM TOMAR

Despaivizar.

1514. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (129)


O mítico café de Lisboa Martinho da Arcada, que era frequentado por Fernando Pessoa, corre o risco de encerrar aos 227 anos de idade devido à escassez de clientela provocada pelas obras de requalificação do Terreiro do Paço. Foi inaugurado a 7 de Janeiro de 1782 pelo Marquês de Pombal. Quando abriu era a "Casa das Neves" por causa dos gelados. Lá se comemorou a Carta Constitucional em 1828. Foi Martinho Bartolomeu Rodrigues, que o adquiriu em 1845 que o baptizou com o nome que conserva até hoje. Café de tertúlias, hoje restaurante a atirar para o sofrível, pode fechar portas em 2009.

1513. OS TRISTES

Ivo Santos queria ser candidato do PSD. O PSD não o quis. Dizem, desde a Antiguidade Clássica que "Roma não paga a traidores"... Vai pelo CDS. Herculano Gonçalves queria ser candidato à Camara de Santarém pelo CDS. Portas não o quis. Vai de candidato à Assembleia Municipal de Tomar. A lista do CDS é a lista dos tristes escorraçados.

1512. NERVOSEIRA

Passeios para idosos, chuva de milhões do QREN de António Paiva (em forma de anúncio, é claro...), 22 concursos para admissão de pessoal, bolsas de estudo, tudo vale ao PSD para fazer campanha eleitoral na Camara. E eu aqui a pensar que o povo não é estúpido e tirará todas as vantagens que puder da falta de vergonha do PSD e depois irá votar em quem muito bem achar que serve melhor os interesses do concelho.

1511. QUEM OS VIU...

Quem os viu... e quem os vê! A "equipe" foi o que o PSD prometeu apresentar ontem. Não cumpriu. Mesmo depois de ter sido corrigida a faixa e terem mudado para "equipa", só foi apresentada uma parte da equipa. Relvas, Corvelo e alguns candidatos a Juntas. Vereadores, nada, assembleia municipal, nada. Uma coisa pífia, em que se falou mais de Paiva do que dos candidatos. O qual, aliás, mandatário da "equipa", se baldou ao vexame de uma apresentação sem apoiantes à vista, que não os próprios candidatos. Corvelo, com a profundidade que se lhe reconhece definiu o objectivo: a maioria. Mas não disse se absoluta, se relativa. Muito mau sinal este tiro de pólvora seca na estalagem de Sta. Iria. Para o PSD, claro. Bom sinal para Tomar. Sinal de que vêm por aí mudanças. O pessoal está farto.

terça-feira, 28 de julho de 2009

1510. "A EQUIPE"

Palavrinha francesa. Palavrinha traiçoeira. O que será? Em breve explicarei.

1509. DESESPERO

O Nabantia sabe que a Camara Municipal de Tomar vai abrir 22 concursos para admissão de pessoal. Como o terreno está a fugir debaixo dos pés ao PSD, toca de empregar trabalhadores definitivamente na véspera das eleições. Vereador do projecto: o cacique-mor Carlos Carrão, que além de comícios nos passeios de idosos, parece também perceber de empregos. O que vale é que o voto é secreto.

1508. SÓ CAVALARIA


Quem circula a pé pela cidade de Tomar pode ter uma certeza: não encontrará um único polícia de giro, de patrulha, de proximidade, como dizem agora os tecnocratas. Os guardas-nocturnos foi um ar que lhes deu. Não há um para amostra e descanso da população. E agora, a polícia em Tomar só anda de carro. Isso sim, vêem-se vários carros com polícias dentro a circular pela cidade. Alguns páram em certos sítios, para os agentes da autoridade irem ao café, fumarem o seu cigarrito e darem uma vista de olhos ao trânsito. Coisas ligeiras. Agora, um polícia, no exercício de funções, na rua, nem um. Quererá o tão diligente e tão posição-para-tudo PS de Tomar meter uma cunha ao Governo, enquanto o Governo não muda, para ver se arranjam uns quantos, não é preciso muitos, uma meia dúzia deles chega, polícias de giro, para não se julgar que Tomar é uma terra sem guarda pública? Ou a PSP mudou para polícia de cavalaria e abandonou a vocação de polícia de infantaria e se esqueceram de nos informar?...

1507. ACABOU O CALVÁRIO DE HERCULANO SANTARENO

Acabou o calvário de Herculano Santareno. Ivo Santos aceitou ser o candidato do CDS, depois das negas todas que Herculano Santareno levou em Tomar. Terceira escolha de um partido inexistente em Tomar, lá vai Ivo, de penacho em penacho, até à irrelevância total. Tão previsível...

segunda-feira, 27 de julho de 2009

1506. PIADOLA VERDADEIRA

Ao acompanhar um amigo meu de visita a Tomar, passámos na rotunda da Serôdia. Perguntou-me ele: eh pá, quando é que acabam esta obra aqui na rotunda? Referia-se a um "monumento" que lá inauguraram.

1505. A NATUREZA NÃO MUDA

Na última semana Tomar passou a vida a discutir dívidas. As dívidas do mordomo da Festa dos Tabuleiros de 2003 que, generosamente, num particular gesto solidário, a Camara Municipal decidiu pagar e as dívidas do União de Tomar, que alguém se propõe pagar desde que o clube divulgue quem as fez. Tudo isto é mau de mais e diz bem da decadencia moral das forças vivas (ou serão antes forças "zombie"?) da cidade. Agora, quem está igual ao que sempre foi é Pedro Marques. Na Assembleia Geral do União de Tomar tratou de arranjar maneira de pôr os jornalistas fora da sala, como fazia de quando em vez na Camara. Afinal, Pedro Marques tem medo de quê? Oh homem, quem se atreveu a escolher para candidato a vereador a pessoa que escolheu em número três na lista não pode ter medo de nada, nem sequer de perder votos, que é certamente o que lhe vai acontecer. Há vocações que nascem connosco e nunca se perdem. A vocação de Pedro Marques para os segredos é uma delas.

1504. TOURADA

Tourada da boa, da verdadeira, na praça de touros. Para comemorar os 25 anos de alternativa de Rui Salvador, realiza-se uma corrida na Praça de Touros João Salvador, em Tomar, no próximo dia 7 de Agosto. Acompanham o cavaleiro o matador Vitor Mendes e os Forcados Amadores de Tomar.

1503. SUGESTÕES AO PS

Não resisto a dar umas sugestões ao PS de Tomar para próximos cartazes de rua:

COMER EM TOMAR
ANDAR EM TOMAR
DESCANSAR EM TOMAR
BRINCAR EM TOMAR

1502. DIÁRIO (26)

Termina hoje o meu ano lectivo. As últimas notas, as últimas pautas, dos últimos exames. Outra página que se vira.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

1501. REGRESSO

O Luís Ribeiro e o seu Tomar, a Cidade, estão de regresso à actividade. É uma boa notícia.

1500. NÃO HÁ SUBSÍDIOS GRÁTIS

Como cirurgicamente se descreve no Tomar a Dianteira, os dois jornais que mais dinheiro receberam da Camara Municipal de tomar nos últimos tempos descarregam esta semana páginas e primeiras páginas de propaganda do PSD e de Miguel Relvas. Não há subsídios grátis...

1499. O RUGBY EM TOMAR

O Mirante faz esta semana uma reportagem sobre a prática do rugby em Tomar, ligada à Associação Académica do IPT. Nem só de hóquei, futebol e trampolins vive o desporto em Tomar.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

1498. CDS ANDA AOS RESTOS

O Nabantia sabe que o CDS anda há vários meses a levar tampas sucessivas de potenciais candidatos à Camara. É natural. Ninguém de bom senso aceita dar a cara por um partido fantasma em Tomar. Agora, o CDS convidou Ivo Santos. O CDS já anda aos restos do PSD. E vale tudo: até Ivo Santos, depois das tristes fuguras que tem feito. A propósito: Corvelo de Sousa já tem os pelouros de Ivo nas mãos?

1497. DIÁRIO (25)

Chafurdar em trabalho. Reformatar uma máquina que nos liga ao mundo. Correria a Lisboa, para despachar expedientes diversos. Respirar do calor num dia mais fresco. Ter um almoço nabantio na capital, visto que também já tive almoços alfacinhas na Nabantia. Corrigir os últimos exames do ano lectivo. E voltar, voltar sempre.

1496. PERENIDADE

E vão três meses de saudações de boas vindas. O blogue do Convento arrisca-se a concorrer em antiguidade com o próprio Convento. Não haverá uma alma que seja capaz de ir actualizando o instrumento lá pelo Convento?!... Safa!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

1495. PARA ENGANAR PAPALVOS

Nos meios camarários afectos à unanimidade que governa Tomar circula a tese misericordiosa segundo a qual a Camara teve de pagar as dívidas feitas pelo Sr. Madureira e sua genial e rigorosa equipa na Festa dos Tabuleiros de 2003 porque senão não havia Festa dos Tabuleiros em 2011. Trata-se certamente de um argumento para enganar papalvos. Se isso assim fosse já não teria havido Festa em 2007, que por sinal deu lucro. Basta de gozarem com o pagode. Ao menos assumam as borradas que fazem à custa dos contribuintes...

1494. INDEPENDENTES NOVOS

O arquitecto José Salazar Lebre é o cabeça de lista à Câmara Municipal de Tomar pelo movimento independente “Tomar em primeiro lugar”. O candidato, de 61 anos, que foi vereador do município na década de 1980 eleito pela Aliança Democrática, disse à Agência Lusa que o surgimento desta candidatura, como de outros grupos independentes, “tem necessariamente um significado: as pessoas estão descontentes”. José Salazar Lebre sublinhou que “o movimento ‘Tomar em primeiro lugar’ é aberto e transversal aos partidos, nunca contra os partidos”. “Num caminho paralelo aos partidos, fazendo acreditar que é possível intervir politicamente a nível local de uma forma diferente”, realçou o arquitecto, sustentando que esta “é uma candidatura de que Tomar precisa, de alegria e confiança no futuro”. Como prioridades, o cabeça de lista sublinhou a necessidade de “uma mudança de atitude para com os munícipes”. “A alteração de postura é primordial e decisiva”, acrescentou, preconizando, ainda, a assumpção de “uma liderança forte com as pessoas e para as pessoas”. “Nestas alturas, há uma tentação de apregoar obras de milhões. Não é o nosso caso. A obra é importante, tem o seu lugar, mas mais importante que isso é fazer sobressair os valores da moral e do humanismo”, declarou. Questionado sobre o trabalho do actual executivo, de maioria social-democrata, José Salazar Lebre respondeu que a avaliação está “subjacente” à sua candidatura. No entanto, o cabeça de lista frisou que “a avaliação definitiva e verdadeira há-de ser feita pelos munícipes no dia 11 de Outubro”. O movimento independente “Tomar em primeiro lugar” vai ainda candidatar à Assembleia Municipal Jorge Ferreira, antigo líder da bancada parlamentar e ex-vice-presidente do CDS-PP.
Jorge Ferreira, de 47 anos, é professor no Instituto Politécnico de Tomar e militante do Partido Nova Democracia. A Câmara Municipal de Tomar é liderada, desde 1997, pelo PSD, que, nesse ano, com António Paiva, conquistou a autarquia ao PS. António Paiva foi reeleito em 2001 e 2005, mas o ano passado deixou a presidência do município para assumir funções executivas no Programa Operacional do Centro, sendo substituído por Corvêlo de Sousa, que é o candidato do PSD à eleição de Outubro. Pedro Marques, que protagonizou a gestão PS entre 1989 e 1997, volta a liderar a candidatura dos Independentes por Tomar, que nas últimas eleições obteve dois lugares no executivo autárquico. O actual executivo conta com quatro vereadores do PSD, dois independentes e um do PS.

Fonte: Lusa.

terça-feira, 21 de julho de 2009

1493. VERGONHAS E FRETES

A Câmara Municipal de Tomar deliberou, por unanimidade, assumir o passivo das contas das Festas dos Tabuleiros de 2003, num total de pouco mais de 78 mil euros. Vão, assim, todos os tomarenses pagar as dívidas da equipa do Sr. Madureira, que é responsável pela ruinosa gestão da Festa em 2003. Alguém explica a razão pela qual a Camara tem de pagar as dívidas que esses senhores fizeram? Alguém sabe quem fez e qual o resultado de uma célebre auditoria às contas? Em Tomar já havia muita falta de competência na Camara. Agora ficamos a saber que existe também falta de vergonha. Faço um apelo a todos os tomarenses com dívidas: dirijam-se a Corvelo de Sousa, de preferencia digam que têm um jornal e ele paga tudo. Uma autêntica esponja financeira. O PS também votou a favor, o que é mais uma prova que no essencial Vitorino = Corvelo. E os Independentes por Tomar, como de costume, fizeram o frete ao PSD.

1492. PALPITE CERTO

Este palpite, pelos vistos, deu certo.

1491. A CRISE DO FUTEBOL


O CD Fátima, na Liga de Honra de futebol, e o Monsanto, na II Divisão, são os únicos clubes do distrito de Santarém nas competições nacionais, na sequência de um "reposicionamento" dos emblemas ribatejanos. Além das despromoções de Cartaxo e Torres Novas da III Divisão, o campeão distrital Riachense abdicou da subida aos nacionais e a UD Rio Maior desistiu da mesma competição, deixando o Ribatejo sem representantes. "Espero que este reposicionamento seja uma resposta séria dos dirigentes para controlarem a situação dos clubes e assim evitarem a queda rápida de outros emblemas. Era fácil a estes clubes continuarem em incumprimento, mas espero que seja o fim da ilusão, de muitas loucuras que se praticaram nestes clubes e acabe por servir de exemplo para outros dirigentes", disse hoje à Agência Lusa o presidente da Associação de Futebol de Santarém (AFS), Rui Manhoso. Já no inicio da última época o Abrantes FC tinha sido desclassificado da II Divisão, tendo cumprido o primeiro de dois anos da suspensão imposta pelo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Na mesma altura, a União de Santarém, campeão da III Divisão em 1974/75 e 1984/85, abandonou as competições de futebol sénior. Além destes casos, também o suspenderam a actividade o Ferroviários e o GD Coruchense – campeão da III Divisão nacional em 1953/54 –, tendo sido formado Amigos do Grupo Desportivo Coruchense - Associação Desportiva, enquanto o Samora Correia desistiu do primeiro escalão distrital. "Estamos a acompanhar o mais próximo possível a vida dos clubes e estamos completamente admirados por apenas os clubes do distrito atravessarem estas dificuldades. Pensávamos que todos os clubes do país estavam com o mesmo tipo de dívidas, mas, pelos clubes que estão interessados em substituir os de Santarém, parece que só nesta região se atravessa esta crise", explicou Manhoso, assegurando que a AFS tem "feito tudo, desde acompanhar os clubes a baixar taxas de inscrição". Lamentando a "desigualdade de critérios ao nível da fiscalidade", o presidente da AFS realçou a manutenção do distrito como "a sexta região do país com mais desenvolvimento do futebol jovem", apesar deste "reposicionamento" no futebol sénior.

Fonte: Lusa.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

1490. BOCAS QUE CIRCULAM

Dizem que o Eng. Paiva afinal, é uma toupeira das oposições em Tomar. É que como muleta eleitoral do PSD, mandatário, visitador de bares, e tudo o mais que fôr preciso, o Eng. Paiva está é a ajudar... as oposições, tal é o descrédito em que caiu junto da população!

Como dizem que o vereador que entrega pelouros mas não sai do lugarzinho, Ivo Santos, vai ser o candidato do CDS, que anda desesperadamente à procura de um. Seja lá quem fôr. Até Ivo Santos serve.

Dizem que os independentes velhos estão aflitos para reunir as assinaturas necessárias para a candidatura. A inclusão de José Soares na lista está a ter um efeito profundamente desmobilizador.

Dizem que os independentes novos estão a fazer ao contrário do que é costume. Primeiro, o trabalho de casa. Depois os anúncios públicos.

Dizem que a CDU e o Bloco têm encontros informais de concertação estratégica. O último terá decorrido no Sta. Iria, numa mahã de domingo, bem cedinho, para ninguém se dar conta.

Tudo isto e muito mais se diz. O que realmente vai acontecer se verá.

1489. EXPLICAÇÃO

Têm-nos chegado alguns ecos de leitores amigos, espantados por eu não comentar a entrevista do "vereador das excursões" à última edição de O Templário. Não se espantem. Há entrevistas tão boas, tão boas, que é melhor não comentar para não estragar....

1488. BLOCO CENTRAL

PS-PSD. PSD-PS. PS-PSD. PSD-PS. Jogo cansado. Jogo viciado. Jogo inconsequente. Jogo visto.

1487. CONTRASTES

Foi publicada hoje no Diário da República uma proposta de alteração ao Regulamento de Requalificação do Centro Histórico de Torres Novas, que prevê financiamentos às famílias que vivam naquela zona. Quem recuperar casas, arrendá-las ou tiver filhos pode apresentar candidaturas para financiamento por parte da Câmara de Torres Novas.Nas obras de recuperação de imóveis os apoios podem ir de 400 a 20 mil euros consoante a dimensão da intervenção. Quem adquirir prédios urbanos em mau estado de conservação no centro histórico fica isento do pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis durante 3 anos. Estão ainda previstos apoios ao arrendamento de casas no centro histórico. As famílias que morem nesta zona e que tenham bebés recebem 1.250 euros por cada um. O regulamento prevê a criação de um “Cartão Municipal do Residente no Centro Histórico”. Durante 30 dias o documento está em discussão pública para depois ser submetido a votação na Assembleia Municipal.

Em Tomar nada disto é necessário. Por uma razão. A Camara finanacia a própria Camara no sentido de destruir as características do centro histórico, como o pavimento das ruas, aliás, em clara violação da lei, e financia também a desertificação do centro histórico, coisa, aliás, em que a mesma Camara revela uma competencia insuperável.

1486. GALHARDETES

A troca de galhardetes entre Ivo Santos e Pedro Marques na Rádio Hertz leva-me a dizer que Ivo ficaria muito bem na lista de Pedro Marques. Assim, só se estragava uma lista...

1485. OFENSIVO

O PS forrou o concelho de cartazes já há vários meses. Compreendo. O PS precisa de dar a conhecer o seu anónimo ficheiro de militantes. O problema é este: os cartazes são caros. O PS está cheio de dinheiro e gasta demais. Quando tantos portugueses passam por tantas dificuldades é ofensivo gastar tanto dinheiro em propaganda política.

1484. DIÁRIO (24)

Gosto dos dias que nascem cinzentos e ao longo das horas vão abrindo, deixando mostrar o Sol.

sábado, 18 de julho de 2009

1483. MENÚ

Sábado, dia 18:

15h30: Confraternização dos Cavaleiros Guardiães de Santa Maria dos Olivais na Mata dos Sete Montes, em Tomar (http://blog.thomar.org/)
16h00: Apresentação do livro “A Arte, Mestra da Vida” de Maria do Carmo Vieira na livraria “Ao Pé das Letras”, em Tomar.
21h30: Actuação da Orquestra da Escola Vocacional de Música da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, na Praça da República, em Tomar.
21h30: 6.º Festival de Folclore de Linhaceira organizado pelo Rancho Folclórico de Linhaceira, Tomar (http://www.acrlinhaceira.pt.vu/)

Domingo, dia 19:

9h00: Descida do rio Nabão em canoas e jangadas improvisadas a partir do Agroal até ao Sobreirinho, organizado pelo MOCAART - Moto Organizadora de Além da Ribeira – Tomar.
16h00: Inauguração da exposição de pintura de Manuel Casimiro na Galeria da Câmara de Tomar.
18h00: Concerto pela Banda Filarmónica Payalvense Manoel de Mattos, no coreto do Jardim da Várzea Pequena em Tomar.

Divirtam-se.

1482. NERVOSEIRA

O Nabantia sabe que talvez já na próxima semana a política tomarense vai ser outra vez agitada. Desta vez não será (ainda...) mais um militante do PSD que abandona o partido, nem mais uma lista para a Camara, nem mais um cartaz Panini do PS, nem mais oitocentos independentes para a lista do Partido Comunista da foice e do martelo escondido nos favos da CDU, nem mais mil duzentos e oitenta e três reformados para as listas dos Independentes por Tomar (a verdadeira candidatura da segurança social...), mas sim a entrada em cena do movimento Tomar em Primeiro Lugar.

1481. DOIS NOVOS HOTÉIS EM ABRANTES

Onze milhões de euros vão a ser investidos em dois equipamentos hoteleiros no concelho de Abrantes, que deverão criar 77 novos postos de trabalhos, informou fonte da autarquia. Céu Albuquerque, vereadora com o pelouro do Turismo na Câmara de Abrantes, disse à Agência Lusa que a Direcção Geral de Turismo “já deu parecer favorável” ao projecto de um hotel de quatro estrelas, a construir junto à Avenida das Forças Armadas, no espaço do antigo campo de futebol do Barro Vermelho. “Este parecer positivo era o que faltava para validar o projecto", disse a autarca à Agência Lusa, acrescentando que o projecto “não deverá ultrapassar os 10 milhões de euros". A Câmara e a Assembleia Municipal de Abrantes já haviam aprovado uma proposta com vista a destinar o terreno do antigo campo de futebol, situado em zona de expansão da cidade, para construção da unidade hoteleira, preconizando-se a venda do terreno a preço simbólico (1,25 euros por metro quadrado). O novo empreendimento hoteleiro criará 60 postos de trabalho directos, terá 99 quartos, 12 suites, healthclube, spa, piscina interior coberta, restaurante e salas de conferência, para além de uma cave com dois pisos para estacionamento.

Segundo Céu Albuquerque, “também já está aprovado” o projecto de arquitectura de um hotel rural a construir na localidade de Carreira do Mato, na freguesia de Aldeia do Mato. O hotel está projectado para 10 quartos, uma sala de estar e refeições, um SPA e um picadeiro e será constituído por dois pisos, com uma área de implantação total de 660 metros quadrados. Isabel Coimbra, promotora do investimento, disse à Agência Lusa que o hotel rural “funcionará com uma gestão conjunta e em interacção com a praia fluvial” de Aldeia do Mato, cujo Centro Náutico foi recentemente concessionado pela Câmara Municipal de Abrantes àquela empresária. “O projecto, que criará 17 postos de trabalho, terá um perfil baseado na ruralidade e nos valores tradicionais, mas implica também uma forte aposta nas componentes da ecologia e da sustentabilidade”, afirmou, acrescentando que a estimativa orçamental do investimento é de 1,1 milhões de euros.

“Um milhão de euros é o investimento previsto para o futuro hotel rural, sendo que foram já investidos 100 mil euros na praia fluvial com a aquisição de canoas, jangadas, bóias, gaivotas e cadeiras para pessoas com mobilidade condicionada também poderem entrar na água”, disse Isabel Coimbra.

Fonte: Lusa.

1480. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (128)

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) apresenta a partir de sábado e até ao final do ano uma nova exposição, com obras da colecção de António Cachola, intitulada "Lista de Verbos". "Lista de Verbos" é o título de uma das peças expostas, que apresenta uma listagem de todos os verbos da língua portuguesa retirados de um dicionário. "São peças que nos convocam para os diferentes significados e nos obrigam a usar diferentes palavras ou diferentes verbos e, às vezes, verbos e palavras contraditórias para as designarmos", explicou hoje à agência Lusa o director do museu, João Pinharanda. Nesta nova exposição, que é já a quinta mostra do MACE, há obras antigas da colecção de António Cachola, que "nunca foram mostradas ao público", adiantou o responsável. Peças de escultura, decoração, fotografias, quadros e vídeos dos artistas Pedro Galapês, Patrícia Garrido, Inês Botelho, Rodrigo Oliveira e Brígida Mendes integram a nova mostra do museu. O MACE tem também uma extensão no Paiol de Nª Sr.ª da Conceição, o que permite aos visitantes fazer um circuito pelo centro histórico da cidade raiana de Elvas. A artista luso-alemã Susanne Themlitz apresenta, na extensão no Paiol de Nª Sr.ª da Conceição, a instalação "O Estado do Sono", constituída por mais de uma centena de peças. O Museu de Arte Contemporânea de Elvas, inaugurado há dois anos, está instalado no edifício do antigo Hospital da Misericórdia. O acervo deste museu é composto por obras pertencentes à colecção de António Cachola, economista, que cedeu as suas obras por um período de 13 anos. Um dos objectivos do museu alentejano passa pela sua internacionalização, mas João Pinharanda reconhece que o percurso é difícil. "O nosso museu já aparece referenciado em guias internacionais de arte contemporânea editados em Inglaterra e Estados Unidos como ponto de visita obrigatória para quem vem a Portugal ver este género de arte", disse. O MACE registou 2783 entradas no primeiro semestre deste ano, das quais 473 correspondem a turistas estrangeiros. Os dados fornecidos pela autarquia elvense revelam que no ano passado o museu foi visitado por 6126 pessoas, 1376 das quais estrangeiras.
Fonte: Lusa.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

1479. DECLARAÇÃO DE HAMBURGO


O Templário foi dos poucos jornais regionais a assinar a Declaração de Hamburgo ontem, em Lisboa. O objectivo é defender a propriedade intelectual na internet.

1480. DIÁRIO (24)

Dia de pequenas intendencias. Dia de pequenas leituras. Dia de pequenas reflexões. Dia de pequenas decisões. O vento assobia por entre as frestas das janelas e das portas, pelas esquinas das ruas. São estes, por vezes, os grandes dias das nossas vidas. Pena só sabermos depois.

1479. MIA COUTO EM TOMAR

A livraria Ao Pé das Letras e a Biblioteca Municipal de Tomar promovem a apresentação do livro Jesusalém, o mais recente trabalho de Mia Couto, editado pela Caminho. No final, seguir-se-á uma sessão de autógrafos. A apresentação terá lugar no próximo dia 21 de Julho, terça-feira, pelas 18h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Tomar. Traduzido em diversas línguas, Mia Couto é autor de uma vasta obra onde as influências africanas estão sempre presentes. Entre vários prémios e distinções destaque para o Prémio Vergílio Ferreira, em 1999, atribuído pelo conjunto do seu trabalho editado, o Prémio União Latina de Literaturas Românicas e o Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, pelo seu romance O Outro Pé da Sereia, ambos alcançados em 2007. O autor viu também o seu livro Terra Sonâmbula ser considerado, pelo júri da Feira Internacional do Livro do Zimbabué, um dos doze melhores livros africanos do século XX. Jerusalém é um romance onde, mais uma vez, o escritor associa a sua poética tão pessoal à qualidade da narração.

Fonte: Rádio Hertz.

1478. E TOMAR?

Vila Real de Santo António declara-se a capital do iluminismo. Sintra declara-se a capital do romantismo. E Tomar? Devia declarar-se capital templária.

1477. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (127)


A Câmara de Sintra quer transformar o concelho na Capital do Romantismo, apostando numa marca turística que agrega os vários promotores turísticos do município através da criação de uma plataforma de alojamento local. “É uma marca [de promoção turística] que tenta afirmar Sintra como capital do Romantismo. É uma marca agregadora e o que nós fizemos foi federar todas as pessoas e instituições ligadas ao turismo de Sintra, desde a hotelaria e a restauração ao turismo de habitação”, disse o presidente da câmara de Sintra, Fernando Seara. O autarca falava aos jornalistas durante a apresentação da marca "Sintra: Capital do Romantismo", que decorreu na Quinta da Regaleira. A marca de promoção turística assenta no conceito do Romantismo, uma identidade associada a Sintra, e que comporta a criação do site www.sintraromantica.net, com edição em três línguas – português, castelhano e inglês. “Esta bela Sintra acolheu aqui Almeida Garret, Eça de Queirós, Lord Byron, e outros grandes nomes da literatura e da música e queremos que seja uma referência”, adiantou. No âmbito deste novo programa de promoção são desenvolvidos projectos de animação turística como itinerários românticos e programas românticos, com o objectivo de potenciar a oferta turística e agregar os diversos promotores turísticos.

"Sintra: Capital do Romantismo" contempla ainda o site www.sintrainn.net, uma plataforma online onde serão reunidas e organizadas as ofertas de alojamento local da região, um projecto que surge de uma parceria com dezenas de pequenos promotores do concelho e que conta com o apoio da Associação de Turismo de Lisboa e do Turismo de Portugal. “É uma forma de identidade e de agregação. O que nós fizemos, através das novas realidades de turismo, foi arranjar uma referência e eu acho que o Romantismo está ligado a Sintra”, disse Fernando Seara, que aposta nesta "lógica federadora”. No âmbito deste novo programa de promoção são desenvolvidos projectos de animação turística como itinerários românticos e programas românticos, com o objectivo de potenciar a oferta e agregar os diversos promotores turísticos. O programa tem a duração de quatro anos, representa um investimento de 1,2 milhões de euros e resulta de um protocolo de cooperação entre o município de Sintra e a Associação de Turismo de Lisboa.

Fonte: Lusa.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

1476. UMA VERGONHA

1475. DIREITOS DE AUTOR

Esta quinta-feira, em Lisboa, os principais grupos de "media" do país vão juntar-se para subscrever a Declaração de Hamburgo, documento entregue à comissária europeia Vivianne Reading no início do mês e que defende que sejam adoptadas “medidas urgentes na protecção da propriedade intelectual na Internet”. Tendo começado como uma iniciativa de grupos de "media" alemães, e já assinada por cerca de 150 editores, a Declaração de Hamburgo conta com o apoio da World Association of Newspapers and News Publishers (WAN-IFRA) e do European Publishers Council (EPC), presidido por Francisco Pinto Balsemão. “Vários fornecedores de conteúdos estão a utilizar as obras de autores, editores e organismos de radiodifusão sem pagar a devida compensação. A longo prazo, esta prática põe em causa a criação de conteúdos de alta qualidade e a existência do jornalismo independente”, pode ler-se na declaração, na qual é pedido que a “utilização não autorizada da propriedade intelectual” se mantenha “proibida independentemente do meio de distribuição”. O Nabantia sabe que O Templário estará presente e subscreverá a declaração.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

1474. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (126)

A promoção e divulgação de um património arquitectónico único é o principal objectivo da denominação Vila Real de Santo António - Cidade do Iluminismo, que visa atrair visitantes para um centro histórico construído de raiz pelo Marquês de Pombal. "Aqui em Vila Real de Santo António foi feita, a partir do zero, uma cidade nova, de raiz, no período de dois anos (1774 a 1776), por ordem e intervenção directa do Marquês de Pombal", explicou Nuno Grancho, arquitecto da empresa municipal Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU). Carlos Luís Figueira, administrador delegado da SRU, adiantou que foram colocados cartazes a identificar Vila Real de Santo António como Cidade do iluminismo nas entradas da localidade a partir da Via do Infante (A22), da Ponte Internacional do Guadiana e do IC27. "Esta é uma cidade iluminista, um dos poucos exemplos que existe na dimensão que tem em toda a Europa e esse facto tem-se revelado de extraordinária importância para as pessoas que nos procuram", afirmou o responsável da SRU. Carlos Luís Figueira considerou que "o centro histórico tem de ser seguramente um motor importante para o desenvolvimento económico de Vila Real de Santo António, com reflexos no comércio, na restauração e no próprio alojamento". "Hoje somos vice-presidentes de uma Associação Internacional de Cidades do Iluminismo e da Ilustração e, com isso, damo-nos conta da importância que este centro histórico tem e da projecção internacional que tem", afirmou o responsável da empresa municipal criada pela câmara de Vila Real de Santo António. O administrador delegado da SRU frisou que está a preparar "com muita atenção" o próximo congresso da Associação, que se realizará em Barcelona, uma das cidades do Iluminismo, juntamente com Vila Real de Santo António ou Lisboa. "Vila Real de Santo António partilha esta associação com muita atenção, estamos a preparar um Congresso em Barcelona, que acontecerá no final do mês de Outubro e para a qual Lisboa está convidada a participar", adiantou o responsável da SRU. Carlos Luís Figueira disse ainda que Lisboa foi convidada a participar com "uma intervenção sobre a sua experiência na recuperação do seu centro histórico iluminista". "Esse centro histórico tem a mesma idade que tem a criação de Vila Real de Santo António", sublinhou.
Fonte: Lusa.

1473. 15 DE JULHO DE 1940

Com a criação do Estado Novo, as Associações Comerciais e Industriais existentes foram extintas. Foi criado nessa altura o Grémio do Comércio dos Concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha.

terça-feira, 14 de julho de 2009

1472. O MISTÉRIO DA LISTA

Caro leitor: aconselho a ler este post sentado, só para não cair para o lado. Luís Vicente, suposto líder do PSD de Tomar, diz que o PSD ainda não tem lista para a Camara. Isso mesmo. Diz que ainda "é cedo para falar de nomes". Ora, para quem anunciou já Corvelo de Sousa como candidato, não está nada mal. E António Paiva, será mandatário fantasma de uma lista fantasma? O PSD não se cansa de brincar. Talvez o pessoal se canse de tanta brincadeira...

1471. O PRESIDENTE SOMBRA

António Paiva é o presidente de Camara sombra de Tomar. Todos os dias Corvelo vai a despacho telefónico com Paiva. Este, desdobra-se em jantaradas com as chefias da Camara Municipal, sem a presença do presidente em exercício. Vai a inauguração de bares. E, agora, escolheu-se o papel de mandatário do ainda presidente. Cheira-me que é uma boa notícia para as outras candidaturas...

1470. TRANSCENDENCIAS

A estratégia política do PS para as eleições autárquicas transcende-me, isto é, não alcanço, ou seja, preciso de explicações... Primeiro, a escolha dos candidatos mostrou as insuficiências políticas do PS de Tomar. No fundo, trata-se ainda da herança "Pedro Marques". Desde então, o PS procura líder. Continuará a procurar depois de 11 de Outubro. Depois, Luís Ferreira confessa que a ideia não é ganhar mas apenas chegar aos três vereadores. Remetam-se uns manuais de ciencia política aplicada a Luís Ferreira... Em seguida, decidem entrar em black out, assim como os clubes de futebol quando a imprensa revela segredos de balneário. Ora, como o silêncio, em política, confere uma força suplementar a quem fala, o PS por este andar deve estar entre um vereador e vereador nenhum. Agora, a cereja em cima do bolo: os novos cartazes (e são tantos, senhores, o PS deve estar cheio de dinheiro, o que contrasta flagrantemente com as dificuldades que os portugueses atravessam...) parecem um colecção de cromos. Não que as pessoas fotografadas sejam cromos, mas cada vez que vejo um cartaz na rua, lembro-me das cadernetas da Panini. Devem ter esgotado o ficheiro. Mais valia terem posto um anúncio do género: "Tomarense: és bem parecido (a)? Queres ver a tua fotografia num cartaz? Dirije-te à sede do PS para casting"...

1469. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (126)

Óbidos vai regressar ao passado a partir de quinta-feira mas, desta vez, a entrada no Mercado Medieval será feita com bilhetes do século XXI, comprados on-line e impressos em casa. O sistema de vendas de bilhetes “totalmente inovador” é uma das principais novidades do Mercado que “vai viver muito da animação nume lógica de recriação histórica” disse à Lusa Ricardo Ribeiro, administrador da empresa Municipal Óbidos Patrimonium. O evento em que a empresa investiu 235 mil euros desenrola-se sob o tema “Dias do medo, dias de Glória” mergulhando a vila num clima de “contradição” entre “as glórias alcançados por alguns, e os pavores da guerra, da fome e da peste vividos por outros” adianta. Durante 11 dias o público será confrontado com episódios burlescos e escaramuças com guerreiros, alternando com torneios a pé a cavalo, entre outros espectáculos. Um acampamento civil e outro militar, marcarão esta edição, permitindo ao visitante contactar com exposições de armaria exposições de armaria, réplicas de armas de assalto, instrumentos cirúrgicos de época e utensílios domésticos, entre outros. Um médico charlatão, que fará operações ao vivo, ou um boticário que dará informações sobre as propriedades medicinais das plantas, a par com o já conhecido mendigo Basílio são alguns dos personagens a integrar os cerca de 300 elementos de animação. Virado para a idade média “não apenas no Sul da Europa” o evento irá contar com um grupo de dança medieval do Egipto e 14 grupos musicais oriundos de Portugal, França e Itália, entre outros grupos de animação diversa.
Mais de duas dezenas de colectividades do concelho vão ter a seu cargo a oferta gastronómica de que Ricardo Ribeiro destaca esta ano “ementas menos condimentadas, para as crianças” e “mais oferta ao nível do peixe, que havia pouco”. Com 17 tasquinhas e 70 bancas de artesanato o certame deverá atrair até dia 26 cerca de70 mil pessoas, sendo que os “trajados à época” e crianças até aos dez anos não pagam. O evento estará aberto ao público ao fins-de-semana entre as 12:00 e as 24:00 e nos dias úteis das 17:00 às 24:00. O bilhete diário custa seis euros, sendo o ingresso gratuito para munícipes nos dias 20 a 23, menores de 10 anos, portadores de Via Verde para a Cultura e pessoas trajadas à época.
Fonte: Lusa.

1468. TUDO PS

A Câmara Municipal de Abrantes quer o arquitecto Carrilho de Graça a projectar o novo edifício dos Paços do Concelho, “a exemplo do que fez” com o futuro Museu Ibérico de Arqueologia e Arte. Faz sentido: tudo PS.

1467. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (125)


Uma nova fase de escavações arqueológicas arrancou este mês em Évoramonte, histórica vila do concelho de Estremoz, para desvendar se existiu no local a maior cidade pré-romana do Sudoeste da Península Ibérica, conhecida por Dipo. As escavações pretendem confirmar a tese sustentada por alguns arqueólogos de que ali se situou a cidade pré-romana de Dipo”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Liga dos Amigos do Castelo de Évora Monte (LACE), Eduardo Basso, instituição que propôs a realização dos trabalhos. As primeiras escavações decorreram em Julho de 2008 e, agora, esta segunda fase decorre este mês e em Setembro, numa zona próxima da Ermida de Santa Margarida, exterior às muralhas medievais. Os trabalhos, dirigidos pelo arqueólogo Rui Mataloto, da Associação PortAnta, contam no terreno com uma equipa assistida pela arqueóloga Catarina Alves e constituída por seis estudantes de arqueologia oriundos de várias universidades portuguesas e dos Estados Unidos. A cidade de Dipo é mencionada como fazendo parte do itinerário romano, depois de Évora e no sentido de Mérida (Espanha). Conquistada aos mouros por Geraldo Sem Pavor, no século XII, a povoação obteve o primeiro foral em 1248, concedido por D. Afonso III. Edificado no reinado de D. Dinis, o castelo de Evoramonte, monumento nacional, erigido num dos pontos mais elevados da Serra d´Ossa, está sob a responsabilidade do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR). D. Dinis, em 1306, ordenou a fortificação da vila, restando dessa campanha a cerca amuralhada e as portas dionisinas. Na localidade foi assinada a Convenção de Evoramonte, em 26 de Maio de 1834, que pôs termo à guerra civil de 1832-1834, travada entre absolutistas e liberais.

Fonte: Lusa.

1466. MANTÉM-SE A MÉDIA

Mantém-se a média de um abandono do PSD por mês. Agora foi Ivo Santos.

1465. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (124)

A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo disponibiliza o primeiro percurso pedestre privado homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, que se estende ao longo de 17 quilómetros entre a vinha e o rio do Douro Património Mundial. Podendo ser utilizado como actividade complementar de um hóspede do hotel rural ou gratuitamente por um qualquer visitante, o circuito está distribuído por três rotas que passam pelos locais mais emblemáticos da propriedade da Família Amorim. Luísa Amorim gere a quinta e disse à Lusa que o percurso representa uma nova aposta para a diversificação da oferta turística da Quinta Nova. "Nada mais fizemos do que aproveitar aquilo que a natureza nos dá e, para o turista, é uma forma de se entreter sem pagar mais por isso", salientou. Além de contar com a homologação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, o circuito foi ainda reconhecido pela "Fédération Européenne de la Randonée Pedestre". A Quinta Nova possui 120 hectares e estende-se ao longo de 1,5 quilómetros pela margem norte do rio Douro, no concelho de Sabrosa e em pleno coração do Património Mundial da UNESCO. O circuito pedestre possibilita ao visitante conhecer ao pormenor a história e os costumes de uma quinta vitivinícola, que está integrada na Região Demarcada do Douro desde a sua instituição em 1756.

Com diversos graus de dificuldade, os três percursos orientam o visitante pela adega da Quinta, pelas duas capelas, por caminhos de árvores, passando pelos três pomares da propriedade (o Pomar de África, o Pomar do Romano ou o Pomar do Laranjal), passando ainda pela azenha (onde era feito o azeite) pelo marco pombalino ou pelo miradouro. Podem ser observadas as actividades na vinha, instaladas em socalcos ou ao alto, onde nesta altura do ano se procede à desponta (cortar ramos das videiras para não ensombrar os cachos) e à trituração das infestantes nos valados. "Os nossos visitantes podem andar a pé ou de bicicleta, tirar fotos ou observar aves, e até fazer um piquenique nos vários recantos da quinta", sublinhou Luísa Amorim. Para quem gosta de caçar tesouros, pode participar no "winecaching", um jogo que leva os participantes aos lugares mais emblemáticos da propriedade orientando-se com a ajuda de tecnologia de localização por satélite (GPS). O Enoturismo representa uma das fortes aposta da Quinta Nova, que reclama ter aberto o primeiro hotel do vinho em Portugal, em 2005, que resultou da reconstrução da antiga casa senhorial oitocentista. Os seus 11 quartos possuem vista panorâmica para a vinha e para o rio e estão decorados ao estilo da época.

No ano passado, a quinta abriu a Wine House, na Estação de Caminho de ferro do Pinhão, concelho de Alijó, que complementa uma loja de venda de vinhos e outros produtos da propriedade como compotas, tisanas ou azeite, com um museu que integra objectos que contemplam todo o ciclo do vinho, desde a viticultura à enologia, passando pela tanoaria, armazém e laboratório, exemplificando rotinas de trabalho. Trata-se de um acervo de cerca de 500 peças datadas entre 1850 e 1970, reunido ao longo de mais de 13 anos por um dos membros da família Amorim e catalogadas pelo Museu do Douro.

Fonte: Lusa.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

1464. AS VAGAS NO IPT 2009/2010

Escola Superior de Gestão de Tomar:

Administração Pública, 25
Gestão de Empresas, 50
Gestão e Administração de Serviços de Saúde, 30
Auditoria e Fiscalidade, 25
Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, 35
Gestão Turística e Cultural, 35
Gestão e Administração Bancária (regime pós-laboral), 30
Gestão de Empresas (regime pós-laboral), 10

Escola Superior de Tecnologia de Tomar:

Engenharia Electrotécnica e de Computadores (regime pós-laboral), 10
Tecnologia de Biorrecursos, 30
Engenharia Civil, 45
Engenharia do Ambiente e Biológica, 45
Engenharia Electrotécnica e de Computadores, 30
Engenharia Informática, 45
Conservação e Restauro, 40
Artes Plásticas - Pintura e Intermédia, 35
Design e Tecnologia das Artes Gráficas, 50
Fotografia, 30
Engenharia Civil (regime pós-laboral), 10

Escola Superior de Tecnologia de Abrantes:

Comunicação Social, 35
Engenharia Mecânica, 25
Tecnologias de Informação e Comunicação, 30
Vídeo e Cinema Documental, 25

1463. COMOÇÃO

Ivo Santos foi excluído da lista do PSD. Ivo Santos descobriu, então e só agora, que o PSD está sem rumo. Com Ivo havia rumo, mas sem Ivo não há rumo. Ivo é, ele mesmo, o rumo. Ivo Santos entrega pelouros ao presidente da Camara. Estou comovido. Esta perspicácia política é de génio. Quando se sai das listas é que se descobre a falta de rumo... entrega-se os pelouros, mas mantém-se o lugarinho. Este militante do PSD é um mini-Carrão ao contrário. Carrão esteve quase a descobrir a falta de rumo do PSD até que alguém lhe comprou uns óculos mais potentes (assim do tipo "a meio do mandato Corvelo sai e tu sobres a presidente") e Carrão passou a ver o rumo do PSD. Mesmo a tempo. Já a Ivo ninguém quis dar óculos novos. Um desperdício...

1462. VANDALOS

O monumento ao construtor civil tomarense foi inaugurado no sábado mas já foi vandalizado. Uma tristeza cívica. O ambiente em Tomar anda pesado.

1461. DIÁRIO (23)

Ida e volta a Lisboa. As segundas-feiras são uma espécie de não dias, não existências, intervalos na vida.

1460. CONFRATERNIZAÇÃO


sábado, 11 de julho de 2009

1459. CONFIRMADO

António Costa não esteve presente na inauguração do monumento ao construção civil tomarense. Está de parabéns, mais uma vez, Corvelo de Sousa, pela inépcia protocolar de que mais uma vez deu provas.

1458. DÚVIDA

A notícia da Lusa que transcrevo no post imediatamente anterior suscita-me uma dúvida: esta apresentação dos passeios de charrete aos operadores turísticos não decorreu na semana passada? É que a notícia é de hoje... Ou será que a agência de comunicação anda a trabalhar com uma semana de atraso?... Ou será que hoje decorrerá outra apresentação para mais operadores turísticos?...

1457. AS CHARRETES

"Tomar tem, a partir desta semana, uma nova oferta turística - passeios de charrette -, que resulta de uma parceria entre o Hotel dos Templários, a Quinta dos Azinhais, a Turismo Lisboa e Vale do Tejo e a autarquia. A iniciativa, apresentada hoje a cerca de 40 operadores turísticos de todo o país, visa introduzir a oferta de um serviço equestre numa cidade fortemente ligada à tradição do cavalo, disse à agência Lusa o director da Templazul, Organização Hoteleira do Centro, empresa do Grupo José Cristóvão. "Tomar não tinha como oferta um serviço equestre", disse Vítor Pais à agência Lusa, sublinhando que o Hotel dos Templários, uma das unidades do grupo, agarrou o repto lançado pelo major Ruy Escudeiro, proprietário da Quinta dos Azinhais e membro da Federação Nacional de Turismo Equestre, passando a incluir os passeios de charrette nos seus pacotes. Lamentando a ausência de iniciativas na região, Vítor Pais afirmou que acaba por ser o hotel a desenvolver um esforço na criação de atractivos e na diversificação da oferta "para atrair e fidelizar clientela"

Os agentes de viagens são convidados anualmente pela Templazul para "terem a noção de quão bonita é a nossa região e conhecerem os produtos com que estão a trabalhar", afirmou. Além do passeio em charrette, num percurso pelas igrejas da cidade, os operadores almoçaram a bordo do barco S. Cristóvão, que percorre um triângulo de 20 quilómetros na Barragem de Castelo do Bode, visitaram a Estalagem Lago Azul e tiveram um jantar medieval no Convento de Cristo. A Templazul, com 95 trabalhadores efectivos, tem actualmente em curso um novo investimento, o aldeamento turístico "Varandas do Lago", com 80 apartamentos, 30 vivendas de luxo e um clube náutico, junto ao Lago Azul, próximo da Estalagem e da zona de embarque no Barco S. Cristóvão.

O Hotel dos Templários, com 164 quartos e 14 salas de reuniões, tem no segmento de congressos e reuniões 75 por cento da sua actividade, lamentando Vítor Pais que a existência de um monumento Património da Humanidade (Convento de Cristo), que anualmente atrai mais de 60.000 visitantes, não tenha reflexos na ocupação hoteleira. Com uma ocupação média na casa dos 50 por cento, o hotel vai ressentir-se este ano da recessão mundial, que afecta o seu principal mercado (as empresas), devendo ficar pelos "40 a 42 por cento", disse. No sector turismo, o hotel sentiu sobretudo o cancelamento de reservas de grupos oriundos da Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, que baixaram para metade no período de Maio a Setembro, disse. Contudo, este "é um dos grupos criadores de postos de trabalho na região, com maior estabilidade ao longo dos anos - temos zero por cento de rotatividade, há trabalhadores com 35 anos de casa", disse, sublinhando a vantagem da localização geográfica que permite explorar a vertente de congressos e reuniões. "Temos um belíssimo produto. Necessitamos de parceiros à altura", afirmou.

O Grupo José Cristóvão foi criado em 1974, com a construção da Estalagem Lago Azul, tendo adquirido os hotéis dos Templários (em Tomar) e Presidente (em Luanda, Angola) e construído o Hotel Cascais Miragem (cinco estrelas), inaugurado em 1984."

Fonte: Lusa.

1456. MENÚ

Sábado, dia 11:

17h00: inauguração das obras de requalificação do Agroal (1ª fase), pela Câmara de Ourém.
19h00: “Mozart no Calça Perra” pela Artonus no restaurante Calça Perra, em Tomar.
19h30: jantar e serão com animação organizado pela Canto Firme de Tomar no Mouchão Parque, em Tomar.
1.º Encontro de Jovens Acordeonistas na recinto da Festa da Senhora da Orada, em Ferreira do Zêzere.
22h00: actuação da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, na Praça da República em Tomar.


Domingo, dia 12:

Feira de Artes, Coleccionismo e Velharias na rua Serpa Pinto (Corredoura), em Tomar.
17h00: inauguração dos balneários do campo de jogos do Calmaranho, na freguesia de Casais, Tomar.
19h00: 1.ª Gala do Clube Natação do Tejo no centro cultural de Vila Nova da Barquinha.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

1455. CDS DE SANTARÉM AVISTADO EM TOMAR

Parece que Herculano Gonçalves foi avistado em Tomar. Já que não existe CDS em Tomar, lá veio alguém de Santarém. Dizem as más línguas que anda a servir de lebre... cada um é para o que nasce.

1454. MAIS UMA BRONCA?

Parece que António Costa, presidente da Camara Municipal de Lisboa já não estará presente, amanhã, na inauguração ao monumento do construtor civil tomarense. A explicação diplomática do gabinete do autarca de Lisboa é a "falta de agenda". Mas parece que essa falta de agenda se fica a dever ao facto de Corvelo de Sousa se ter esquecido de convidar António Costa. Depois de ter deixado Manoel de Oliveira "de seca" num café perto do Cine-Teatro Paraíso, Corvelo de Sousa parece ter-se esquecido que um presidente de Camara só participa em cerimónias oficiais noutra autarquia mediante convite formal. Com tanto assessor de comunicação, imprensa e imagem, é estranho que ninguém se tenha lembrado, ao menos no Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo da Camara Municipal de Tomar (assim reza o novo Regulamento Orgânico dos Serviços da camara Municipal de Tomar, publicado na 2ª Série do Diário da República de 8 de Julho de 2009) deste pormenor... não me digam que vai "sair" mais uma avençazita...

1453. APELO

Eu gosto de ter leitores aqui no blogue. Eu gosto que as pessoas que lêem participem no blogue e comentem. Eu gosto da liberdade. Eu não gosto de censura. Mas faço um apelo a que quem comenta para que não use expressões insultuosas. Que diabo... é possível criticar sem insultar. Se este apelo não fôr seguido ver-me-ei obrigado a não publicar comentários que no meu entendimento ultrapassem os limites.

1452. CURIOSO...

Nos orgãos sociais da casa do Concelho de Tomar não há uma única mulher. Curioso... aquelas reuniões não devem ter graça nenhuma.

1451. RESTAURADORES RESTAURAM... BLOGUE!

O blogue dos Restauradores Sem Fronteiras Grupo Portugal levou uma volta no visual. Está bem bonito. Parabéns ao Rui Ferreira, um dos ilustres e atentos leitores do Nabantia e a todos os Restauradores.

1450. QUIM PEREIRA

Faleceu, esta quarta-feira, Quim Pereira, antigo guarda-redes do Benfica, que passou pelo U. Tomar quando o clube nabantino andou na 1ª Divisão Nacional. Quim Pereira contava 61 anos e foi vítima de doença prolongada. A Hertz falou com Totoi, que foi companheiro de equipa de Quim Pereira no U. Tomar: «Era uma excelente pessoa. Joguei com ele e, posteriormente, fui treinador dele. Como homem, era espectacular, respeitava os colegas e, por isso, era respeitado. Foi com muita pena que recebi a notícia do seu falecimento». As palavras de Totoi em exclusivo à Rádio Hertz.

1449. AOS INTERESSADOS

Está à venda uma partitura manuscrita de Fernando Lopes Graça, "Adeus a Maria Lamas", de 5 páginas, (desconhecemos se inédita), em homenagem a Maria Lamas aquando da sua morte em 1983. Está acompanhada de carta também manuscrita, assinada e datada de 20 de Dezembro de 1983, dirigida a Ivo Cortesão, director da Revista Vértice. O preço é de 280 euros.

1448. MOZART


Amanhã, sábado, no Calça Perra vai falar-se e ouvir-se Mozart. É a partir das 19 horas e é necessário marcação prévia.

1447. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (123)

O Teatro Ana Pereira, em Alenquer, está degradado e nem a Santa Casa da Misericórdia, proprietária, nem a Liga dos Amigos de Alenquer (LAA), que ocupa o espaço, chegam a acordo para recuperar o edifício construído em 1893. O edifício da Liga dos Amigos de Alenquer (fundada em 1958), onde está o Teatro, pertence à Santa Casa da Misericórdia que, desde 1973, não cobra renda à LAA, ficando a colectividade responsável pela manutenção e limpeza do espaço. De acordo com Virgílio Morais, membro da direcção da Liga, o Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) atribuiu um subsídio de 10 mil euros à colectividade para recuperar o Teatro Ana Pereira. No entanto, depois de atribuído o subsídio, a Santa Casa da Misericórdia não permitiu que fosse a Liga a gerir o dinheiro e conduziu ela mesma as obras, segundo Virgílio Morais. "As obras foram mal geridas, não havia necessidade de degradar o teatro em si só com a recuperação do telhado", acusou Virgílio Morais, acrescentando que "o resto do teatro está 50 por cento ou mais pior do que estava” antes das obras (feitas no quarto trimestre de 2002), devido às infiltrações que se agravaram quando o telhado foi recuperado. Manuel Guerra, actual provedor da Santa Casa (que era na época vice-provedor), explicou à Lusa que não podia ser a Liga a gerir o subsídio para recuperação do Teatro porque isso implicava que fosse cedido à colectividade o "direito de superfície" do edifício e "a direcção não podia alienar-se de um património que não é seu, é da instituição Santa Casa." “Era da responsabilidade da Liga fazer a manutenção do espaço. Se (o edifício) precisava de obras no telhado, era por falta de manutenção”, afirmou Manuel Guerra. Antes das obras no espaço do Teatro e da Liga, a Santa Casa tinha feito duas propostas de recuperação de todo o edifício (em 2001 e 2003), as quais foram "liminarmente recusadas pela direcção da Liga", segundo o actual provedor. No entanto, Virgílio Morais explicou que as duas propostas da Santa Casa foram rejeitadas porque implicavam que a Liga ficasse confinada a um “espaço muito pequeno”, perdendo o acesso ao Teatro Ana Pereira e ao salão do piso superior. Entretanto, Liga e Santa Casa nunca se entenderam e o Teatro, apesar de ter o telhado reconstruído, continua degrado, sobretudo o palco e a boca de cena que não têm quaisquer condições de utilização. A bancada superior da plateia, com capacidade para 12 pessoas, está suportada por vigas de reforço, colocadas para impedir a sua queda. O último espectáculo feito no Teatro Ana Pereira foi uma revista à portuguesa, há cerca de 12 anos.

Fonte: Lusa.

1446. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (122)

Os museus de Mação (distrito de Santarém) e de Capivara (Piauí, Brasil) estão a ser ligados em rede, esperando-se que outros espaços museológicos de mais quatro estados brasileiros se juntem a este projecto apoiado pela Comissão Europeia. "Até ao final de 2010 todos terão espaços ligados entre si e os visitantes poderão aceder ao conjunto da rede, em directo. Não é um sistema só de consulta documental, há a possibilidade de falar e interagir com as pessoas que estão nos outros museus", disse à Lusa o director científico do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação, Luís Oosterbeek. O responsável do museu português falou à Lusa ao telefone de Piauí, onde foi instalar uma sala interactiva no museu do Parque Nacional da Serra da Capivara, Património Mundial da Humanidade UNESCO, considerado um dos maiores parques arqueológicos do mundo, com mais de mil sítios identificados, dos quais 200 estão abertos ao público. Em São Paulo, deverá ser incluído o Museu de Piraju, no interior do Estado, estando ainda por definir quais as instituições a incluir em Santa Catarina, Maranhão e Minas Gerais. "Serão concerteza importantes, mas não estarão nas grandes cidades. (...) O objectivo é que este projecto possa ter um impacto social grande e contribua para o desenvolvimento social, económico e cultural de regiões que tenham eventuais problemas, como é o caso de Mação", onde gera postos de trabalho e traz visitantes, refere. O museu de arte rupestre e pré-histórica de Capivara insere-se numa região "muito deprimida", na qual é hoje o "grande motor económico", afirma Oosterbek. O projecto, que tem a participação do Instituto Politécnico de Tomar, visa construir uma rede em permanência de museus, investigadores e de públicos. Inclui um sistema de animação digital, ligado à visita do museu, "que permitirá que uma pessoa do museu de Mação possa a breve prazo visitar o Museu da Serra da Capivara, e vice-versa, além de outros que integrem a rede", afirma Oosterbeek. A Comissão Europeia (CE) nomeou o projecto didáctico "Andakatu, Educação pelas Artes e Património", do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação, para ser replicado na América do Sul a partir deste ano, concedendo um apoio de 200 mil euros para dois anos. Os concelhos de Abrantes, Mação e Barquinha albergam os cinco primeiros sítios a serem certificados em Portugal pela qualidade de bens culturais, segundo a Herity Internacional, organização não-governamental com sede em Roma. O processo de certificação de qualidade deverá ser também estendido a Capivara, segundo Oosterbeek, que é um dos vice-presidentes da Herity, constituída há cerca de 15 anos.

Fonte: Lusa.

1445. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (121)

A câmara de Peniche anunciou hoje que vai investir 10 milhões de euros até 2011 na requalificação urbana da cidade e na recuperação do fosso da muralha, depois de ter obtido parte do financiamento através de fundos comunitários. “Com esta intervenção a cidade de Peniche não será o que era, uma vez que o investimento vai aumentar a competitividade territorial, tornando-a mais atractiva, o que irá trazer mais-valias ao desenvolvimento económico”, afirmou à agência Lusa o presidente da câmara, António José Correia (CDU). A principal intervenção vai ser feita no fosso da muralha que, por estar assoreado e com lamas poluídas devido à descarga de esgotos da cidade até 2001, vai ser limpo e transformado num espaço de recreio náutico. A zona envolvente vai ser também requalificada em termos paisagísticos, estando prevista a recuperação da margem nascente do fosso, a construção de duas travessias pedonais e de uma ponte rodoviária para substituir a actual, a criação de espaços verdes e lúdicos e a iluminação pública das muralhas. Uma eclusa vai ser também construída na zoa do Cais das Gaivotas para permitir um nível mínimo de água, na praia mar e baixa-mar, para facilitar a entrada de pequenas embarcações. O mercado municipal, o museu paroquial, a igreja de São Pedro e vários espaços públicos vão ser também requalificados, assim como vão ser criados novos espaços para associações locais. A autarquia viu aprovada a candidatura ao programa Polis XXI - “parcerias para a regeneração urbana”, tendo obtido um financiamento de 5,9 milhões de euros através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A autarquia vai investir 2,9 milhões de euros em conjunto com várias associações locais, aos quais acresce um milhão de euros por parte do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, no que à recuperação do fosso da muralha diz respeito. Para concretizar as obras e “não perder” os fundos comunitários, António José Correia adiantou que o município pretende pedir um empréstimo no valor de 2,1 milhões de euros.

Fonte: Lusa.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

1444. THEATRO

O Theatro Bar , café concerto e bar das artes, é inaugurado no próximo dia 10 de Julho, pelas 21.30 h. e com um concerto de Gomo. Fica na R. do Teatro, junto ao Cine-Teatro Paraíso e tem site e tudo. O Nabantia se puder estará lá para dar um abraço ao Luís Campos, um dos atrevidos proprietários do novo espaço nocturno de Tomar.

1443. ORGÂNICA

1442. BODAS DE PRATA

Hoje à noite Rui Salvador assinala 25 anos de alternativa. O cavaleiro de Tomar participa numa corrida de toiros no Campo Pequeno durante a qual vai receber a medalha da cidade de Lisboa.

1441. UM REGABOFE

"Se não, vejamos: entre 1 de Janeiro de 2008 e 31 de Março de 2009 a Câmara Municipal de Tomar gastou a módica quantia de 181.799,92 euros em publicidade, em assessorias de imprensa, em agências de comunicação. Isto, sem contar, naturalmente, com as publicações obrigatórias por lei e pagas à Imprensa Nacional-Casa da Moeda."

Jorge Ferreira
, no Tomar Em Primeiro Lugar.

Com tanta prosápia do PS e dos Ipt's, é estranho que estas situações nunca tenham até agora sido denunciadas. E dizem eles que são oposição. Eu ainda não sei em quem votarei, mas uma coisa é certa: estes novos independentes estão a dar cabo do canastro aos situacionistas tomarenses...

1440. NERVOSEIRA

Agora é Ivo Santos. O ainda vereador da Câmara Municipal de Tomar, convocou uma conferência de imprensa para a próxima segunda-feira, pelas 19 horas, na Junta de Freguesia de São João Batista. Tudo por causa das trapalhadas da lista do PSD. O PSD de Tomar é um verdadeiro saco de gatos. A nervoseira vai de vento em popa.

1439. COMPARAÇÕES

Vão ser inauguradas no sábado, dia 11 de Julho, as obras de requalificação do Agroal (1ª fase), um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, feito pela Câmara de Ourém. Do lado de Tomar o cenário é desolador. O rio Nabão divide dois concelhos e duas realidades diferentes quanto ao investimento nesta zona balnear. A cerimónia terá início pelas 17 horas e conta com actuação dos ranchos folclóricos Lírios do Nabão, Verde Pinho, de Carvalhal de Cima e Etnográfico da Casa do Povo de Maçãs de D. Maria, de Alvaiázere.

Fonte: O Templário.

1438. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (120)

Em Tomar alguns divertem-se a encher chouriços mas a verdadeira feira dos enchidos vai ser em Vila de Rei... A XX Feira de Enchidos, Queijo e Mel (FEQM), organizada pela Câmara Municipal de Vila de Rei, vai voltar a animar todos os visitantes entre os dias 25 de Julho e 2 de Agosto. Do programa, consta a 11ª edição da Feira do Livro, exposições, tasquinhas, animação de rua, concertos, karaoke, jogos tradicionais e diversas actividades desportivas. De referir, também, a realização da 14ª Colheita de Sangue e de rastreios de cardiologia e à tensão ocular. Para animar as noites de festa, os palcos principais vão receber artistas de diferentes estilos musicais, sendo de notar os cabeças de cartaz:

Quim Barreiros, Fernando Correia Marques, Deolinda e Susana Félix. O evento conta com cerca de 120 expositores oriundos de vários pontos do país, que apresentam, além da gastronomia regional, artigos em artesanato e representativos dos sectores industrial, comercial e de serviços. Os visitantes podem provar os saborosos enchidos, queijo e mel da região, apreciar o típico artesanato local e deliciar-se com a rica gastronomia da terra nas esplanadas instaladas no recinto da Feira.

Fonte: Rádio Hertz.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

1437. NERVOSEIRA

A política é para quem quer, para quem tem convicção e vontade. Depois há os parasitas, os apelidóites, os chamados "bordinhas" que rondam, rondam, manobram, manobram, mas nunca entram. Os pequenos aprendizes de maquievéis de Tomar e arredores vão ter uma enorme surpresa. Na Corredoura não se faz política, faz-se intriga barata e mexericos de vizinhas. E também negócios. Em democracia, a política faz-se para o povo e com o povo. Verão...

(1436) DIÁRIO (22)

Mais uma corrida. A terras do padre Amaro. E onde Virgílio Ferreira derramou a sua sabedoria humana. Vou e volto. Há que tentar ganhar a vida. De preferencia sem depender do Estado, das camaras e de subsídios. Só assim conservamos a nossa liberdade, bem precioso da existência. E que cara ela sai nos tempos que correm...

terça-feira, 7 de julho de 2009

1435. PARA DESANUVIAR

Para desanuviar da mediocridade política local, aconselho uma leitura do testamento do Infante D. Henrique, no imprescindível Sigillum Militum Christi. É uma viagem às raízes, em que alguns pequeninos espíritos locais ainda conseguem ver responsabilidades pela situação actual de Tomar. Haja paciência...

1434. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (119)


A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova está a estudar uma candidatura do concelho a património da humanidade, disse hoje à Lusa o presidente da autarquia, Álvaro Rocha. “A candidatura está em fase de estudo juntamente com a Universidade de Coimbra”, explicou o autarca. “Primeiro vamos orçamentar todo o trabalho, que vai ter por base as tradições pascais e abarcar o nosso património, em termos edificados e humanos”, acrescentou. Segundo Álvaro Rocha, “os cantos e tradições pascais de Idanha-a-Nova são únicos e foram conservados ao longo de muitas centenas de anos". "São um património imaterial e genuíno, que passou de geração em geração”, considerou. Algumas das tradições pascais que perduram tiveram origem pré-romana, juntando-se com outras contemporâneas. O Terço dos Homens, as Procissões Corridas e dos Sete Passos são manifestações espontâneas da população nas freguesias raianas. Há ainda o Lava-pés pelo Provedor da Misericórdia, os Santos Passos e momentos marcantes da história da Páscoa cristã, como o Descimento da Cruz, o Santo Sepulcro, a Ceia dos Doze ou o Queimar das Cinzas em Sábado Santo. “Somos um concelho muito grande em que as santas casas da Misericórdia tiveram um papel muito forte na preservação de todas estas tradições”, realçou Álvaro Rocha. Para além da preservação das tradições mais genuínas, o autarca vê na possibilidade da candidatura “mais um trunfo turístico”. “É natural que saibamos usar todas as armas que temos e esta pode ser mais uma forte arma de divulgação do concelho”, concluiu.

Fonte: Lusa.

1433. REVELAÇÕES

O episódio da responsabilidade da Camara Municipal de Tomar na dívida da Autoridade Nacional de Protecção Civil à própria Camara e dos passeios de idosos para servirem a campanha eleitoral pessoal do vereador Carrão mostra quão incompetente e abusador é o poder camarário do PSD, mas mostra também quão inoperante, silenciosa e/ou cúmplice é a alegada oposição dos Independentes e do PS.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

1432. AREARMTPIS

O presidente da Câmara de Abrantes, Nelson Carvalho, eleito pelo PS e que não se recandidata em Outubro, foi eleito para a presidência do conselho de administração da Agência Regional de Energia e Ambiente da Região do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul, tendo delegado a presidência na vereadora do Ambiente, Maria do Céu Albuquerque. A vice-presidência foi entregue à Tejo Energia.

Fonte: Rádio Hertz.

1431. NEM COM ELEIÇÕES À VISTA...

O jardim da Praceta Dr. Raul Lopes parece um trecho da selva africana. Só lá faltam mesmo umas feras... Nem com eleições à vista a Camara trata de tratar dos jardins...

1430. DIÁRIO (21)

Depois de um fim de semana em que revisitei o Convento, em versão de refeição medieval no Refeitório, regresso ao trabalho afogueante, e aos exames, aos infindáveis exames.

domingo, 5 de julho de 2009

1429. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (118)

A XIV Expedição Científica do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores vai decorrer na ilha de Santa Maria entre 12 e 19 de Julho, envolvendo 76 pessoas entre investigadores, estudantes e pessoal de apoio. Nesta expedição científica vão ser desenvolvidos vários estudos que visam aprofundar os conhecimentos existentes sobre a vida e o ambiente na mais antiga ilha do arquipélago açoriano, com cerca de 10 milhões de anos. Assim, no quadro do estudo da flora local, está prevista, entre outras actividades, a actualização do catálogo de plantas vasculares e a recolha de sementes, mas os investigadores vão também actualizar as listas de vertebrados terrestres e o inventário da cadeia trófica das pragas agrícolas, nomeadamente da lagarta-das-pastagens e da mosca-da-fruta. A actualização do conhecimento da biodiversidade marinha e de água doce é outro dos objectivos desta expedição, que também pretende realizar uma inventariação da fauna de invertebrados marinhos, com especial incidência nas áreas protegidas, além de uma caracterização dos trilhos pedestres existentes em Santa Maria.

Fonte: Lusa.

sábado, 4 de julho de 2009

1428. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (117)

A antiga praça de touros de Redondo (Évora), construída na década de 50, reabre domingo transformada em Coliseu, apta para acolher também eventos culturais e desportivos, depois de uma requalificação que custou 2,7 milhões de euros. "É um equipamento histórico que estava em avançado estado de degradação e que já não permitia, há vários anos, a realização de espectáculos tauromáquicos", explicou hoje à agência Lusa o presidente do município, Alfredo Barroso. As obras de requalificação, que rondaram os "2,7 milhões de euros", dos quais "1,2 milhões foram comparticipados por fundos comunitários", duraram cerca de "um ano e meio".

"Optámos por uma intervenção de requalificação urbana para que, além da valência taurina, a praça possa também acolher espectáculos culturais e desportivos", afirmou o autarca. O Coliseu de Redondo, a inaugurar às 17:00 de domingo, conta agora com uma cobertura não amovível e cadeiras para os espectadores, entre outras melhorias, tendo sido ainda remodelados o espaço envolvente e os acessos. "A capacidade da praça também foi diminuída. O número de lugares para os espectáculos taurinos chega aos 2.100, enquanto que, para os outros tipos de espectáculos, a capacidade é para 3.000 pessoas, através da colocação de cadeiras no espaço da arena", revelou Alfredo Barroso. Implantado numa área de dois mil metros quadrados, o equipamento foi também dotado de parque de estacionamento e ficou interligado com o campo de jogos vizinho. "Foi criado um ambiente de conforto bastante grande e estão garantidas a funcionalidade e a segurança", afiançou o autarca.

Com este equipamento, o presidente da Câmara Municipal garantiu que, juntamente com o Centro Cultural já existente, o concelho de Redondo tem condições para integrar "o roteiro nacional da cultura", oferecendo "condições com qualidade". A inauguração do Coliseu do Redondo é marcada por uma Gala do Fado, com fadistas como António Pinto Basto e Vicente da Câmara, seguindo-se, no dia 12, a primeira corrida de touros. "Os dois espectáculos são gratuitos", adiantou o presidente do município, explicando que a gestão do espaço vai ser partilhada entre uma associação local, para os eventos taurinos, e a câmara, para os outros espectáculos culturais e desportivos.

Fonte: Lusa.

1427. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (116)

A contar com mais de 11 mil artesãos por todo o país, o artesanato em Portugal parece estar em grande desenvolvimento, a ser exercido, cada vez mais, a tempo inteiro e atento aos meios de inovação. Para o presidente do Conselho Estratégico Nacional de Artesanato (CENA), Abílio Vilaça, o artesanato em Portugal está “de boa saúde e em franco desenvolvimento”. “Cada vez mais é uma actividade a tempo inteiro, com maiores exigências, com concorrência, onde também é necessário envolver-se no domínio da inovação”, adiantou. Deslocações constantes, uma vida nómada, intensa e sazonal. É assim a vida de um artesão que conta, essencialmente, com as Feiras de Artesanato, realizadas em todos o país durante o Verão, para tirar proveito do trabalho executado no resto do ano. “No Inverno é naturalmente um tempo de maior produção, já que a maioria das feiras se realizam no Verão e obriga os artesãos a deslocarem-se para esses espaços impedindo-os de estar a produzir. Diria que no Inverno produz-se e no Verão vende-se.”, explicou Abílio Vilaça.

Para o responsável, “as feiras concelhias e regionais são essencialmente vistas como iniciativas de animação cultural e lúdica, razão pela qual, no Verão, com o turismo e os emigrantes regressados, o sector conhece maior exposição pública pela via de pequenas feiras de artesanato”. “Diria mesmo que cada município tem uma feira de artesanato durante o Verão, situação que também é geradora de muito ruído no domínio da organização dos artesãos”, acrescentou. Quanto à produção, Abílio Vilaça admite que se têm verificado uma grande evolução a nível da tecnologia usada, recorrendo-se a materiais que não existiam antigamente e que, hoje, facilitam o trabalho e “garantem equidade e sobretudo mais qualidade”. No entanto, muitos artesãos optam ainda por seguir os métodos ancestrais.

A maioria dos artesãos creditados trabalha a tempo inteiro e muitos possuem, inclusive, trabalhadores a cargo, com uma tendência para um trabalho estabilizado em “full time”. Apesar disso muitos outros dedicam-se a outras actividades, nomeadamente agrícolas, como complemento dos seus proveitos. De acordo com Abílio Vilaça, estima-se que actualmente estejam ligados ao artesanato mais de 11 mil artesãos em Portugal, apesar do número de pessoas que possuem carta de artesão ronda os 1.800. Desta forma, o sector parece escapar à crise, tomando-se como exemplo o caso da “Adere Minho”, empresa de artesãos que criou um “franchising” para o artesanato minhoto e que está a criar lojas na região da Galiza, em Espanha.
No entanto, muitos artesãos consideram que ainda há coisas a melhorar e que deveria de haver uma “dignificação da actividade, maior reconhecimento e notoriedade, pois o artesanato é também a responsabilidade de manter a memória colectiva e de passar, às novas gerações, a tradição e cultura popular”. Neste momento está a decorrer a Feira Internacional do Artesanato (FIA), na FIL, “a maior de sempre”, onde se apresentam mais de 600 expositores de 45 países, vindos dos cinco continentes. Estima-se que no total estejam presentes, nesta edição, cerca de mil artesãos. De acordo com o director da Feira, Miguel Comporta, “a Feira Internacional do Artesanato regista um crescimento sustentado ao longo dos 21 anos da sua existência, sendo as feiras barómetros de mercado, confirmando a evolução deste sector de actividade”. Para o responsável, a Feira é um impulso ao sector, “desde logo porque leva o artesanato a mais de 100 mil pessoas que visitam habitualmente a FIA e porque tem o objectivo permanente de antecipar a evolução do sector”.

Fonte: Lusa.

1426. NERVOSEIRA

O Nabantia sabe que o vereador Carrão, no último passeio de idosos organizado pela Camara Municipal de Tomar que acompanhou não se coibiu de pegar na palavra no autocarro, para lembrar à população em transito que se ia recandidatar e que contava com o apoio deles! Esta descarada campanha pré-eleitoral não é fruto da nervoseira, é mesmo feitio de caciquismo barato. Com a nervoseira em curso, claro está, a costela caciquista deve ter-se desenvolvido... Eu sei que está tudo no Eça de Queirós, mas em pleno século XXI já é lamentável assistir a espectáculos destes. E nem vale a pena o vereador Carrão enervar-se com a fonte da notícia. A fonte ia no autocarro.

1425. MENÚ

De 1 a 12 de Julho : XXI Feira do Livro na Praça Salgueiro Maia, no Entroncamento.
De 3 a 12 de Julho: Festas do Almonda 2009, no Jardim das Rosas, em Torres Novas.
Hoje e amanhã: II Festival do Frango Assado, organizado pelo Sporting Clube de Tomar, na zona envolvente ao Pavilhão Municipal Jácome Ratton.

Só hoje:

11h00: Sessão Comemorativa dos 25 Anos da Fundação da APPIA, Associação Portuguesa Para a Inteligência Artificial (www.appia.pt), no Convento de Cristo, em Tomar.
16h00: Inauguração da exposição de pintura “O mundo à cabeceira ao pé das letras”, de Carlos Farinha, na livraria Ao Pé das Letras, em Tomar.
21h00: Freestyl Motocross no largo da Feira de Março, Junto ao Viaduto, em Torres Novas.
21h30: Concerto Pela Banda Filarmónica Gualdim Pais, na Praça da República, em Tomar.

Amanhã:

Passeio pedestre e visita espeleológica à Serra d’Aire, organizada pela Associação Sapiens, de Tomar (www.sapiens-tomar.blogspot.com).

Escolham e divirtam-se!

1424. GRAVE

A propósito da dívida de 800.000 euros à Camara Municipal de Tomar, recebemos este comentário, que consta do post imediatamente anterior e que, pela sua gravidade, reproduzimos:

"Durante 2 anos, Carlos Carrão Vice-presidente da Câmara teve o pelouro e esqueceu-se de enviar as facturas. Depois mais quase 2 anos de Ivo Santos que a primeira coisa que fez foi vir para os jornais exigir o pagamento de facturas que não tinham sido enviadas e assim criar condições para que os serviços fossem retirados a Tomar.Em tudo isto o Dr.Corvelo nada fez e Tomar não recebeu o dinheiro que tinha direito.Uma pequena maravilha de gestão Municipal."

A ser verdade que nada foi feito, é muito grave e exige responsabilização política!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

1423. ISTO SIM, É NOTÍCIA

A Camara Municipal de Tomar credora de alguém é notícia em qualquer parte do mundo. Habituados a ouvir falar das dívidas da Camara, os tomarenses podem e devem ficar surpreendidos com o facto de a Autoridade Nacional de Protecção Civil dever mais de 800.000 euros à Camara de Tomar. O escandalo é que há 5-anos-5 que a dívida vai crescendo e só agora, à beirinha de eleições, há notícia pública disso. Mais vale tarde que nunca. Mas cumpre perguntar: o que se fez até agora para resolver o problema?

quinta-feira, 2 de julho de 2009

1422. E ESTA?

Leio no Cidade de Tomar, como sempre muito alaranjado, que o PSD decidiu iniciar o processo eleitoral com vista às eleições autárquicas de 11 de Outubro. E eu a pensar que a coisa teria começado com as negociações Relvas-Carrão-Corvelo com vista ao negócio meio mandato a ti-meio mandato a mim...

1421. NOVO CURSO NO IPT

Em 2009/2010 abre um novo curso diurno no IPT: Tecnologia de Biorrecursos (alguém me explica o que fazem aqui dois erres?...). O objectivo é a formação de recursos humanos qualificados na área do aproveitamento e transformação optimizada dos recursos naturais, com especial ênfase na fileira florestal, mineral, papeleira e energética.

1420. PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL (115)

Na terra onde nasceu o poeta Raul de Carvalho, que lhe dedicou o poema A vila de Alvito, musicado e cantado por Adriano Correia de Oliveira, a biblioteca municipal está sob a ameaça de inundação. É que o equipamento foi construído sobre um lençol freático que debita um constante e elevado caudal de água, bombeado ininterruptamente para a rede de esgotos do concelho do centro do Alentejo. Ler aqui, no Público.

1419. ENA PÁ!

Jorge Ferreira, Advogado, José Lebre, Arquitecto, Luís Maria P. Graça, Professor universitário, Libério Grilo, Téc. Sup. CGA aposentado, João Oliveira Baptista, Engenheiro, Luís Alvelos, Engenheiro, Maria Conceição L. Redol, Arquitecta, Isabel Miliciano, Empresária, Fernanda Rivotti, Educ. Infância aposentada, Maria Augusta Dias Costa, Enfermeira aposentada, António Delgado Tamagnini, Advogado, Filomena Paixão, Prof. ens. politécnico, Sónia Pais, Prof. ens. politécnico, Rui Ferreira, Técnico de museologia, Manuel Júlio P. Schulz, Comerciante, Sara Monteiro, Estudante de adm. pública, António Lourenço, Empresário, Joaquim Oliveira Baptista, Comdte. da TAP, Lisete Lapa, Prof. ens. secundário, António Costa, Estudante ciências políticas
Lígia Silva, Museóloga.

Vinte e um nomes de peso em Tomar, de gente boa e descomprometida com o esgotado poder autárquico local. Divulgaram ontem um Manifesto simples mas com três boas ideias fortes. Isto promete. Entretanto, chegam-nos sinais de que a nervoseira aumentou, um bocadinho por todos os lados...

quarta-feira, 1 de julho de 2009

1418. DIÁRIO (20)

Uma caloraça foi o que eu apanhei por ter ido a Abrantes resolver expedientes vários. Valeu o almoço no Rainha Sta. Isabel, do rejuvenescido Alberto Lopes, agora aliviado da marreca que carregou nas costas chamada Abrantes F. C..

1417. AGRADECIMENTO

O Notas, de Alfredo Caiano Silvestre, faz aqui uma referencia elogiosa ao Nabantia. Agradeço as simpáticas palavras do ilustre comentador deste blogue simples e directo.

1416. ANIVERSÁRIO

O Serra de Tomar cmpeletou um ano de actividade blogueira. Está de parabéns e o que desejo é que mantenha na rede a presença da Serra de Tomar por muitos anos.